terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Meu primeiro Natal

O Natal, para muitos, é uma festa de confraternização em família, e talvez, para algumas delas, é a única ocasião do ano em que se consegue juntar a maior parte dos familiares.  Meu primeiro Natal, acredite, foi por volta dos 15 ou 16 anos, quando pela primeira vez chegou sinal de TV lá no interiorzão de São Raimundo Nonato.  É por isso que em minha memória trago de forma indelével os comerciais da Coca-Cola e os filmes de Macaulay Culkin.


Passado mais uns quatro anos, conheci as Testemunhas de Jeová, e desde então, por cerca de 20 anos, foi-me ensinado que comemorar aniversário (e Natal, por extensão) é coisa do Diabo e pronto: os vermelhos da Coca-Cola e do Natal fundiram e viraram a cor do Satanás (parte da argumentação relacionada a esse assunto foi discutida na parte de comentários desta postagem). 

Então recentemente conheci uma nobre mulher de nome Dulci Rezende, com quem desenvolvi uma profunda amizade. E foi ela, pelo fim  do ano passado, que me mandou este lindo cartão de Natal, o meu primeiro cartão do meu primeiro Natal de fato. 




Créditos das imagens: 




Dulci, minha amiga: já te disse quão grande foi a minha surpresa e alegria por esse cartão. E esta postagem é uma calorosa declaração de quão grande é a minha amizade por você. Não retribuí a demonstração de amor da sua parte, e nem sei quando vou poder fazer isso, mas saiba que tenho uma grande estima por você.

De seu amigo “Loury”!








41 comentários:

  1. Cartão maravilhoso, é muito gratificante ter uma amizade sincera, Lourisvaldo abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ah, 'Loury', às vezes a vida nos priva de tantos bons momentos em razão de orientações equivocadas! Lamento por você ter demorado tanto a vivenciar o seu primeiro Natal. Poder celebrar aniversário é tudo de bom, principalmente o aniversário de Jesus, junto às pessoas que amamos.
    Lindo gesto de homenagem à sua amiga Dulci.

    Abraço.

    Que contratempo este de você não conseguir registrar a postagem! Gostaria de ter uma dica para auxiliá-lo, mas não sou 'expert' em computador.

    ResponderExcluir
  3. Um belo e representativo cartão, assim como foi feita sua homenagem a ela. É muito bom conhecer pessoas com quem possamos criar laços de amizade e que contribuam para tornar felizes datas que nos marcaram de forma negativa, anteriormente.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo cartão e bela homenagem
    São estes gestos de carinho e amizade que se eternizam na memória.
    Não tenho lembranças memoráveis dos natais
    Para mim vale pela minha espiritualidade mas como confraternização já chega a ser complicado meu amigo
    Tenha um ótimo dia
    Um beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. Um linda história Lourival! Memórias são tesouros sabia? Amei sua publicação.♥

    Beijos anjo

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Lorisvaldo!
    O Natal e a Páscoa são festas cristãs, uma pena que a mídia
    aproveita para ganhar em cima destas datas, com o Papai Noel e os ovos de páscoa.
    Gostei da sua história, obrigada por compartilhar conosco!
    Parabéns pelo lindo cartão!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Lourisvaldo
    Agradeço a sua gentileza por deixar-me o novo caminho do seu blog mas o link que me deixou direciona para uma página totalmente desconhecida
    Mas valeu a intenção e o seu gesto de delicadeza
    Uma boa noite
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Gracita! Brigadão pelo alerta, é que estou fazendo testes. rs. Mas já postei o link corrigido.

      Valeu, amiga!

      Excluir
    2. Oi amigo
      Vim testar o link e agora deu certinho
      Obrigada pelo carinho e atenção
      Um abraço

      Excluir
  8. Oi Lorisvaldo!
    Lindo cartão de uma amiga. Quem tem um amigo tem tudo e quem não tem não tem nada.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  9. OI LOURISVALDO!
    DÁ PARA SE SENTIR O QUANTO DE GRATIDÃO TENS POR ESTA QUERIDA AMIGA.
    NATAL E ANIVERSÁRIO, NASCIMENTO DE JESUS E NOSSO PRÓPRIO, RENEGAR ESTAS DATAS É COMO SE NEGÁSSEMOS A VIDA.
    ABRÇS
    -
    http://. zilanicelia.blogspotcom.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lourisvaldo!
    Amizade sincera é tudo de bom não é verdade?
    Eu também já recebi de uma grande amiga que conheci no tempo de escola um cartão de natal destes pintores de “boca e pés”. Tenho certeza que esta postagem já é uma grande retribuição a sua amiga Dulci. É uma bela homenagem.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Lourisvaldo.
    Que lindo cartão, toda forma de carinho é coisa de Deus. Coisa do diabo, é a maldade, o ódio, falta de amor e compaixão ao próximo etc. Se ao festejar um aniversario, ou natal , ou outros datas e os belos sentimentos que Deus nós ensinou, o principal o amor estiver presente, com certeza Deus ficará feliz. Deus é amor e a unica coisa que ele que de nós é que o amor por ele esteja em primeiro lugar e a segunda que amamos o nosso próximo como a nos mesmo, fazendo isso sabemos o certo e o errado, porque jamais vamos fazer mal a alguém. Admiro a sua vontade de seguir a Deus acima de tudo, é lindo isso. Se está feliz, se ao dormir sente a paz que Deus nós da, está com certeza no caminho certo. Um abençoado final de semana. Um enorme abraço.

    ResponderExcluir
  12. Um cartão como demonstração de carinho é muito importante, principalmente sendo de Natal, quando se comemora o nascimento de Jesus.
    Creio que devemos, buscar o conhecimento, o aprendizado usando sempre o que o nosso lado racional nos mostra que é algo possível e que Deus sendo Bondade Suprema não permitiria manter seus filhos eternamente em sofrimento, creio que o Pai daria novas oportunidades para que se recuperassem.
    Que sempre as bênçãos de Deus caiam sobre si e seu caminho.
    Um grande abraço.
    Élys

    ResponderExcluir
  13. Olá Lourisvaldo
    Lindo cartão, amizades verdadeiras são presentes de Deus. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Antes de mais...obrigado pela visita!
    Ao longo de muito tempo...era maravilhoso receber estes cartões de Natal mas agora com a Internet...esta prática caiu em desuso!
    É sempre gratificante receber um miminho assim...bj amigo

    ResponderExcluir
  15. A simplicidade dum Cartão de Natal impulsiona a abertura de Caminhos de Vida.
    Gostei que evidenciasses este facto com a importância que ele tem para ti, para o Mundo.



    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
  16. Oi Lourisvaldo, bn!
    Gratidão é um belo sentimento, e foi esse sentimento que a Dulci certamente sentiu da sua parte.
    Espero que seus próximos "Natais" sejam de alegrias e confraternizações sinceras como a demonstrada nesse cartão que teve um significado tão especial p/vc!
    Bjssss "moço" kkk

    ResponderExcluir
  17. Um postal de Natal muito importante e especial.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. O natal sempre foi a festa mas importante para mim.Amava receber estes cartões em outros tempos que n existia a Internet. A vida só faz sentidobquando tocamos as pessoa.Dar e receber carinho é uma forma do amor que o natal representa. Obrigada pela sua visita e um feliz final de semana!

    ResponderExcluir
  19. Por que faz ênfase as Testemunhas de Jeová em datas que elas não comemoram? Onde está biblicamente comprovado que Cristo nasceu em Dezembro? Parece que as postagens feitas em desacordo são sempre muito críticas. Resumidamente foge do tema do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Perseverança...

      Sobre o Natal, o assunto é bem abrangente e merece uma postagem exclusiva. Discuti-lo agora, em poucas palavras, pode resultar algo confuso, ambíguo, e bem pouco proveitoso para os demais leitores. Mas esteja certa de que a postagem vai sair, não tenho previsão de quando, mas não deve demorar, talvez lá para abril ou maio.

      Sobre as postagens serem “críticas” e fugirem do tema de meu blog, não sei até que ponto esse conceito é válido. Meu blog, a despeito do que possa parecer, como geralmente é o caso de outros, não visa “pregar” esse ou aquele evangelho, não procuro converter ninguém a essa ou aquela denominação cristã. Tanto o tema bem como a citação de Mário Quintana associam-se para tranquilizar o/a leitor/a quanto a isso.

      Sobre as constantes abordagens de temas relacionados às Testemunhas de Jeová, esse é o caso porque fui Testemunha de Jeová por 20 anos e em razão disso posso falar com autoridade a respeito de muitos assuntos relacionado a elas. Mas nem por isso desejo que o leitor ou leitora deixe-se convencer apenas pelo que escrevo. Em todas as postagens procuro embasar a argumentação com base na própria literatura TJ e isso ficou bem evidente a você, que comentou na postagem anterior. A postagem foi claramente ilustrada com o objetivo de atestar a veracidade dos fatos, bem como no final foi indicado um link para que o leitor ou leitora, caso desejasse, pudesse ler na própria revista A Sentinela.

      Mas as Testemunhas de Jeová não são assunto exclusivo do meu blog. Como é possível verificar, já discorri sobre ateísmo, apócrifos, Bíblia e Deus, quatro temas em um total de apenas 12 postagens, e esteja certa de que assuntos relacionados a outras religiões também serão abordados futuramente.

      É isso, Nicinha! Com isso espero ter, se não a sua simpatia, pelo menos um pouco da sua compreensão.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Então por ser ja ter sido um cristão e hj não mais, suponho que tenha sido batizado ou desassociado? Quanto ao que se refere ao spam ocasionado por algum TI vc por ter sido um TI deveria ter verificado melhor dois itens:1- Google está aos poucos transformando todas as páginas blog em Google+ e sendo assim muitas postagens qdo não mos interessam não se tem como evita las a não ser como spam; item 2 que verá idade busca a mostrar aos leitores? Pois todo o assunto proposto das TJ são segundo vc baseados biblicamente. Então se vale ainda dizer vc deveria apegAr se em oração e buscar sabedoria se realmente é válido estar levando a público algo que vc mesmo não buscou entender qdo era um TJ e após ser um TJ. Pare para pensar se a vida que leva hoje é muito Maia satisfatória do que qdo era um TJ. Veja pelo lado de sua necessidade íntima de que realmente tudo que está prescrito está acontecendo e que todas as profecias aos poucos já estão sendo mostrada por exemplo a apostasia.
      Boa sexta feira.

      Excluir
    3. PERSEVERANÇA, eu simplesmente não sei o que aconteceu com a minha conta do Google+. Se a Google "leu" minhas postagens e decidiu bloqueá-las em razão do conteúdo, fico feliz de saber que tenha sido isso a razão, porque até agora não sei mesmo. Quanto a se isso vai-me fazer mudar de conceito, lamento dizer que não vai. Seria mais sensato que alguém apontasse erros nelas, argumentos errados, mentiras descaradas ou disfarçadas, calúnias de qualquer natureza, ou coisa parecida. Umas duas ou três Testemunhas já comentaram por aqui, discordaram de minhas postagens, mas ninguém apontou erros factuais.

      Sobre reavaliar minha condição interior, isso é algo que faço todos os dias, e agradeço-lhe o incentivo. Se disso resultará em algum dia eu retornar para a religião TJ, isso é algo que não sei te dizer, mas que por agora é minha decisão não retornar em hipótese alguma - e pelas razões que em breve serão bem detalhadas.

      Grande abraço, moça!

      Excluir
  20. O próximo vai ser o meu. Aceita ou precisa ainda pensar?

    Gosto, particularmente, de você por ser uma pessoa mto verdadeira, certinha e confiável. Talvez seja já biológico, genético, melhor dizendo, esse seu procedimento, mas convenhamos que as regras religiosas e não só, nas quais piamente acreditou, e que foram incutidas e impostas pelas TJ, ajudaram à formação da sua personalidade. Você é mto puro, Lourito (por acaso, acho k é moreno, mas, enfim, tirei um pouquinho de seu nome). Meus parabéns, sinceramente!

    Evidente k isso tb lhe trouxe bastantes dissabores, vontades reprimidas, em todos os aspetos, umas úlceras nervosas no estômago ou duodeno, uma contenção desmesurada, mas agora (recentemente) que entrou numa estrada larga, livre, e k tem um montão de obstáculos, ciladas etc. é preciso saber caminhar sobre ela, cuidadosamente, mas não se isole, contudo. Se divirta, dê passeios, aprecie a natureza e as garotas, também e sobretudo, pke e isso é importantíssimo para você.

    Para a Dulci um grande beijo e um forte abraço. Quem não tem mãos, tem um coração enorme e um talento redobrado.

    Ah, essa de você ainda não ter agradecido a ela, ou seja, não lhe ter enviado, na volta do correio, outro postal está ruim, ruim, péssimo! Menino mal agradecido, hein! Ah, "tá" precisando de levar umas palmadas da mamãe, tá, tá!

    Bom fim de semana. Aqui chove, faz frio e neva em algumas zonas e no próximo mês diz o calendário que a Primavera chegará. Será?

    Beijinhos e um abracinho, minino!

    PS: uma conversinha de pé de orelha (acho k é assim k se diz). Então, as mulheres têm aquele jeitinho malévolo de levar o homem a fazer aquilo k elas querem? E vocês fazem porquê? Não têm cabeça? O que k você está pensando? Estou falando de cérebro, garoto!

    Outra coisinha! Qdo clico no seu nome para aceder ao seu blog, vou parar ao Google+ e lá não encontrei link do seu blog. Comigo não há problemas, pke eu sei o nome de seu blog, de cor e salteado, portanto o escrevo no Google e chego cá bem rapidamente. No problems!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, CÉU, minha vivência como Testemunha de Jeová deixou-me com muitas cicatrizes, no corpo e na alma, tantas que você nem imagina quantas e nem a gravidade. A esse respeito, te convido a ler, na postagem anterior, o comentário da Nadja.

      Sobre o acesso a meu blog, o caso é que não consegui fixar a postagem mais recente, de modo a indicar o caminho para meu blog. Eu postava e elas desapareciam em questão de minutos. Sinceramente não sei o que aconteceu, mas suspeito de que eu tenha sido denunciado à Google como praticando spam’s. Tenho feito divulgação em massa de meu blog em comunidades do Google+ e as Testemunhas de Jeová por lá estão em peso praticando o seu evangelismo. Então creio que dezenas ou centenas delas me marcaram como spam – não que acreditasse que se tratasse disso, mas simplesmente pelo prazer de obstaculizar alguém que a sua liderança religiosa lhes aponta como “agente do diabo”. Desconfio que seja isso porque consultei alguns fóruns de discussão do Google+ e encontrei pessoas relatando o mesmo problema e um assessor da Google diagnosticou como sendo esse o possível caso.

      Então, enquanto não consigo uma solução para isso, estou usando o OpenID ou NOME/URL; quando isso não é possível, deixo o link do meu blog, como fiz ao comentar no seu.

      É isso, moça; contratempos da vida.

      Grande abraço!

      Excluir
  21. Conforme haviamos conversado anteriormente...
    Então sem ser pelo celular e sim por um PC, fui verificar suas acusações de que devido os "spam" que lhe forem direcionado vc estaria sendo prejudicado. Pois bem, ao observar o comentario que vc deixou em meu blog, lá a sua assinatura esta em seu nome e não no nome da sua página, e ao verificar constei que vc esta inscrito no Google+. Bem é de conhecimento de todos que usam as ferramentas do Google (email-blog-google+) que a partir do momento que vc se inscreve no Google+ todo o seu material escrito é divulgado através de sua assinatura. Para as pessoas que por algum motivo são inconvenientes e os leitores não gostam das postagens entre outros e isso também é válido para Facebook Instagran... não é o excesso de marcações em Spam que não direciona para a página do seu Blog. Vi também que vc tem leitores visitantes que são meus seguidores por mais de 10 anos e os mesmos conseguem entrar na sua página normalmente.
    Espero que tenha ajudado a esclarecer, e é muito fácil vc mesmo através de suas configurações acompanhar suas preferencias para divulgar suas páginas.
    Em tempo:o seu cabeçalho de abertura de blog é "explícito" em querer deixar dúvidas nas pessoas com relação ao comportamento...das TJ. Espero que vc ao publicar este meu comentário, reflita bastante e quem sabe procure a usar de melhor forma o que existe de melhor em você, que com certeza existe.
    Até a Próxima.
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, PERSEVERANÇA!

      Então...Eu não disse à CÉU que minha conta do Google+ mais havia sido cancelada, o que disse foi que não conseguia fixar a postagem mais recente de modo que os leitores estavam sendo guiados para a penúltima postagem, tanto que seu primeiro comentário e o de outros dois ou três leitores foram todos na penúltima postagem. Pode haver casos em que leitores preferem comentar em uma postagem mais antiga, mas geralmente esse não é o caso.

      Não conseguir racionalizar esse trecho de seu comentário:

      "Para as pessoas que por algum motivo são inconvenientes e os leitores não gostam das postagens entre outros e isso também é válido para Facebook Instagran... não é o excesso de marcações em Spam que não direciona para a página do seu Blog"

      Sobre seguidores seus conseguirem acessar normalmente o meu blog é, logicamente, em razão de que minha conta do Google+ não ter sido cancelada, coisa que não disse em momento algum.

      Sim, Nicinha, o cabeçalho de meu blog menciona exclusivamente as TJ's. Como já disse anteriormente, fui TJ por 20 anos e sei muito sobre elas para poder falar com autoridade. Mas reafirmo que esse não é o tema de meu blog, que é bem mais amplo, permitindo a abrangência de assuntos diversos. E não há nenhuma incoerência nisso. As Testemunhas de Jeová tem uma revista de nome "Despertai!" que nada tem a ver com as Testemunhas de Jeová, mas publica único e exclusivamente assuntos de interesse das Testemunhas de Jeová. Nunca ouvi ou li queixas de que isso é incoerente, creio que nem mesmo você diga que há incoerência nisso.

      Sim, Nicinha, respondendo a sua dúvida de comentário anterior, eu sou desassociado e há uma longa história sobre isso, que em breve será tornada pública com todos os detalhes e muito bem documentada. Não sei que relação tem você com as Testemunhas de Jeová, não sei se é batizada, se um dia foi Testemunha ou se é apenas estudante, com dizem elas. Mas é certo que você não viveu a vida que vivi e creio eu que não seja do seu perfil julgar-me como condenado simplesmente porque sou desassociado (ou excomungado, para usar um termo de uso popular). Mas independente disso, é meu desejo que, mesmo depois de saber dessa informação, continue lendo minhas postagens; pois, como disse em seu blog, é sempre bom para o leitor que haja uma segunda opinião a respeito de assuntos tão controversos como esses.

      Como você deve saber, a liderança das Testemunhas proíbe a que Testemunhas leia assuntos escritos por desassociados, e as Testemunhas que comentaram por aqui o fizeram de modo esporádico, ao acaso, e depois sumiram, talvez com grandes dores de consciência por terem desobedecido à sua liderança. Não sei se também fará isso, mas caso o faça, saiba que me deixará triste, bem como deixará os meus leitores sem o prazer de ter uma segunda opinião sobre os temas aqui postados. É isso, moça!

      Peço que desconsidere quaisquer ofensas que sentir pelo que escrevi, pois em nenhum momento foi minha intenção.

      Grande abraço, Nicinha!

      Excluir
    2. Só para ser mais claro sobre esse trecho:

      "Sobre seguidores seus conseguirem acessar normalmente o meu blog é, logicamente, em razão de que minha conta do Google+ não ter sido cancelada, coisa que não disse em momento algum. "

      Gastei grande parte do dia 23 procurando uma solução para o problema; enquanto isso, havia na minha conta as postagens mais antigas que davam acesso normal a meu blog. Quando passei a usar os recursos OpenID e NOME/URL, deletei todas as postagens antigas de modo que os leitores, ao acessarem à minha conta do Google+, não tem mais acesso a meu blog. Se não lhes é possível acessar através do OpenID ou NOME/URL, então disponibilizo-lhes o link do meu blog. Essas, por agora, são as únicas formas de se acessar meu blog.

      Excluir
  22. Por sorte... vi num blog que acabei de visitar o endereço novo para seu blog. Na verdade, o que vc deixou na minha "CASA" não dava acesso aqui, como certamente vc já constatou. Eu tentei aceder por lá mas... nada feito. Agora vou fixar este para evitar... desvios.

    Lindo, esse postal, e - calculo - com grande significado, visto ser o primeiro.

    Votos de bom final de semana.

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Lourisvaldo! Você disse que não retribuiu o cartão, mas com esse seu post retribuiu, e muito bem o carinho de sua amiga! Obrigada por sua visita! Tetê

    ResponderExcluir
  24. Olá Lourisvaldo
    O que mais me entristece é o comércio nesta datas, fico
    muito triste com isso, eu prefiro não comemorar, porém
    não tenho nada contra a quem comemora.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, Lourisvaldo.
    Achei linda a homenagem para a sua amiga.
    Agradeço a sua gentil visitinha.
    Te desejo tudo de melhor.
    Um abraço amigo de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde.
    Venho agradecer sua presença
    la
    no Espelhando.
    Já seguindo aqui,
    retribuo.
    Catiaho Alc.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Boa noite!
    Receber um cartão é maravilhoso e no natal, que é uma época de união, de amor e família é muito esppecial!
    Obrigada pela visita lá em casa, valeu!
    Abraço
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  28. Agradeço a visita e as palavras deixadas em meu espaço.
    Linda tarde!!

    ResponderExcluir
  29. Lindo você ter retribuído o cartão que não fora feito antes, demonstra que tem amizade verdadeira pela sua amiga querida!
    Amei ler e ver essa demonstração de amizade por aqui!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  30. Olá Menino Loury, Andei meio enrolada como vc sabe. A perda do meu cunhado deixou minha irmãzinha muito fragilizada. Desde o dia 11/02 até agora, estou nesta correria de Capital e interior para dar um suporte para minha irmã.
    Loury, vc é tudo o que já disseram: meigo, amigo leal, íntegro, transparente. Mas vc tem outras características que admiro demais: vc tem garra, determinação, foco. Tudo isto faz de vc uma pessoa muito especial.
    Bom demais ter um amigo como vc. Que Santa Clara te proteja. Hoje e sempre. Beijos querido amigo.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Lourisvaldo :)
    muito grata por sua visita e comentário!
    Achei tão singelo e delicado este cartão de Natal,
    que vc ganhou de sua amiga!
    Isso é uma raridade hoje em dia, pois quase ninguém envia cartões de natal (o que é uma pena!).
    Abraços e ótimo final de semana !

    ResponderExcluir
  32. Desejo que a vida lhe possibilite receber muitos cartões de Natal...
    E que possa efectivamente comemorar a data, do seu aniversário... por muitos e muitos anos... compensando os anos, em que não o fez...
    Não concebo, como comemorar um aniversário, possa ser considerado algo de outro mundo...
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir