terça-feira, 6 de setembro de 2016

Despertai! anti-gay vira caso de polícia no Reino Unido

O folheto pede às pessoas homossexuais
que 'controlem seus impulsos'.
A revista Despertai! de agosto trás um artigo intitulado “O que a Bíblia diz sobre o homossexualismo", que já foi, inclusive, assunto de uma postagem anterior neste blog. Agora circula a notícia de que alguém em Devon, região oeste da Inglaterra, não ficou nada satisfeito com esse artigo e o caso foi parar na delegacia. O que segue é a tradução do artigo, seguida de algumas informações colhidas de um vídeo feito sobre o caso por Lloyd Evans .




Em North Devon, Testemunhas de Jeová distribuem artigo que incentivam gays a ‘melhorar seus hábitos’.

A  polícia de Devon e Cornwall disse que um folheto entregue em North Devon não é um crime, apesar de aconselhar às pessoas homossexuais a “controlar seus impulsos”.

O folheto intitulado “Você pode criar bons hábitos” foi distribuído em North Devon pelas Testemunhas de Jeová e contem um artigo perguntando: “O que a Bíblia diz sobre o homossexualismo?”.

Nele, o grupo religioso afirma que rejeitar a homossexualidade é completamente diferente de rejeitar pessoas de cor de pele diferente, e diz que as suas opiniões são as mesmas de pessoas que veem o tabagismo como prejudicial e até repugnante.

Ele também compara os homossexuais aos animais, mas diz que ao contrário dos animais, eles podem optar por não agir sobre os seus impulsos.

Uma leitora, que deseja permanecer anônima, contatou este jornal e declarou que se sentiu “rebaixada” pelo folheto.

“Eu respeito todas as crenças e outras pessoas que não concordam com a homossexualidade, pois sua religião não me incomoda”, disse ela.

“Mas quando as pessoas te procuram insistentemente para empurrar suas crenças sobre você e dizendo que o que você está fazendo é errado, então isso me chateia.

Eles têm invadido minha vida, forçando-me a aceitar sua literatura, e menosprezando meu relacionamento e minha vida".

Usando passagens da Bíblia, o texto também diz: “Quem tem tendências homossexuais pode controlar seus pensamentos, assim como faria com a ganância, ou com o desejo de extravasar a raiva ou de cometer adultério.”

No entanto, também diz que a “Bíblia condena práticas homossexuais, mas não incentiva preconceito, crimes ou maus-tratos contra gays”.

A polícia de Devon e Cornwall examinou o folheto e comentou: “Temos conhecimento de que alguns materiais  religiosos foram distribuídos em Norton Devon. Embora não pareça caracterizar um crime, estes foram repassados para a nossa Divisão para análise“.

Mas Matt Horwood, porta-voz da LGBT Charity Stonewall, chamou o folheto de “bastante preconceituoso”.

“Ele perpetua o mito de que você não pode ter fé, enquanto apoia ou compõe a comunidade LGBT”, disse ele.

“Stonewall continuará seu trabalho visando garantir que todas as pessoas do grupo LGBT sejam aceitas, sem exceção, no seu local de culto e dentro de suas próprias comunidades religiosas”.

****************

Em seu vídeo sobre o artigo, Lloyd Evans, do site JWSurvey.org, chama atenção para a declaração equivocada de que a Despertai! compara os gays a animais, o que sinaliza tratar-se de jornalismo barato.

Referente ao artigo da Despertai!, quando ele declara (no quadro da página 7) que a Bíblia não incentiva preconceito, crime ou maus –tratos contra gays, Evans ler Levítico 20:13, que é como segue:

Se um homem tem relações sexuais com outro homem, assim como se tem relações com uma mulher, ambos fazem algo detestável.  Sem falta devem ser mortos. O próprio sangue deles está sobre eles.

É verdade que as Testemunhas de Jeová não seguem essa ordem ao pé da letra, mas o texto ainda é uma vívida lembrança de que um dia, na Palestina, quem tivesse uma relação homossexual, ainda que casual, tinha como consequência a morte, geralmente por apedrejamento. Se agora já não é mais assim para os cristãos, resta o fato de que, pelos regulamentos bíblicos, os homossexuais continuam sendo excluídos de associações cristãs fundamentalistas, tais como as Testemunhas de Jeová.

Lloyd Evas também fica intrigado a respeito de como a mulher citada na reportagem foi abordada – ao ponto de gerar um incidente policial. Não parece tratar-se de uma abordagem normal, visto que isso geralmente nem fornece condições de as Testemunhas se inteirarem da opção sexual da pessoa.

Em conclusão, ele cita o fato lamentável de que a Torre de Vigia esteja usando seu status de instituição de caridade naquele país para imprimir matéria desse porte, que não tem nada de caridade, mas antes, demonstra ser demasiadamente abusiva para com a comunidade LGBT. 




Conheça melhor as Testemunhas de Jeová lendo o meu livro
Testemunhas de Jeová - o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui.

2 comentários:

  1. Embora eu não seja mais testemunha de Jeová há uns sete anos ,e olha que fui durante 26 anos,eu não acho que o artigo foi tão abusivo assim,o que está lá é o que expressa as escrituras sobre o assunto,o artigo apenas chamou a atenção para este fato.a verdade é que as pessoas querem fazer de tudo que lhes agrada ,e ainda querem o apoio de todos, ora isso é completamente impossível.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano mata, descrimina, exclui, julga etc, em nome algo que não existe.

    ResponderExcluir