segunda-feira, 19 de junho de 2017

A lealdade é mais importante que a verdade? A resposta de Karl Klein

Karl Klein
(Traduzido de JW Info LineO que acontece quando a Sociedade Torre de Vigia comete um erro? Em 1984, Karl Klein, membro do Corpo Governante, abordou esta questão na página 22 da revista A Sentinela de 1 de outubro de 1984 (biografia traduzida para o português e publicada na revista Despertai! de 22 de setembro de 1987, páginas 16-22). Ele diz:

"Grassava a I Guerra Mundial, e, embora os irmãos mais destacados tivessem sido presos injustamente por causa da questão da guerra, os que estavam na liderança não avaliavam plenamente a necessidade da neutralidade cristã. Alguns que viam esta questão com clareza se ofenderam, e separaram-se dos Estudantes da Bíblia, chamando-se a si mesmos de Standfasters (Perseverantes). 


Eles me avisaram que, se permanecesse junto aos Estudantes da Bíblia, eu perderia a oportunidade de ser do “pequeno rebanho” dos seguidores ungidos de Jesus." Karl Klein, embora pareça ter concordado com os Standfasters, em princípio, continua dizendo: "Mamãe, embora não fosse dedicada ainda, ajudou-me a fazer a decisão certa. Não podia imaginar-me deixando aqueles com quem eu tanto aprendera, e, assim, decidi correr o risco, ficando com meus irmãos Estudantes da Bíblia.".

A organização Torre de Vigia cometeu um erro? Aparentemente, então, apenas antes da Segunda Guerra Mundial, eles ajustaram seu ponto de vista. O seu novo ponto de vista era agora idêntico ao dos Standfasters. (Veja a Sentinela, 1 de agosto de 1982, página. 29.) Este é um exemplo perfeito da posição da Torre de Vigia de que não é importante se a organização está certa ou errada. O que é importante é a lealdade à Sociedade Torre de Vigia. O fato de os seguidores fiéis terem acreditado numa posição que a organização posteriormente adotaria não foi visto com bons olhos. Aparentemente, não era tão importante quem estava certo, mas quem era leal à organização.

A Sociedade Torre de Vigia, depois de perceber seu erro e mudar sua doutrina, procura os Standfasters e pede que eles retornem à obra? A história oficial da Sociedade, contida no livro Proclamadores do Reino, de 1993, nem sequer menciona os Standfasters. O índice 1930-1985 da Sociedade lista os Standfasters como um grupo apóstata. Apóstata por quê?  Por não aceitar que a lealdade fosse mais importante que a verdade. Além da Sentinela de 1984 (Despertai de 1987, em português), parece haver apenas uma outra fonte em que a literatura da Sociedade fala dos Standfasters. A referência é a Sentinela de 15 de julho de 1964, páginas 441-3, onde os Standfasters são retratados em uma luz negativa.




Tradução:

"Como se a perseguição não fosse um problema suficiente, o Diabo começou a causar divisões e a lutar dentro das fileiras do povo de Deus em um esforço para parar a organização por dentro. Alguns indivíduos ambiciosos na organização começaram egoisticamente a buscar o poder por si mesmos. Aqueles na sede da organização, conhecida como a Casa da Bíblia, eram liberais e de mentalidade muito ampla. Eles chamaram isso de de "visões ampliadas". Isso, é claro, levou à confusão e ao mal entendimento entre os irmãos. O que eles deveriam fazer? Eles deveriam permanecer leais com aqueles na Casa da Bíblia ou deixar a organização? Um número de pessoas que tiveram posições proeminentes de supervisão nas congregações deixara a Organização. Eles se chamavam os "Standfasters", obtendo o nome do livro de bíblico de Gálatas, onde, na Versão Autorizada da Bíblia, fala de ficar firme na "liberdade com a qual Cristo nos libertou". (Gálatas 5: 1) Os Standfasters logo começaram uma disputa entre si ".

A natureza da "disputa" não é descrita. Vale ressaltar que o escritor disse que os Standfasters consideravam a Sociedade também comprometida, mas sem revelar a questão específica. Nem ele menciona que a Sociedade finalmente reconheceu que sua posição era realmente muito comprometedora e mudou seu ponto de vista sobre a neutralidade cristã.


Isso traz à memória uma citação da Sentinela de 1 de agosto de 1982, página 30, que discute o patriotismo: "Um patriota expressou-se assim: “Nossa pátria!. . . que ela sempre tenha razão; mas nossa pátria acima de tudo, tenha ela razão ou não” ".  Muitas Testemunhos de Jeová ainda na organização dizem: “A Sociedade Torre de Vigia, Que ela sempre tenha razão, mas eu vou ser leal a ela, tenha ela razão ou não". 

(Esta postagem foi traduzida com a ajuda do Google Tradutor)

Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui

Um comentário:

  1. Olá Lourisvaldo! Como sempre trazendo artigos interessantes a respeito da dos conceitos equivocados da Torre de Vigia. Como é libertador ter se livrado dessas algemas, e ao mesmo tempo, angustiante ver a verdade da citação de um internauta no youtube a respeito das Tjs. Ele diz:" Um povo bitolado, que deliberadamente recusa se a se informar, e usa a própria ignorância como fonte de argumento." Abraços!

    ResponderExcluir