domingo, 7 de maio de 2017

Congresso da Torre de Vigia 2017: As crianças devem “vestir-se modestamente” para evitar a agressão sexual

(Artigo do JW Survey, conforme traduzido pela página DespertaQualquer um que digite as palavras “Testemunhas de Jeová” no Google nestes dias, verá rapidamente que muitos dos resultados da pesquisa se relacionam com algum tipo de abuso infantil, seja o pagamento de uma grande indemnização da Torre de Vigia a um sobrevivente de abuso, uma notícia sobre novas alegações do encobrimento daTorre de Vigia nesta área, ou as conclusões devastadoras da Comissão AustralianaReal para Respostas Institucionais para Abuso de Crianças.


Este crescente escândalo, que mais recentemente ganhou nova atenção da mídia em uma conferência multidisciplinar de advogados, jornalistas, ativistas e agentes da lei organizados pela organização Reveal News, está chegando tristemente a ser a questão pela qual a religião da Torre de Vigia está sendo definida.

Programa do congresso de 
2017 das Testemunhas de Jeová
Assim, não é nenhuma surpresa ver que o Congresso Regional de 2017 tem em seu programa de sábado uma palestra intitulada "Proteja seus filhos quanto ao que é mau", possivelmente em resposta a este crescente escândalo. A palestra apresenta-se como contendo conselhos aos pais sobre como proteger seus filhos contra possíveis abusos.

Como todas as outras conferências do congresso de 2017, o esboço para esta conversa foi divulgado online, e pode ser visto aqui (em inglês) no site AvoidJW.org, que hospeda uma biblioteca extensiva dos originais da Torre de Vigia, e dos artigos que analisam notícias e ensinos da Torre de Vigia.

Aqui no JW Survey temos analisado os esboços, e enquanto, em geral, parece que os discursos não serão tão controversos quanto o infame Congresso de 2016 (apelidado por este site como O Pior Congresso de todos os tempos), esta conversa sobre abuso de crianças nos atingiu como sendo extremamente problemático, tanto por aquilo que ele contém como por aquilo que ele não contém.

Não pedindo por isso

A conversa começa com alguns conselhos básicos, mas essencialmente razoáveis para os pais. Ele reconhece que muitas vezes um agressor será alguém que a criança conhece e confia, citando certos comportamentos para procurar o que podem ser "sinalizadores vermelhos" e discute possíveis situações em que uma criança pode estar em risco de abuso. Em seguida, incentiva os pais a falar com seus filhos sobre o sexo francamente e abertamente, e num nível de idade adequado.

No entanto, o esboço afirma então o seguinte (negrito é meu):

"Os pais perguntem-se: Tenho treinado os meus filhos sobre o que são demonstrações adequadas de afeto, a importância de usar roupas modestas e a necessidade de outros respeitarem sua privacidade".

Recorte do esboço original em inglês.


Essencialmente, este esboço está aconselhando as crianças a “vestirem-se modestamente” para evitar a agressão sexual. E ao fazê-lo, esta conversa está fazendo uma série de implicações infelizes.

Em primeiro lugar, a implicação é que as crianças que a Torre de Vigia pode considerar vestidas “imodestamente” podem ter um certo grau de responsabilidade por seu próprio abuso, provocando seu atacante com roupas sedutoras. Tal atitude é tristemente ainda muito comum quando se trata da questão da violação:

“Bem, você viu o que ela estava vestindo? Ela estava pedindo, se formos honestos. ”


O simples fato é que nunca ninguém está pedindo para ser assaltado sexualmente, não importa o que esteja vestindo. Tal atitude equivale a culpar a vítima, e pode fazer os sobreviventes que muitas vezes lutam com sentimentos de culpa após a sua provação se sentirem ainda piores. Também serve para dar aos predadores sexuais um senso de justificação e, inadvertidamente, diminui a culpabilidade que, de outra forma, deveria cair sobre eles como uma tonelada de tijolos.

Assim, é horrível o suficiente para que sobreviventes adultos de agressão sexual e estupro possam ser tratados dessa maneira, mas estender essa mentalidade de culpa de vítima para crianças é repreensível. Ele também tem o infeliz efeito colateral de enquadrar as crianças como seres sexuais, que podem ser sedutores e atraentes se vestidas com um determinado estilo, o que não é claramente uma atitude saudável a promover, mesmo que inadvertidamente.


Notório por omissão

No entanto, este esboço de discurso não é apenas repreensível por aquilo que contém. Também é repreensível por aquilo que não contém:

  • Em nenhuma parte neste discurso os pais são instruídos a entrar em contato com a polícia caso seu filho faça uma acusação de abuso.

  • Em nenhuma parte neste discurso são os anciãos instruídos a entrar em contato com a polícia e a cooperar plenamente com a investigação legal, caso eles sejam informados de uma acusação de abuso.

  • Em nenhuma parte neste discurso o público é informado sobre as atuais políticas da Torre de Vigia em lidar com acusações de abuso sexual infantil.

  • Em nenhuma parte neste discurso as crianças são asseguradas de que os anciãos irão ajudá-las e informar à polícia em seu nome se secretamente confiarem a esses anciãos que estão sendo abusados.

  • Em nenhuma parte neste discurso existe uma admissão de que os anciãos exigem duas testemunhas oculares de um incidente de abuso infantil para tomarem qualquer ação congregacional.

  • Em nenhuma parte deste discurso existe uma admissão de que os anciãos possam estar cientes de existirem predadores sexuais na congregação, mas não podem ser autorizados a advertir os congregantes, a menos que a filial especificamente aprove essa etapa.

  • Em nenhuma parte deste discurso há uma admissão das falhas significativas e sistemáticas encontradas na política da Torre de Vigia durante o estudo de caso da Comissão Real Australiana 29 e 54.

  • Em nenhuma parte neste discurso são a ajuda fisiológica profissional ou aconselhamento promovidos como um recurso eficaz para sobreviventes de abuso.

  • Em nenhuma parte neste discurso é um pedido de desculpas a qualquer um dos milhares de sobreviventes de abuso anterior que foram decepcionados por essas falhas.

  • Em nenhuma parte neste discurso os sobreviventes de abuso das TJ são informados de qualquer esquema de compensação disponível para eles se eles sentirem que a Torre de Vigia tem sido negligente no tratamento de suas acusações de abuso.



A Torre de Vigia ainda não entendeu

Essencialmente, vemos aqui uma palestra que, do lado positivo, contém um pequeno grau de informação útil para os pais na questão básica de estar ciente de potenciais "sinais de perigo".

No entanto, este discurso também vende uma terrível mentalidade de culpar a vítima e promover uma "cultura de modéstia" que realmente tem o efeito colateral de sexualizar crianças jovens e inadvertidamente causa a diminuição da culpa sobre os abusadores.

Além disso, toda a conversa está focada em lançar esta questão firmemente na área parental e da família e fica muito longe de qualquer processo ou responsabilidade que a Torre de Vigia possa ter assim uma vez que seus anciãos sejam informados de uma acusação.

E por fim, nem uma vez, a conversa discute o que acontece depois que o abuso foi cometido, e a congregação deve lidar com um sobrevivente de abuso e um predador sexual. Esta omissão é flagrante por sua ausência.


Em suma, se essa conversa é qualquer indicador, a Torre de Vigia não tem nenhuma intenção de responder à tempestade de desdobramento de escândalos de qualquer tipo e de forma eficaz. À medida que os custos legais aumentam e a marca da Torre de Vigia se torna cada vez mais tóxica com o público em geral, é preciso perguntar-se quão maus os danos se tornarão antes que o Corpo Governante da Torre de Vigia entenda que sua abordagem desatualizada da questão do abuso infantil não tem lugar no século XXI.


Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário