domingo, 22 de maio de 2016

'Se necessário, seja leal até a morte' (congressos 2016)

imagem: JWORG
Por mais dura que possa parecer, essa é a mensagem que os congressos de 2016 passarão para as Testemunhas de Jeová. Com o tema “Continue leal a Jeová”, todo ele se concentrará em discursos que enfatizam a importância da lealdade aos preceitos da religião, mesmo nas pequenas coisas do dia-a-dia. O que apresento agora são informações colhidas dos esboços tornados públicos por um fórum de ex-Testemunhas de língua espanhola.


Assim como o congresso do ano passado, este também será recheado de vídeos, os quais são feitos sob medida para mexer com as emoções dos ouvintes e torná-los mais receptíveis aos conceitos de lealdade que o Corpo Governante exige. Isso não deveria ser estranho ao observador leigo, mas quem conheceu as Testemunhas de Jeová em décadas anteriores sabe que o sentimentalismo sempre foi condenado pela religião, que, por essa época, pregava um comportamento mais sóbrio por parte dos fiéis. Em adição a isso, muitas músicas cantadas estão sendo lançadas, quando antes era apenas melodias. Não há dúvida de que a religião das Testemunhas de Jeová está passando por uma notável, surpreendente e brusca transformação, cujos resultados ainda são imprevisíveis.

Bem diferente do prometido, os congressos geralmente apresentam muito pouca coisa que seja desconhecidas das Testemunhas, o que o torna muito tedioso para muitas delas, principalmente para aquelas que acordam muito cedo, às vezes pela madrugada, para poder estar presente no local já nas primeiras horas do dia.

Esse também tem apenas o diferencial da lealdade, mas as cobranças serão as mesmas de tantos outros livros e revistas: já no primeiro dia os ouvintes serão alertados contra ler sites apóstatas, bem como também, com o objetivo de combater o desânimo, serão orientados a se dedicarem com mais afinco às leituras de livros da Torre de Vigia, às reuniões e à leitura da Bíblia.

A lealdade em face da morte também não poderia ficar de lado. As Testemunhas serão orientadas a manter seus documentos em dias, bem como conversar sobre o assunto com seus familiares de modo a não correrem o risco de eles autorizarem uma transfusão quando a Testemunha estiver inconsciente.

Outro aspecto em que se cobrará a lealdade é referente ao tratamento dispensado e ex-membros da religião. Parentes de desassociados e dissociados serão lembrados de que não devem permitir que laços familiares os façam agir contrário ao que seria a vontade de Deus, isto é, que eles tratem como mortos todos aqueles que não são mais Testemunhas, sejam filhos ou pais.

Testemunhas também serão orientadas a denunciar aos anciãos todo membro que tenha cometido um pecado, mas que se recusa a delatar a si mesmo. Não fazer isso, no conceito do Corpo Governante, significa ser desleal a Deus. Esse assunto já foi abordado em uma postagem anterior, como pode ser visto aqui.

Os inativos também receberão atenção. Independente das razões que levou esse membro a ficar inativo, os anciãos serão orientados a procurá-lo e deixar com ele a brochura Volte para Jeová. Essa brochura também já foi comentada em postagem anterior, quando, além das razões apresentadas para sua publicação, foi apontado que a desaceleração do crescimento de Testemunhas pode justificar esse investimento nos inativos.

O discurso que mais me chocou foi o do batismo. Como não poderia fugir à regra, dos novos também será cobrado lealdade, ainda que o fim demore a chegar. Visto que a demora do fim tende a desanimar, lembra-se aos batizandos que Deus está esperando há 6 mil anos para trazer o fim a este velho mundo. Em razão disso, pergunta-se aos batizandos: está você disposto a esperar com paciência? Depois disso serão exortados a nunca renunciarem ao acordo que estão assumindo nesse dia: ser leal para sempre.

Além disso, alguns vídeos abordarão a grande tribulação. Com isso, o Corpo Governante deseja convencer as Testemunhas que o fim está às portas, que não resta mais tempo algum. Não é difícil de imaginar que efeito esse congresso terá nas Testemunhas que estão convictas de que tem a verdade. Aqueles que tem pesquisado mais a religião, sabem que em épocas anteriores, também houve demonstração clara de que o fim estava às portas, como, por exemplo, em meados da década de 90, quando ainda se falava na famigerada “geração de 14" - que não passaria.

No fim das contas, tudo deixa evidente que o Corpo Governante – e não Jeová – é que será o verdadeiro beneficiário da lealdade cobrada nesses congressos. Vá lá que fosse de fato o líder escolhido para representar a Deus na terra. No entanto, acumulam-se a cada ano as evidências de que é tão falível quanto qualquer outro líder religioso. 

Fonte: extj.com 

10 comentários:

  1. Boa tarde amigo Lourisvaldo, muito boa a sua postagem, falas com propriedade, já que fostes um deles, não deixo de ler e procurar saber das coisas, embora ainda me mantenha firme em minha convicção de que pra mim é melhor eu viver sem religião, nem sei se sou mesmo sem religião, (meus avós paterno eram católicos, imigrantes portugueses, meus avós materno eram imigrantes italianos, católicos também) eu fui batizada na igreja católica, não sou praticante, sendo assim pelas leis das igrejas, quem é batizado uma vez não pode ser novamente, ainda bem!
    Abraços apertados e tenhas uma linda tarde de domingo!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigo Lourisvaldo
    Os seus textos são sempre muito elucidativos e nos leva à reflexão.
    O que me incomoda em qualquer que seja a religião é o fanatismo. Todo fanático beira à loucura e age movido apenas pelos seus preceitos e crenças e no caso específicos os preceitos que regem cada religião. Tenho fé! Creio em Deus mas estou sempre aberta a novas leituras e aprendizados o que não quer dizer que é meu desejo mudar as minhas convicções religiosas. Sou espiritualizada mas não praticante.
    Uma linda e abençoada nova semana
    Um carinhoso abraço meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que a fé sem obras é morta. Crer é fácil o difícil é praticar, ser leal.

      Excluir
  3. Oi Lourisvaldo, gosto de acompanhar esses seus esclarecimentos que me deixam mais confortável em não ter entrado nessa religião, que cheguei a ficar nos estudos por uns 3 meses, e nunca me senti fortemente atraída, ao contrario, ficava sempre desmotivada depois de cada estudo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre um post, super esclarecedor dos meandros, deste movimento religioso... e da lavagem cerebral e manipulação psicológica, a que todos os membros parecem ser submetidos regularmente... para provar... a sua lealdade, e impor, a que assim continuem!...
    Excelente post, Lourisvaldo!
    Abraço! Continuação de boa semana
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Lorisvaldo.
    Como sempre muito bem colocado as suas observações. Sei que vai ficar pasmo. Mas acredite chegou duas pessoas muito educadas na minha porta e como já lhe disse depois das suas colocações passei a evitar testemunho de jeova. Mas sentir vontade de escutar e para a minha surpresa aceitamos que eles volta- se outro dia e fizemos uma pequena reunião familiar e ficamos eu, minha filha, sobrinha. Debatendo a bíblia e ele ficou o tempo todo respondendo as perguntas e foi uma tarde proveitosa para todos nós. Principalmente para a minha sobrinha que ficou lendo a bíblia. Lógico que longe de mim me tornar testemunha de jeova. Mas achei interessante o estudo bíblico. Voltei hoje ao virtual e estou colocando as postagens em dias. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser agradável e proveitoso ouvir, mas toda informação acarreta mais responsabilidade pelo fato de estar ciente daquilo ao
      passo que a torpeza não lhe garante isenção de responsabilidade. Vc poderá deixar isso como música para os ouvidos(apenas prazer) ou
      levar adiante mas precisará pagar o preço(provar a lealdade).
      É a resposta da pergunta que o loriaval faz. "Essa é a vida que vc quer?" Acho importante vc aprender para responder.
      Muitos já se posicionaram como não estando disposto a pagar o preço. É mais fácil uma vida de conforto.
      Se vc perguntar pra maioria das pessoas. Gosta de levantar 5:00 da manhã e pegar um trem lotado pra trabalhar ou
      ficar dormindo até às 10:00 e depois ir pra academia? Só que no fim do mês vem as contas para pagar. Então a decisão de levantar às 5 ou as 10.

      Excluir
  6. Nem aos hebreus, nem aos cristãos foi proposto uma vida de conforto ou em caso de se colocar a vida em jogo esta deveria ser preservada.
    Quanto um jovem rico pediu para Jesus que queria ser seu seguidor Jesus pediu para ele abrir mão de sua riqueza e distribuir aos pobres. Ele não aceitou abrir mão de seu conforto. Jesus nem precisou falar que passaria por naufrágios, fome e morte.
    Moisés largou o conforto do Egito para viver no deserto comendo maná e areia. Mas tb houve que não aceitava esta condição como corá, datã e abirão.
    A vida dedicada a Deus é a abnegação dos desejos, instintos, estomago e mesmo que custar a vida.

    ResponderExcluir
  7. Pode ver que quando você propõe o prazer todos gostam. Mas manda a conta pra pagar, todos fogem. Jesus atraia a si uma multidão de pessoas para ouvi-lo. Ofereceu pão e peixe para comerem. Até ai eles gostaram. Mas dos 5.000 quantos ficaram e se propuseram a pagar o preço? 0. Todos foram embora. As pessoas querem apenas músicas para seus ouvidos. Então entra a questão da lealdade. Vc é leal só de estomago cheio?

    ResponderExcluir
  8. Seja leal até a morte. Essas palavras não fazem nenhum sentido para mim que estive na seita por mais de 40 anos. Nunca ouvi isso lá. O que se falava era: Voce jamais morrerá. A torre é mesmo uma seita falsa passando conceitos contraditórios, mensagens duplas que causam um tremendo mal às mentes dos incautos. No que acreditar: Ser leal até a morte ou você jamais morrerá. Qual posição devo escolher?

    ResponderExcluir