quarta-feira, 31 de maio de 2017

"Por que duvidar da evolução?" - análise de artigo do site JW.ORG

(Por Estudante da Bíblia) Se você é um jovem TJ, apenas lamento pelas orientações "convincentes" ou "lógicas" do JW.ORG...


"Alex está meio confuso. Ele sempre acreditou em Deus e na criação. Mas, na aula de hoje, o professor de biologia afirmou com convicção que a evolução é um fato e que se baseia em pesquisas científicas confiáveis. Alex não quer passar vergonha por questionar o que seu professor está dizendo. Ele pensa: ‘Bom, se os cientistas provaram que a evolução é um fato, quem sou eu para duvidar deles?’

Diferente do que a Torre de Vigia dá a entender, o que o professor trouxe aos seus alunos não consiste apenas de uma convicção pessoal dele. A aula de biologia certamente abordará uma série de evidências encontradas nos seres vivos e em fósseis que sustentam o conceito de que todos esses seres tem um ancestral comum. 

O fato de "Alex" acreditar em Deus e na criação não é contraditório à evolução. Sua confusão mental apenas existe pois sua religião (Testemunha de Jeová) dogmaticamente insiste que evolução e criação são incompatíveis, o que não é verdade. 

Não há problema algum duvidar da evolução. Mas duvidar da criação curiosamente é um tabu para muitas Testemunhas de Jeová.

"Você já passou por algo parecido? Talvez você tenha sempre acreditado no que a Bíblia diz: “Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis 1:1) Mas ultimamente as pessoas têm tentado convencer você de que a criação é um mito e a evolução é um fato. Será que você deve acreditar nelas? Por que duvidar da evolução?

O suposto "Alex", da ilustração, sempre "acreditou" na criação, sinal de que ele talvez nunca tenha parado pra questionar o assunto. No entanto, é óbvio que jamais veríamos um artigo no JW.ORG incentivando o "Alex" a fazer o contrário e questionar a criação, em si. Aliás, quem disse que criação e evolução são incompatíveis? Isso não passa de uma interpretação particular da Torre de Vigia sobre o assunto. A Evolução nada diz sobre como a vida se originou e, portanto, não nega que a vida possa ter sido criada.

"Os cientistas têm opiniões diferentes sobre a evolução. Mesmo depois de décadas de pesquisas, os cientistas ainda não chegaram a um acordo sobre como explicar a evolução. 
Para você pensar: Se os próprios cientistas — que deveriam ser os especialistas no assunto — não conseguem chegar a uma conclusão sobre a evolução, acha mesmo que você está errado em duvidar dela? — Salmo 10:4.

A Teoria da Evolução foi formulada há uns 150 anos. Seria um feito EXTRAORDINÁRIO se os cientistas, nesse curto período de tempo, já tivessem desvendado esses segredos da vida. Dentro do consenso cientifico, é ÓBVIO que existem discordâncias sobre o modo como a evolução ocorreu. Mas nesse mesmo consenso científico, NÃO HÁ discordância sobre SE a evolução realmente ocorreu ou não.

Se seguíssemos a lógica do argumento da Torre de Vigia substituindo a Teoria da Evolução pela Teoria Gravitacional, poderíamos dizer igualmente:

Os cientistas têm opiniões diferentes sobre a gravidade. Mesmo depois de décadas de pesquisas, os cientistas ainda não chegaram a um acordo sobre como explicar a gravidade. 
Para você pensar: Se os próprios cientistas — que deveriam ser os especialistas no assunto — não conseguem chegar a uma conclusão sobre a gravidade, acha mesmo que você está errado em duvidar dela?

Divergências sobre como explicar a gravidade realmente existem na comunidade científica.
No entanto, NINGUÉM em sã consciência duvida de que a gravidade é um FATO.

"O que você acredita faz diferença. “Se a vida surgiu do acaso; então, nossa vida e todas as coisas no Universo não têm um objetivo”, disse um jovem chamado Zachary. Isso faz sentido. Afinal, se a evolução fosse verdadeira, aparentemente a vida não teria qualquer propósito. (1 Coríntios 15:32) Por outro lado, se a criação for verdadeira, conseguimos responder a perguntas sobre o objetivo da vida e o que podemos esperar para o futuro. — Jeremias 29:11.

Novamente a Torre insiste no erro. A Teoria da Evolução NÃO DIZ que "a vida surgiu do acaso", e não diz absolutamente nada sobre a origem da vida. Surgindo por acaso ou não, nós é quem sempre interpretamos objetivo e propósito a nossas próprias vidas quando escolhemos nossas religiões, crenças e filosofias.

"O QUE DIZEM: ‘Tudo no Universo surgiu de uma grande explosão.’ Quem ou o que causou a grande explosão? 

O que faz mais sentido: achar que tudo surgiu do nada ou que tudo surgiu de alguma coisa ou de alguma pessoa?

Os jovens TJ's buscaram o artigo para responderem suas perguntas sobre evolução. O que o texto acima tem a ver com o tema evolução? E no fim das contas, é puramente o velho raciocínio: "tudo necessita de um criador, menos o próprio criador que é infinitamente mais complexo." Como isso faz mais sentido?

"O QUE DIZEM: ‘Os humanos evoluíram de animais.’ Se os humanos evoluíram de animais — por exemplo, dos macacos —, por que existe uma distância enorme entre as habilidades intelectuais dos humanos e as dos macacos? 

Por que até as formas mais “básicas” de vida são tão incrivelmente complexas?

Primeiro, macacos não deram origem ao homem moderno. Nosso ancestral mais próximo já tinha a aparência de um homem, e de intelecto apenas um pouco menor que o nosso. Qual a dificuldade de entender essa transição? Segundo, nosso intelecto é fruto direto das nossas adaptações ao longo do tempo. Se macacos e outros animais não desenvolveram intelecto semelhante ao nosso é simplesmente pelo fato de que não precisaram desenvolvê-lo para poderem sobreviver. E de fato, eles estão muito bem como são! São um sucesso evolutivo tanto quanto nós.

"Por que até as formas mais “básicas” de vida são tão incrivelmente complexas?

Nós só conhecemos as formas vivas hoje. E essa complexidade ocorre pela simples razão de que a evolução já atuou sobre esses seres, ao ponto de que estão hoje muito mais complexos que seus ancestrais. As verdadeiras formas básicas e simples de vida provavelmente foram extintas no passado pela própria competição com os seres que se tornaram mais complexos.

"O QUE DIZEM: ‘A evolução é um fato provado.’ Será que a própria pessoa que diz isso investigou as provas? 

Quantos acreditam na evolução só por que ouviram que pessoas inteligentes acreditam nela?


E a criação é um fato comprovado? Quantos acreditam na criação só por que a religião a ensina? Será que a própria pessoa investigou as provas?

---------------------


Estudante da Bíblia também é autor da brochura 10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová, que pode ser baixada deste link. 


Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui

2 comentários:

  1. Sou ex-Testemunha, acho que a Bíblia deve ser descartada pelas contradições e erros, não é fonte confiável, deve ser lida como um livro comum, um best seller. A teoria da evolução também precisa ser atualizada, reformulada, talvez descartada. Particularmente, acho que as coisas simplesmente não surgem do nada, sei lá o que ou quem construiu essa diversidade, e o mundo em que estamos inseridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente conviver com o fato de não saber de tudo, é mais honesto intelectualmente. A vida não tem sentido, tanto a nossa quanto de outros seres vivos, só estamos desfrutando de uma transformação do universo que é indiferente para nós. Não caia na lábia de pastores e líderes religiosos pois também não sabem de nada...nem quem escreveu a gibíblia.

      Excluir