quinta-feira, 20 de abril de 2017

Testemunhas de Jeová na Rússia - transcrição do julgamento (dia 19 de abril)

 
À esquerda, Mark Sanderson, do Corpo Governante, e
ao fundo, a Suprema Corte da Federação russa
19 de abri de 2017 


O conteúdo abaixo é uma tradução direta do texto encontrado em jw-russia.org. Como o site é administrado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a organização por trás das Testemunhas de Jeová, o conteúdo é tendencioso em direção à sua causa.

Nos trabalhos da manhã, foi discutido alguns assuntos interessantes.


  • As Testemunhas de Jeová ficaram sob suspeitas de terem motivos ocultos para ajudar cidades da Rússia. Representantes do Centro Administrativo não negaram totalmente tais alegações, mas disseram que "não é exatamente assim". As ex-Testemunhas sabem muito bem que o objetivo principal das Testemunhas de Jeová é fazer com que sua organização pareça atraente para potenciais conversos. Sempre há motivos ocultos para as ações das Testemunhas de Jeová.

  • Uma citação de um livro da Torre de Vigia intitulado O Homem em Busca de Deus foi lida para o tribunal. A citação exata é encontrada na página 8 do livro, parágrafo 11. O que é interessante sobre esta citação é que as Testemunhas de Jeová não toleram as ex-Testemunhas de Jeová que têm "um ponto de vista diferente". Elas são rotuladas como "apóstatas", desassociadas, evitadas e tratadas como se fossem "filhos do diabo".

  • Os ex-membros que tiveram problemas sérios com a política de sangue vão achar frustrante a posição da Torre de Vigia diante das questões feitas pelo tribunal sobre este assunto.

  • O tribunal também estava interessado em saber quem possui o site jw-russia.org.


Nos trabalhos da tarde, houve outros assuntos de interesse.

  • O formato das atas das reuniões das diversas LROs parece ser quase idêntico, como se houvesse uma orientação formal sobre a abordagem.

  • Os vídeos relacionados ao plantio de provas foram discutidos, mas não foram vistos pelo tribunal.

  • Foram discutidos documentos de várias organizações nacionais e internacionais que condenam a possível proibição das Testemunhas de Jeová.

  • Documentos relativos a casos de transfusão de sangue não foram admitidos nos autos.

  • Os representantes da Testemunha de Jeová admitiram que uma carta (veja aqui e aqui) encontrada em um site de mídia russa, alegadamente emitido pelo Centro Administrativo, era autêntica.

  • As propriedades alegadamente pertencentes ao Centro Administrativo e às LROs foram examinadas. As Testemunhas de Jeová alegaram que tais propriedades não eram mais delas. Esta alegação pode ser verdadeira com base em recentes tentativas de transferir legalmente as propriedades para os membros individuais, como mostram as cartas citadas.


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9:00

Mais pessoas do que nunca formaram uma multidão na frente da Suprema Corte. A fila começou a se formar à noite. Muitos, de diferentes cidades em toda a Rússia, vieram especialmente para a ocasião. Como o clima em Moscou estava frio, a maioria estava vestida com roupas de inverno. Às vezes alguns traziam café e bolos para aqueles em pé na fila. Os policiais trabalharam profissionalmente e em harmonia para garantir a segurança daqueles que estão lá para comparecer à audiência.

10:05

Chenkov fez uma moção para admitir novos documentos. Referindo-se ao processo em curso, ele relatou que, em março / abril de 2017, as agências policiais em toda a Rússia invadiram seus prédios religiosos, exigiram que eles parassem de se reunir, interrogaram os crentes e reescrevessem seus dados de passaporte. Os promotores emitiram advertências de responsabilidade criminal relacionadas ao extremismo por causa de reuniões para estudar a Bíblia. O Ministério da Justiça opôs-se à moção. O tribunal determinou que tais documentos devem ser anexados aos autos.

10:15

O representante do Ministério da Justiça pediu que cópias das decisões da Comissão e Filial do Centro Administrativo sobre a nomeação das diretorias das LROs sejam anexadas aos autos. De acordo com o Ministério da Justiça, estes documentos atestam o papel de liderança do Centro. Permite-se aos s representantes do Centro Administrativo se expressarem sobre o assunto.  Na sua opinião, esta é evidência insustentável. O advogado da Torre de Vigia chama a atenção para o fato de que alguns originais são datados 1998 e antes (isto é, antes de o Centro Administrativo ser registrado sob a nova lei). Além disso, o conteúdo das certidões cumpre integralmente a Carta do Centro Administrativo. Certificados foram emitidos com base no fato de que a Carta das LROs estava passando por alterações, por isso os certificados foram emitidos para confirmar que as pessoas indicadas neles ainda eram membros das diretorias das LROs. O tribunal determinou que tais documentos deveriam ser anexados aos autos, com exceção daqueles que foram emitidos antes do novo registro do Centro Administrativo.


10:25

O tribunal iniciou o exame das provas apresentadas nos autos. O primeiro documento era a declaração do Ministério da Justiça. O tribunal pediu à representante do Ministério da Justiça para esclarecer por que razão o departamento tinha pedido para liquidar todos as LRO juntamente com o Centro Administrativo. Perguntou se o Ministério da Justiça pretendia esclarecer a queixa. O Ministério da Justiça não pretendia. Os advogados da Torre de Vigia chamaram a atenção para a propriedade listada na queixa e afirmaram que ela não pertencia ao Centro Administrativo.

10:35

O tribunal examinou o documento "Os Fundamentos da Doutrina e as Práticas das Testemunhas de Jeová". o advogado chamou a atenção para as disposições sobre o amor ao próximo e tolerância (que contradiz diretamente a noção de extremismo). Eles também foram convidados a ler as disposições onde dizia que as Testemunhas de Jeová estavam tentando dar a seus filhos uma boa educação.

10:40

A Carta do Centro Administrativo é investigada. O tribunal está interessado na questão de se os grupos religiosos fazem parte da estrutura das LROs. O tribunal quer saber quantos grupos não estavam registrados. Os advogados explicaram que os grupos não registrados fazem parte da estrutura do Centro Administrativo: O conceito de "estrutura" na "Lei da Liberdade de Consciência" está associado à separação da religião do estado. As religiões existem de acordo com sua estrutura hierárquica interna institucional, à qual o Estado não interfere. A este respeito, os advogados acreditam que o Centro Administrativo não tem de manter documentação legal relacionada com as atividades de grupos não registrados e, portanto, não pode fornecer ao tribunal informações oficiais.

10:47

O tribunal anuncia uma pausa técnica de 10 minutos.

11:00

O estudo dos documentos continuou. O tribunal listou várias decisões judiciais. Quando foi investigada a decisão do Tribunal Regional de Rostov de 2009 (em relação à LRO Taganrog), o representante da Watchtower, Omelchenko, chamou a atenção para o fato de que tal decisão foi tomada antes da decisão da Assembleia da Suprema Corte, que determinou o que era e não era extremismo. Por exemplo, por esta decisão, a comunidade Taganrog das Testemunhas de Jeová, bem como suas publicações, foram acusadas de "minar o respeito por outras religiões", "recusar o uso de sangue para fins médicos" e "recusar cumprir obrigações civis". Além disso, várias publicações foram consideradas extremistas quando não tinham absolutamente nada a ver com o extremismo. Por exemplo, a brochura "Testemunhas de Jeová - Quem são elas? Em que creem?  foi considerado extremista por mencionar que as Testemunhas de Jeová não pegam em armas. Havia outros exemplos.

11:10

Representantes do Centro Administrativo chamaram a atenção para o fato de que decisões judiciais foram emitidas sem a participação do Centro Administrativo. Portanto, eles acreditam que não poderiam ser usados como evidência neste processo.

11:15

O representante do Centro Administrativo, Novakov, chamou a atenção para o fato de que pelo menos uma decisão judicial, embora anexada aos autos, pelo Ministério da Justiça, foi anulada por um tribunal superior.

11:20

Está em discussão o Relatório de Inspeção do Ministério da Justiça. Os advogados do Centro Administrativo chamaram a atenção para o que consideram ser a falta de confiabilidade da conclusão do Ministério da Justiça de que o Centro Administrativo esconde informações sobre literatura importada. Com efeito, tendo apresentado mais de 70 000 folhas de documentos para análise ao Ministério da Justiça, o Centro Administrativo recusou-se a fornecer informações que o Ministério da Justiça solicitou referente às autoridades aduaneiras no âmbito da cooperação interinstitucional.

11:30

O representante do Ministério da Justiça chamou a atenção para o fato de que, de acordo com um dos documentos, mais de 2000 grupos não registados operavam sob a supervisão do Centro Administrativo. Os advogados do Centro Administrativo explicaram que se tratava de uma estrutura espiritual interna.

O tribunal pergunta ao Ministério da Justiça por que o volume de negócios e os balanços foram anexados aos autos. O representante do Ministério da Justiça explicou que as declarações podem indicar que "dinheiro foi enviado para financiar atividades extremistas". O tribunal pediu evidências de que o dinheiro foi gasto em atividades extremistas e não em objetivos estatutários comuns. O Ministério da Justiça não tinha dados exatos. Toporov, representante do Centro Administrativo, chamou a atenção para o fato de que, como parte de uma auditoria do Ministério da Justiça, o Centro Administrativo forneceu todos os seus contratos de doação com o objetivo principal de explicar suas transferências financeiras. A pergunta de Toporov foi: "Por que o Ministério da Justiça não apresentou esses documentos ao tribunal?"

11:40

O representante do Centro Administrativo, Omelchenko, perguntou à representante do Ministério da Justiça: "Você pode especificar o montante gasto, quando foi gasto, por quem e para que tipo de atividade extremista foi usado?" O Ministério da Justiça não tinha essa informação.

11:45

Os documentos que autorizavam o Ministério Público recolher informações sobre a propriedade dos crentes foram examinados. Os representantes do Centro Administrativo estavam interessados ​​na resposta da representante do Ministério da Justiça sobre qual o objetivo de coletar essas informações. Resposta: para fins de confisco de bens no caso de o tribunal decretar a proscrição.

11:50

Foram examinadas cartas de agradecimento de autoridades russas por ajuda prestada pelo Centro Administrativo e LROs em melhorias das cidades. A representante do Ministério da Justiça acreditava que as Testemunhas de Jeová estavam fazendo essas melhorias para o propósito de atividade missionária. Chenkov, referindo-se à representante do Ministério da Justiça, disse: "Svetlana Konstantinova, quando se tratava de financiar às LROs, você suspeitava de objetivos extremistas; quando os crentes participaram ajudando a cidade, você novamente usa de algum truque sujo. Não pode ser assim! "

11:55

Chenkov chamou a atenção para o Exame Estatal de Religiões do Ministério da Justiça, a base do qual o Centro Administrativo foi registrado em 1999. Conclusões dessa perícia ainda estavam em vigor. Zhenkov acredita que uma tentativa de revisar as conclusões da perícia competente na sessão da corte era inaceitável.

12:00

A Corte passou a analisar conclusões de especialistas, das quais 70 testemunharam sobre a ausência de extremismo nas publicações das Testemunhas de Jeová. Muitos desses estudos foram conduzidos em instituições acadêmicas em nome do Ministério da Justiça. Por exemplo, Chenkov, referindo-se às conclusões da instituição acadêmica estadual, cita o livro "O Homem em Busca de Deus” (incluído na Lista Federal de Materiais Extremistas). O livro diz [na página 8, parágrafo 11]: "Estudar diferentes religiões não necessariamente implica infidelidade para com a própria fé da pessoa, mas, antes, esta pode ser ampliada por se observar como outras pessoas têm ido em busca da realidade e têm sido enriquecidas por sua busca”. Especialistas não encontraram sinais de extremismo no livro, mas sim o oposto.

12:05

O Ministério da Justiça considerou que estes exames foram efetuados a pedido das autoridades competentes do Centro Administrativo, o que significa que contêm opiniões tendenciosas dos peritos. Omelchenko explicou que isso não era verdade: uma parte significativa dos exames foram realizados a pedido dos tribunais, agências de aplicação da lei e autoridades aduaneiras.

12:15

As decisões judiciais e sentenças que entraram em vigor estavam sendo investigadas, o que prova a ausência de extremismo nas publicações das Testemunhas de Jeová. Os crentes foram processados ​​e alguns foram mantidos presos por até cinco anos antes de serem absolvidos. Agora eles são novamente ameaçados com sanções caso as queixas do Ministério da Justiça sejam atendidas.

12:17

Representante Novakov: O plantio de materiais extremistas nos Salões do Reino das Testemunhas de Jeová está em proporções epidêmicas na Rússia. Novakov descreveu os eventos de 20 de setembro de 2016 em Artse Nezlobnaya (região de Stavropol), quando os departamentos de aplicação da lei arrobaram as portas e plantaram materiais extremistas debaixo das câmeras de vigilância.

12:19

Omelchenko: O Ministério da Justiça não fez nada para garantir que as conclusões de especialistas sobre a literatura das Testemunhas de Jeová não diferissem entre os exames feitos no Norte e no Sul do país. Como parte dos processos judiciais, o Ministério da Justiça não analisou as decisões judiciais que entraram em vigor no reconhecimento do material das Testemunhas de Jeová como extremistas.

12:25

Foram revistas as decisões da Comissão Europeia dos Direitos Humanos (CEDH). Apesar do fato de que a CEDH deu interpretação legal à decisão de recusar transfusão de sangue por parte dos crentes, o tribunal novamente desenvolveu uma discussão com respeito à transfusão de sangue. A representante do Ministério da Justiça referiu-se a um caso em que uma criança das Testemunhas de Jeová morreu após um acidente terrível, e também se referiu a um caso envolvendo a morte de uma criança nascida com múltiplas deformidades. O tribunal perguntou à representante do Ministério da Justiça se havia uma relação causal entre o não uso do sangue do doador e as mortes ocorridas. Os advogados do Centro Administrativo informam ao tribunal sobre as informações que a representante do Ministério da Justiça está deixando de lado: em ambos os casos, foram iniciados processos penais contra os pais, foram realizadas extensas avaliações de peritos para estabelecer a ausência desse nexo de causalidade. Os pais foram absolvidos por falta de provas.

12:40

Foram examinados os materiais comprovativos de que os crentes submeteram às autoridades competentes a falsificação de fatos (plantação de provas).

12:45

Decisões judiciais sobre o reconhecimento da literatura como material extremista. Verificou-se que nem o Centro Administrativo nem os representantes da editora (Torre de Vigia) estiveram envolvidos nos casos. Os representantes do Centro Administrativo falaram sobre o duplo padrão dos órgãos estatais. Quando era necessário reconhecer a literatura como extremista, o Centro Administrativo não foi autorizado a participar nos casos, mas quando houve a decisão de liquidar o Centro Administrativo, esta foi baseado nos fatos de que a literatura tinha sido reconhecida como extremista.

13:00

Nos autos havia DVDs com vídeo-gravações. Novakov disse que tais materiais ajudariam a entender se o Centro Administrativo havia trazido materiais proibidos para seus Salões do reino, ou se qualquer outra pessoa tinha feito isso. Os discos permitiriam ao tribunal ver a reação dos próprios crentes - como eles ficaram indignados com a constatação de que havia materiais proibidos em seus Salões do Reino

13:05

O tribunal perguntou quando começou o plantio de provas. Segundo Novakov, os eventos na aldeia de Nezlobnoya remontam a setembro de 2016. Foi apenas por causa das gravações de vídeo que os policiais se recusaram a apresentar acusações contra as LROs. Novakov descreveu plantio de provas capturadas por câmeras em outras cidades russas.

13:10

O tribunal perguntou aos representantes do Centro Administrativo se eles apelaram de todos esses fatos e, se apelaram, se houve algum resultado. Os representantes confirmaram que apelaram e continuamente apelam, mas até agora não foram bem-sucedidos. O tribunal procedeu a examinar outras provas sem visualizar a gravação de vídeo.

13:20

No total, há pelo menos 43 volumes de provas nos autos. Até agora, o tribunal examinou 24 volumes.

13:25

O tribunal lê a declaração pública do Centro Administrativo de que eles não têm nada a ver com o extremismo. O pedido foi originalmente publicado no site jw-russia.org. Neste caso, o tribunal quer saber quem é o proprietário dos direitos autorais deste site. Os representantes do Centro Administrativo informam que o site pertence à entidade estrangeira "Sociedade Torre de Vigia". O centro administrativo não tem um site; assim, a declaração foi postada no site de uma outra organização das Testemunhas de Jeová.

13:30

Vários dos volumes de evidências nos autos consistem em inspeções de LRO pelas autoridades, mas nenhuma violação da lei foi identificada. O Ministério da Justiça solicita que cópias de vários avisos enviados ao Centro Administrativo sejam anexados aos autos.


13:43

O tribunal anuncia uma pausa até às 14:30.

14:40

A audiência continuou. O volume 39, que contém as anotações de reuniões de LRO de várias cidades, é revisto. A ata registra em detalhes os eventos associados ao plantio de literatura extremista, bem como medidas que foram tomadas contra o surgimento da literatura extremista nos edifícios religiosos.

14:45

O tribunal chama a atenção para o fato de que a forma utilizada para a ata de reunião das diferentes LROs eram semelhantes entre si. O tribunal está interessado em saber se existe um regulamento aprovado usado para estas atas de reunião. Omelchenko explica que não há regulamento. A razão para a sua semelhança justifica-se pelo de que os crentes se comunicam uns com os outros.

14:50

O tribunal novamente pergunta aos representantes do Centro Administrativo se eles pretendem contestar as decisões do tribunal que formaram a base da queixa. Omelchenko deixa claro que o atual processo judicial não era uma revisão dessas decisões. Neste processo, como qualquer outra prova em um caso, o tribunal deve avaliar o grau de sua relevância.

15:02

Fotografias a cores foram visualizadas. Eram quadros congelados de materiais de vídeo que provam o plantio de materiais extremistas em Salões do Reino. Novakov chamou a atenção para um único esquema que foi realizado em todo o país e que foi de plantio de provas.


15:07

Outra característica do plantio de provas foi o falso testemunha. Um exemplo foi constatado pela notória amizade entre uma das testemunhas e um oficial do FSB em uma rede social.


15:08

Na aldeia de Kurdzhinovo (Karachaevo-Cherkessia) os crentes foram multados com base em declarações feitas por falsas testemunhas. Posteriormente, essas testemunhas admitiram que, conscientemente, prestaram falsos testemunhos sob pressão da lei. Novakov destacou que tais admissões estavam disponíveis nos autos.

15:13

Omelchenko chamou a atenção para as decisões judiciais proferidas em Voronezh. O tribunal avaliou corretamente que o material encontrado escondido embaixo de um tapete no chão era claramente uma prova plantada. Como o tribunal de Voronezh observou na sua decisão, o fato de as testemunhas professarem a mesma religião poderia ser dado como fundamento para duvidar da autenticidade do seu testemunho.

15:16

Omelchenko retorna à pergunta levantada mais cedo, às14:45. Ele mostrou ao tribunal uma série de formulários de diferentes LROs. Estes formulários variam muito. O tribunal perguntou à representante do Ministério da Justiça se seu departamento tinha dúvidas de que existiam formulários que diferem no design. Ela não tinha dúvidas. Nem o tribunal teve dúvidas.

15:20

Toporov chamou a atenção para o fato de a decisão de liquidar a LEO de Birobidzhan foi feita num julgamento envolvendo o mesmo representante do Ministério da Justiça, S. Borisova. O Centro Administrativo não esteve envolvido no caso, uma vez que seus direitos não foram afetados. Portanto, Toporov ficou surpreso que, neste caso, o Ministério da Justiça mudou a sua posição e aplicou a decisão da LRO de Briobidzhan ao Centro Administrativo.

15:25

Examinaram-se documentos assinados por vários organismos e organizações internacionais e nacionais que expressaram preocupação com a aplicação da legislação anti-extremismo às Testemunhas de Jeová. Omelchenko leu trechos típicos desses documentos, incluindo apelos que foram feitos à Federação Russa para parar a perseguição política aos fiéis.

15:42

O tribunal volta às petições que foram anteriormente adiadas. O representante do Ministério da Justiça pediu para anexar aos autos 12 decisões que deram aos médicos o direito fazer transfusão de sangue em menores de idade. Os representantes do Centro Administrativo protestaram dizendo que essas decisões não eram relevantes para o caso.

  • Em primeiro lugar, a rejeição de uma transfusão de sangue não está relacionada com o conceito de extremismo (o Ministério da Justiça não citou nada mais no seu processo para proibir as Testemunhas de Jeová, à exceção dos motivos de atividade extremista).

  • Em segundo lugar, o Centro Administrativo não era parte nesses processos e nem sequer é mencionado nessas decisões.

  • Em terceiro lugar, a introdução destas decisões afeta a confidencialidade médica. Para que eles possam avaliar os julgamentos, bem como seus registros médicos, o tribunal teria de procurar o consentimento dos pacientes. Em todas as decisões, sem exceção, os pais tratariam seus filhos e os trataram em hospitais. No que diz respeito à recusa de tratamento, isso era um fato.


Chenkov chamou a atenção para o fato de que a decisão do TEDH, que dá interpretação jurídica à recusa de transfusões de sangue, deu exemplos de proibições no Islã e na Igreja Ortodoxa, que podem ser potencialmente perigosas para a saúde. "No entanto, o Ministério da Justiça não vem com um processo para liquidar a organização centralizada dessas religiões", observou Chenkov.

15:59

O tribunal se recusou a incluir nos autos decisões judiciais relacionadas a procedimentos de transfusão de sangue.

16:10

O tribunal decide se anexa cópias de 28 ações do Ministério Público, ou seja, avisos emitidos contra várias LROs. Estas ações foram realizadas ao longo de muitos anos, não apenas nos últimos 3 anos.

16:20

O tribunal pergunta por que o Ministério da Justiça não recorreu aos tribunais locais sobre estas ações. O Ministério da Justiça explicou que as violações eram menores ou eliminadas. Representantes do Centro Administrativo observaram que essas ações não estavam relacionadas com atividades extremistas. O tribunal se recusou a anexar essas ações aos autos.

16:22

O tribunal voltou à questão sobre se anexa aos autos uma cópia de um documento interno das Testemunhas de Jeová, que foi recebido pelo Ministério da Justiça a partir de fontes externas (o site da NTV). Os representantes do Centro Administrativo confirmaram a autenticidade do texto. Eles explicam o conteúdo da carta ao tribunal, que detalha o procedimento relativo às doações voluntárias do crente. Eles explicam ao tribunal o que é o "corpo de anciãos" e quem são os "Superintendentes de Distritos". Tendo em conta as explicações detalhadas, o tribunal decide anexar este documento aos autos.

16:35

Em resposta a uma declaração da representante do Ministério da Justiça que os presidentes de LRO são nomeados por imposição do Centro Administrativo, Toporov chamou a atenção para o texto, "recomenda como presidente de LRO".

16:36

Os representantes do Ministério da Justiça pedem que uma lista atualizada dos bens de propriedade do Centro Administrativo e das LRO, que foram copiados do registro estadual, seja anexada aos autos. O tribunal dá aos réus 10 minutos para examinar com o documento.

16:38

Uma pequena pausa técnica é anunciada.

17:11

A audiência retomou. Os representantes da requerente, após ter lido o documento, comentam que ele não é uma informação relevante, porque era uma propriedade que antes era propriedade do Centro Administrativo ou das LRO, mas que já não é mais. O Ministério da Justiça explica que os dados contidos neste documento foram fornecidos pela Rosreestr (Serviço Federal de Registro de Estado, Limites e Cartografia). O tribunal decide anexar.

17:16

O tribunal está interessado na ligação entre a LRO e o Centro Administrativo no que diz respeito à forma como e estatuto de LRO é formatado. Para este efeito, o juiz pergunta às partes se têm um exemplo de um estatuto de LRO. O Ministério da Justiça não tem. Omelchenko apresenta ao tribunal uma amostra de estatuto das LROs das Testemunhas de Jeová. O texto do estatuto afirma que a LRO está incluída na "estrutura canónica" do Centro Administrativo e pertence à "confissão religiosa das Testemunhas de Jeová". Não existe uma redação relativa à "unidade estrutural" (um termo aplicado aos partidos políticos), do qual o autor insiste em afirmar que existe.

17:29

O tribunal recusou a moção apresentada anteriormente para assistir a um vídeo sobre o plantio de materiais extremistas em Salões do Reino.

17:30

Como não há mais pedidos, o tribunal anuncia a continuação das audiências na quinta-feira, 20 de abril de 2017, às 14h (hora da Russia).

(Esta postagem foi traduzida com a ajuda do Google Tradutor)


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