segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A Bíblia - ela é fiel aos escritos originais?

Eu quero crer que a Bíblia seja a Palavra de Deus e de fato afirmo exatamente isso: a Bíblia contém a mensagem de Deus para a humanidade. No entanto, pelo que tenho lido e pela minha própria leitura da Bíblia, percebo que as evidências contrárias à inspiração não podem ser ignoradas com segurança. Talvez resolvamos não levar a sério, depositar tudo na conta da fé e pronto. Eu, no entanto, quanto a isso, desejo não ser dogmático.


Ultimamente tenho refletido no seguinte ponto: com o advento da informática, tornou-se muito fácil traduzir Bíblias, de modo que muitos grupos têm feito exatamente isso. E que resultou disso? Uma quantidade enorme de traduções que apresentam sentidos variados sobre diversos assuntos bíblicos, o que possibilita a muitos cristãos escolher, não exatamente a tradução mais exata, mas aquela que mais apoia as suas crenças pré-concebidas.

Eu desejaria que Deus fizesse apodrecer a mão de quem ousasse torcer um mínimo que fosse um versículo bíblico, de modo que fosse impossível alguém seguir com uma tradução errada. Mas isso não acontece hoje e não vejo evidências de que tenha acontecido no passado. Então que posso concluir disso? Que assim como hoje, por todas as eras, quem se dispôs a traduzir os livros sagrados, sempre pôde usar a fraseologia que desejasse, e dando a ela o sentido que desejasse.

Alega-se que Deus, como seu verdadeiro Autor, cuidou para que o conteúdo geral da Bíblia não fosse afetado. Esse é um raciocínio plausível. Mas notem apenas dois exemplos que contrariam esse pensamento: A i/mortalidade da alma e o nome "Jeová". Eu, que fui Testemunha de Jeová por muitos anos, sei que as quatro letras que formam o Tetragrama (YHVH ou JHVH [IHVH]) ocorrem milhares de vezes no VT. Mas as Bíblias modernas, na sua vasta maioria, o excluem por completo, trocando-o por "Senhor" na maioria dos casos. Mas isso não é novo. Já as primeiras cópias dos primeiros séculos faziam isso. Diante disso que conclusão tirar? Devemos ou não devemos usar o nome "Jeová" com a mesma frequência que consta no VT? Se Deus de fato garantiu a autenticidade da Bíblia, como conciliar isso com a ausência de seu nome nas Bíblias modernas?

Um questionamento parecido pode ser feito com relação às palavras Seol, Hades, Geena e Lago de Fogo. Junte-se a isso a parábola do Rico e Lázaro. Então tomemos vários textos bíblicos que dão a entender que a alma é mortal e comparemos com a declaração de Cristo de que, no final dos tempos, quando ele separar as ovelhas dos cabritos, ele dirá aos cabritos: "Afastai-vos de mim, vós os que tendes sido amaldiçoados, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos". Mt. 26:41; TNM.

Que decisão tomar diante disso? Desejou Deus que seus servos, nos dias atuais, se confrontassem com tamanha balbúrdia doutrinária? Sinceramente, em nenhum lugar da Bíblia vejo os servos de Deus tendo questionamentos a respeito da i/mortalidade da alma. Ao que parece, eles tinham absoluta certeza, quer para um lado, quer para outro. Hoje, porém, servos de Deus, usando o mesmo livro sagrado, defendem ideias antagônicas - e com absoluta convicção! Tudo isso poderia ser resolvido se pudéssemos ter uma garantia de que pelo menos uma tradução moderna fosse fiel aos originais nessa questão. Mas não. Ao longo dos últimos dois mil anos, a palavra "inferno" fui inserida na Bíblia como sendo a tradução exata para Seol, Hades e Geena, havendo, ainda assim, tradutores que decidem não concordar com outros, preferindo dar a essas palavras, em determinados versículos, o sentido de sepultura ou algo do tipo. Diante disso, eu pergunto com sinceridade: É assim que Deus nos garante a autenticidade de Sua palavra?

Ah, meus amigos! quero crer que a Bíblia seja a Palavra de Deus.


Mas tá difícil. 

Com pequenas edições, essa postagem foi escrita originalmente para Fórum Evangelho, em resposta à pergunta "Quem escreveu a Bíblia?". 

14 comentários:

  1. Olá Lourisvaldo,

    Não me sinto gabaritada a discutir a questão ou opinar a respeito; contudo, acredito, sim, que a palavra de Deus já sofreu interpretações diferentes, talvez porque mal entendidas. Por outro lado, a lei mandamental é inquestionável e entendo que, se queremos nos achegar a Deus, basta seguir a lei do amor e da caridade. Além do mais, acredito que a fé há de ser raciocinada.

    Abraço. (Obrigada pela visita).

    ResponderExcluir
  2. Tenho de confessar que há muito não leio a Bíblia...mas gostaria que a interpretação da mesma servisse para estabelecer o diálogo entre comunidades! Tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lourisvaldo!

    "Quem conta um "conto", lhe acrescenta um ponto", se diz em Portugal. Lhe acrescenta ou lhe retira, digo eu.
    Ninguém conhece, nem leu completamente a Bíblia, mas creio que ao longo dos tempos tem havido modificações, aliás, basta alterar uma vírgula, mesmo não propositadamente, e a frase perde a ideia inicial, o sentido.
    As bíblias usadas pelas Testemunhas de Jeová, tal como a outra literatura, Sentinela, etc. são feitas no Brasil, onde o Português, idioma é um pouco diferente do de Portugal.
    Tenho quase a certeza que Deus "não quer" que entendamos tudo o que lá está escrito. São desígnios Dele. DEUS É DEUS!

    Deus se chama Javé, Iaveh ou Jeová e disso não tenhamos dúvidas. Deus, Senhor são termos mais fáceis de identificação. Jesus se chama Emanuel e nós dizemos Jesus, somente. Os evangélicos usam mto a palavra Senhor, mas se referindo a Jesus, qdo Senhor, e em todos os estratos sociais e aspetos é o mais poderoso, o Omnipotente, portanto, Deus. Eu, católica, digo, Deus em 90% dos casos!

    Dias felizes!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Retificando: "As bíblias usadas... são impressas no Brasil..."
    Até breve!

    ResponderExcluir
  5. OI LOURISVALDO!
    NÃO TENHO GRANDE CONHECIMENTO DOS ESCRITOS BÍBLICOS, MESMO ASSIM, CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO, A BÍBLIA, PARA MIM, VEIO SENDO COPIADA CONFORME CONVENIÊNCIAS DE CADA ÉPOCA E, COMO TENHO FÉ, ACHO QUE BASTA NORTEARMOS NOSSAS VIDAS E ATITUDES NO BEM E NO AMOR AO PRÓXIMO QUE ESTAREMOS BEM PERTINHO "DELE" E SEREMOS ACOLHIDOS EM NOSSA MORADA FINAL.
    ABRÇS
    -
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, menino Lourisvaldo!

    Passando pra reler seu escrito e comentários, e te desejar, simultaneamente, um excelente fim de semana.

    Tudo de bom!

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  7. Que nada, Lourisvaldo!
    Consciente, meigo, na medida certa, mas determinado.
    Medo, nada! Segurança e confiança, "minino"!

    Tudo de bom!

    Aquele abraço e excelente semana! Se porte bem!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lourisvaldo!

    Agradeço de coração sua visita e carinhoso comentário.
    Aqui, não se usa a palavra Noel, não. Como você sabe Noel é um vocábulo francês e creio mesmo k há pessoas com pouca instrução que nem sabem o que significa.
    Me admiro que no Brasil, que tanto gostam de aportuguesar as palavras, como por exemplo estresse, nós aqui falamos stress, continuem dizendo algumas noutros idiomas. Enfim, são culturas e as devemos respeitar.

    É natural e normal que qualquer pessoa que leia o k escrevi, se sinta tentado a ser o "violado/a" ou o "violador/a". Acho k a escrita tem de mexer com as pessoas, seja de forma for, caso não, não vale a pena.

    Tenho juízo, sim, por vezes, até demais. O k escrevo leva a pensar o contrário, mas te juro por Deus k sou uma senhora.

    FELIZ NATAL E QUE SEJAM ABENÇOADOS TODOS OS DIAS DO ANO.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Continuando nossa conversa: o Natal daí é diferente do português. A noite de Consoada é passada em família, pelo menos a mais próxima do ♥ e se come desalmadamente (e Jesus nasceu numa manjedoura, num ambiente paupérrimo. Enfim, haja "semelhanças"). Tenho um primo direito que é médico e k ontem à noite esteve de serviço nas urgências do hospital onde trabalha e como sempre aparecem duas situações lá, segundo ele e que são: aqueles que se empanturram, bebem e comem em demasia e depois se sentem mal, tendo de recorrer ao hospital. A outra situação se refere às pessoas que vivem sós, por opção ou pke as peripécias da vida assim o quiseram e que vão para a salas de espera dos hospitais para se sentirem acompanhadas. Compram panetones, bolinhos diversos e sumos e até dão ao pessoal que está trabalhando lá. É uma forma de terem o seu Natal, k compreendo, perfeitamente.

    Meu Natal é frugal. Por tradição, em Portugal na consoada se come batata cozida, bacalhau e couve, que sinceramente não aprecio, portanto, eu sempre compro borrego para fazer ensopado e assar no dia de Natal. Comprei um bolo-rei pequeno, é parecido com o vosso panetone, mas o nosso é mais denso, pesado e tem mais frutas cristalizadas e só comi duas fatias. Bebidas alcoólicas, não uso, pke NUNCA ingeri nem uma gosta de álcool, portanto bebo água, minha bebida predileta a seguir ao chá. Não gosto de café.

    Ah, qto a prendas! Já fui muito consumista, na adolescência, sobretudo roupas e sapatos, agora estou bem mais regrada. Comprei quatro presentes no início desse mês para oferecer a pessoas amigas, apenas quatro, e eu recebi outras quatro, logo de seguida. Acho que é puro simbolismo. Não ligo pra isso!

    Qto a escrever as palavras como as pronunciam, enfim, até que compreendo e acho mto mais fácil assim. Vossa linguagem tende a ser simples, a simplificar, ser agradável e doce ao ouvido, a nossa não. Isso não se nota só nas pessoas com pouca instrução, não, pke eu leio textos em blogs de professores universitários, onde essas palavras tb lá aparecem. É uma questão cultural, que respeito, como já disse a você.
    Encontro, por vezes, nos textos dos blogs coisas desse género: eu gostava de "esta" perto do mar. Evidente que a pessoa escreve como diz. Esta é estar. Outra, mas essa acho que é desconhecimento: tu fizeste(s). Ora bem! Trata-se do Pretérito Perfeito do Modo Indicativo do verbo fazer e que na 2ª pessoa do singular nunca leva "s" no final. A 2ª do plural, sim, essa é que leva. Em Portugal sucede a mesma coisa. Vamos ao supermercado comprar algo, imagine fiambre. Então, ouço as pessoas pedirem: por favor, quero DUZENTAS gramas de fiambre. Ora bem, não é a grama (relva, aí), mas O GRAMA, pke as medidas de capacidade são: o quilograma, o hectograma, o decagrama, o grama, o decigrama e por aí adiante, mas está difícil de as pessoas usarem uma linguagem mais ou menos correta.

    Minha formação académica é Licenciatura em Humanidades, onde há muitos cursos. Licenciei-me em História e Língua Portuguesa, variante francês. Cursei um ano Direito, mas o curso não correspondeu às minhas expetativas. Não sei se já lhe tinha dito isso ou não. Se disse, peço desculpas pela repetição.

    CONTINUAÇÃO DE BOM DIA DE NATAL.

    (Não precisa publicar esse comentário, mas proceda como entender, Lourisvaldo)!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Lourisvaldo, meu querido irmão, irmão porque somos filhos do mesmo Pai, há meses estou lendo a bíblia e agora estou nas lamentações de Jeremias, sabe eu sei que o homem modificou algumas palavras senão textos inteiros para puxar a sardinha para a doutrina religiosa que acredita. Sim doutrina religiosa, porque Jesus não veio fundar nenhuma religião, não, Ele nunca se importou com a doutrina que cada um acreditasse, nem o Senhor ou Deus ou Jeová ou tantos outros nomes dados ao Criador em diversas religiões, apenas queria ensinar uma única coisa o AMOR incondicional, puro que não vê barreiras para se expandir, para abraçar o irmão independente da doutrina religiosa que prega, independente até de acreditar ou não no Senhor. Ele coloca o amor acima de tudo, nada vale seguir leis, mandamentos, acreditar no Senhor e ser uma pessoa radical, julgando os outros, se achando melhor que eles, não enxergando as doenças de sua alma imortal que têm que ser curadas. Quando a Bíblia basta sabermos perceber a essência dos ensinamentos, é esta essência que é Divina. Não perca a fé, que importa a verdade, deixa que o Pai lhe mostrará, Ele mesmo deu o livre arbítrio a todo irmão pra escolher seu caminho contando que este caminho seja percorrido com amor. Amigo eu tenho uma frase, um pensamento meu que costumo seguir;"PARA QUEM CONFIA O AMANHÃ É UMA CERTEZA" e assim sigo, consciente das doenças de minha alma, consciente da minha fraqueza para curar estas doenças, mas tendo e tenho fé que o Pai me sustenta e um dia me dará forças para curar uma a uma e sei que Ele me dará forças mas o esforço será meu porque só assim me curarei realmente, qual doutrina que acredito? A doutrina espírita, apesar que tenho encontrado muito radicalismo dentro dos seus adeptos, mas aí não é a doutrina que é ruim, são os seus adeptos, alguns que têm que curar a doença do orgulho e do ego, em toda doutrina tem, então o importante é seguir abrindo os braços e aceitando todo irmão que em nosso caminho entra, abraçá-lo com o coração, não existe este problema não é pra mim, existe um irmão sofre como posso ajudá-lo? Nem sempre a ajuda material é a melhor, as vezes emprestarmos os ouvidos, doarmos nosso tempo,e não julgarmos é o mais importante. Bem já falei demais, tem um texto novo lá, abraços fraternos Luconi

    ResponderExcluir
  11. Tive formação dentro da doutrina católica,na família e me diziam que tudo é uma questão de Fé. Não discuto, tenho as minhas dúvidas, titubeio na crença, em relação a Deus. Quanto à Bíblia, apenas respeito. Há escritos tão mais antigos, sobre um Ser Supremo! Cada pessoa, tem o livre arbítrio em acreditar, ou não, que a Bíblia é a Palavra de Deus. Fico "na minha", Santana! Meu abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá Lourisvaldo,

    Tudo bem com você?

    Obrigada por sua passagem pelo meu recanto e pelas amáveis palavras.
    Também acho que a entrada do novo ano é um momento memorável e recheado de boas expectativas. A esperança chega a ocupar um largo espaço em nossos corações, criando mesmo a ilusão de que alcançaremos todos os nossos propósitos e sonhos. Sabemos, contudo, que sem o nosso concurso, nada muda para melhor em nossas vidas. Enfim, a esperança é uma fonte de positivismo, que poderá nos mover com mais perseverança na busca dos nossos sonhos e metas.

    Que 2016 seja um belo ano em sua vida!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Lourisvaldo!

    Agradeço sua visita e comentário/desabafo.
    Compreendi tudo o que disse, mas mulher e homem têm, naturalmente, opiniões diferentes, pke nós tb somos diferentes, física e animicamente.
    A mulher é coração e o homem razão, geralmente.

    Feliz semana, garoto!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente ao navegar em suas postagens retrata as TJ de forma que coloca em du ida toda as suas posturas.
    Então pergunto : vc já foi nas reuniões deles? Vc ja fez tudo bíblico com eles?
    Parou por alguns instantes e navegou no site jw.org?
    Me preocupa tudo isso; seria você um dessassociado ou um apostata?

    ResponderExcluir