domingo, 10 de abril de 2016

Hipnose nos cultos evangélicos - será?

A minha mãe havia quase um ano sofria com um defeito na mão que lhe doía bastante e a impedia de estirar os dedos por completo – tudo em razão de uma queda que sofreu, cujas circunstâncias não lembro agora.  Então qual não foi a minha surpresa quando ela certa noite chegou a casa muito alegre porque havia sido curada na igreja. Desde então já se passaram uns 20 anos e ela nunca mais sentiu dor alguma e estira normalmente os dedos. Passado, o susto, ficou-me a pergunta: ela realmente foi curada pelo Espírito Santo? 


Abrindo um parêntese para tratar um pouco sobre a postagem anterior. Como alguns leitores comentaram, a lavagem cerebral acontece de fato não só na religião, mas também na política, e também pode nos atingir através dos comerciais e também programas jornalísticos que visam, não apenas transmitir uma noticia, mas também induzir o telespectador a adotar esse ou aquele conceito. Também disseram os leitores que pessoas mais fragilizadas é que estão mais susceptíveis a sofrerem esse tipo de lavagem cerebral – e isso é exatamente o que dizem as fontes que cito no final desta postagem. Em razão dessa grande contribuição dos leitores bem atentos, só posso aqui agradecer a todos eles por isso. Creiam-me: suas opiniões são muito enriquecedoras!

Pela minha leitura da Bíblia, creio que os milagres de fato ocorreram, tantos os feitos por Jesus Cristo, como os feitos por seus primitivos seguidores . Mas também o apóstolo Mateus escreveu:

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.  (Mateus 7: 22, 23; Almeida Corrigida e Fiel).

Não tenho dúvidas de que o poder de curas está nas mãos de Deus. Mas até que ponto Deus está envolvido nas muitas “curas” e sessões de exorcismo tão frequentemente mostradas na televisão? 

Em uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar pessoas que procuram explicar o que de fato acontece em muitos cultos evangélicos, mas não somente. Os rituais vistos nesses cultos também podem ser vistos nos encontros de adoração dos diversos grupos de religiões de origem africana, bem como também em religiões orientais.

Como são religiões tão diversas, com deuses diversos, crenças diversas... como então é possível que sejam tão comum entre elas os mesmos sinais de pessoas em transe, que se caracterizam basicamente por desmaios e convulsões?  E como ficam as palavras de Jesus Cristo sobre pessoas que fariam grandes sinais, mas sem que isso fosse de origem divina?

Durante grande parte de minha vida tentei conciliar as palavras de Jesus Cristo com o que via em diversos cultos evangélicos – e acreditem: só conseguia atribuir tudo aquilo a poderes satânicos. Naturalmente nunca consegui convencer ninguém de que era exatamente isso, pois as pessoas de modo geral não aceitam que coisa boa pode vir de Satã. Eu também não, mas que outra explicação se apresentava?

Bem, o vídeo que cito abaixo apresenta uma resposta alternativa. Trata-se de um especialista em hipnose que consegue repetir – mediante hipnose – diversas cenas vistas nos cultos e que pastores atribuem a forças espirituais, geralmente afirmando que é o Espírito Santo desfazendo as obras do Diabo.

Quanta credibilidade tem o Mestre em hipnose Antônio Carreiro, eu não estou em condições de checar. Também não quero que o leitor tire conclusões apressadas sobre o assunto. Peço que procure outras opiniões, outras fontes independentes, para então formar um conceito abalizado.

Para colaborar deixo abaixo alguns links que gostei de ler, que são do site papodeprimata, revistaepoca.e oocities.

Outra boa fonte de pesquisa é o livro Luta pela Mente,  de William Sargant.  

Em conclusão, quero aqui agradecer a Vine Kun por ter colaborado na elaboração deste artigo. 

Aos amigos leitores, espero suas valiosas contribuições nos comentários. Sejam a favor ou contra as opiniões dos especialistas, não importa, mas importa sim que expressem de fato o que pensam sobre o assunto em exame. Grande abraço a todos! 


29 comentários:

  1. Amigo Lourisvaldo, são tantas a formas de se ver milagres, acho que estar vivo já é um deles, mas também há a força da mente, a fé, tem pessoas que se curam com a fé, Jesus mesmo disse aos que tocavam suas vestes e conseguiam a cura "sua fé te curou", acho isso.
    Mas quem sou eu para afirmar, ainda mais que nem leio a bíblia como religiosa, mas como um lindo livro de lindas histórias, é, pelo sim e pelo não, não direi aqui "estória" tá bem?
    Abraços amigo, amo ler de mente aberta, levemente, sem nenhuma "encucação"!!!

    ResponderExcluir
  2. “Não tenho dúvidas de que o poder de curas está nas mãos de Deus. Mas até que ponto Deus está envolvido nas muitas “curas” e sessões de exorcismo tão frequentemente mostradas na televisão”?
    Faço minhas suas palavras acima. Nem todas as maravilhas vêm da parte de Deus. E isso não somos nós que estamos dizendo.

    “A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém”. (Satanás)
    Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
    A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. (Milagres)

    Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. (Sã Doutrina). Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, (vocês querem? Aí está) a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça. (2 Tessalonicenses 2:7-12).

    Basta olharmos quando o povo de Deus (os israelitas) pediu um rei. Eles disseram a Samuel: “Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas". Depois de ter ouvido tudo o que o povo disse Samuel o repetiu perante o Senhor. E o Senhor respondeu: "Atenda-os e dê-lhes um rei". Então Samuel disse aos homens de Israel: "Volte cada um para sua cidade". (Samuel 8:20-22). Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Lourisvaldo!
    Você está certo há muitas maneiras de lavagem cerebral, inclusive na política, por isso que o Brasil anda desse jeito.

    Eu tenho horror a hipnose, não confio em homem algum, somente em Deus. Só Jesus cura, salva e liberta!
    Muitos pilantras entram para as religiões e enganam as pessoas
    frágeis.

    Abraços, tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Lourisvaldo
    Deus opera milagres. E jamais podemos duvidar. Se somos merecedores o milagre vem. A nossa fé nos sustenta e nos oferece o melhor caminho para chegarmos até Deus
    Amigo hoje vim te oferecer o Prêmio Dardos. Se aceitares basta acessar este link Momentos de Amor e Poesia para pegá-lo
    Uma semana iluminada minha amiga
    Um beijo carinhoso
    Gracita

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu post e sobre o vídeo fiquei na dúvida sobre a questão.
    Mas minha opinião é: Eu acredito sim em milagres e na fé.
    Se alguns desses pastores ou falsos profetas estiverem nos enganando, creio que Deus sempre nos mostrará a verdade sobre tudo, e isso nos deixam mais aliviados.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. Lourisvaldo,

    Concordo que ocorra hipnose em alguns cultos religiosos.
    Mas nem toda a manifestação advém da hipnose, segundo a minha opinião.
    Eu acredito nas manifestações de espíritos, sejam por meio de espíritos de luz ou não.
    Já presenciei manifestações onde não ocorreu hipnose.
    Enfim, é um assunto profundo que merece atenção e pesquisa.
    Gostei do texto!

    Boa semana!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi hipnose em cultos, só sei que a cura vem de Deus, para aqueles que crer, Lourisvaldo abraços.

    ResponderExcluir
  8. Todas as armas são, possivelmente, usadas pelas religiões, pela política ou por outros eventos mais ou menos sociais. As estratégias de fazer seguir ideias são (também) utilizadas no marketing operacional. Quem quer, deixa-se levar; quem não quer, tem de possuir muita força para contrariar.


    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relendo. Enalteça-se que o valor da Fé não é desprezível. "Ele" mesmo disse: "A tua Fé te salvou".


      Abraço
      SOL

      Excluir
  9. Não tenho a menor dúvida, que hoje em dia se recorram a estas técnicas... a e um estudo apurado das mesmas...
    A mente tem inúmeros poderes... que não utilizamos plenamente... mas que operam milagres, quando se acredita em algo...
    Médicos podem utilizar o efeito placebo, por exemplo, para curar uma determinada patologia, sem que o doente, de tal se aperceba.
    O efeito sugestão opera milagres... e se o mesmo for manipulado... as pessoas são facilmente controláveis... por isso, um efeito muito aplicado nas técnicas de marketing e publicidade.
    Hoje em dia... dada a superficialidade de tudo, que a voragem do tempo implica... o efeito sugestão... é tudo! Em várias áreas! E na religião também!... Sem a menor das dúvidas, quanto a isso!...
    Um post fantástico e super interessante, como sempre, por aqui!
    Gostei imenso!
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Lourisvaldo.
    Eu acredito em milagres. Orar com outras pessoas cria uma união especial e convida o poder de Deus a atuar de uma maneira especial. "Pois onde se reunirem dois ou três em Meu nome, ali eu estou no meio deles". Mateus 18:20. O que vocês pedirem em Meu nome, Eu farei". João 14:14. O meu testemunho é imenso rsrs. Vou contar apenas os que me marcaram mais. Eu fui a uma igreja de crente, onde ouvir dizer que faziam milagre e revelação. Eu era mesmo muito descrente e resolvi ir sozinha. Fiquei la no fundo e o pastor me disse hoje tem uma moça e foi descrevendo a minha vida, e para terminar me disse Jesus mandou dizer que você vai criar a sua filha, não faça nada o que está planejando fazer, venha aqui. E me disse ate a roupa que eu estava usando, blusa vermelha etc. Fiquei tão assustada que sumir de la rsrs. Só Deus sabia dos meus planos e isso mim marcou muito. A outra vez estava com uma dor horrível e uma enfermeira me pediu para orar e a dor sumiu rsrs. Ao decorrer da minha vida, conheci também muitos charlatãos, mas acho piamente que todos aqueles que creiam em Deus pode sim fazer milagre em seu nome. Um lindo final de semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lourisvaldo!Acho que existem as duas coisas:existem milagres e existe enganação.O negócio é discernir uma coisa da outra.Acredito no poder da fé e em Deus independente de qualquer religião,inclusive já frequentei igrejas evangélicas e deixei de frequentar,por não concordar com certas coisas que via por lá e que achava erradas.Lavagem cerebral? Claro que existe. Vc falou no medo e este é muito presente,tipo: se você não for fiel não vai para o céu,Jesus virá levará os fiéis e você ficará aqui neste mundo para sofrer... e por aí vai...

    ResponderExcluir
  12. Deus é o mesmo, independente da religião professada. Mas o caminho até Ele está na fé, algo que mora dentro de nós e que não depende de terceiros. Quem crê e confia, obtém os milagres. São muitos os que já chegaram ao nosso conhecimento e que a ciência não conseguiu explicar. Mas há os que influenciam, enganam, sugestionam e até fanatizam. E gravam espetáculos para convencimento. Não lhes dou importância.

    ResponderExcluir
  13. Olá Lourisvaldo
    Eu acredito que nem todas as curas que acontecem neste templos são de Deus mas sim de satanás, pois ele se reveste até de anjo de luz, assim diz as escrituras, creio que jesus cura, mas temos que observar os frutos destes.
    Abraço, ótima semana á vc.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Lourisvaldo,

    Creio em milagres. Grande é a força e o poder da fé. Por outro lado, parece-me que o que ocorre nos cultos é o resultado de sugestão, influência ou lavagem cerebral. Vejo tudo como teatral demais. Chego até a pensar que se trata de coisa ensanhada e ou combinada. Não havia ainda considerado a hipótese de hipnose, que me parece viável.
    De outra parte, acredito em influências espirituais, que podem ser afastadas através de médiuns sérios, que são instrumentos de Deus para levar aos doentes de corpo e alma o alivio, o consolo ou até mesmo a cura, conforme a vontade de Deus e merecimento de cada um. Sabe-se que muitos precisam passar por provações,com vistas a resgates, e, por isso mesmo, não receberão a cura, mas somente o lenitivo do amparo.

    Feliz semana

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Lourisvaldo,
    Acredito que Deus é o mesmo, independente da religião. O que muda é a forma como nos comunicamos com Ele.
    Acredito também em cura, desde que haja merecimento e seja da vontade do Pai. Em qualquer religião, é necessário discernimento, algumas pessoas tem uma fé cega no que ouvem e vêem, é preciso racionalizar e questionar.
    Um abraço,
    Sônia.

    ResponderExcluir
  16. eu acho interessante esses "milagres por ai em varias igrejas, sendo publicadas em canais de TV, mas se ha tanto poder assim porque eles não vão para as portar dos hospitais , casas de repouso clinicas psiquiatras e curam essas pessoas que realmente precisam? Cadeirantes andando, cegos enchergando, cancer curado....como explicar ?
    não duvido de milagres mas também não sou hipócrita a acreditar em coisas que são de caráter duvidoso

    ResponderExcluir
  17. Bom meu amigo, eu acredito sim no poder da sugestão, tanto é que algumas pessoas podem estar de frente com a realidade e parecem não conseguir enxergá-la ... Tamanha é a sua crença em alguma coisa ou em alguém ...

    Acredito também que a fé remove montanhas, nosso cérebro é uma caixa de pandora, usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral, e já fazemos coisas incríveis, imagine quando conseguirmos usar o restante?

    Hipnose ou alto sugestão não é em todos que funciona, mas com certeza em alguns dá certo, acho que depende muito do que você procura ou deseja para sua vida.

    É um assunto polêmico e ao mesmo tempo interessante!

    Abraços!
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  18. Estou aguardando por mais postagens no meu blog, porque já comentei esse assunto. hihi
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  19. Lourisvaldo passando pra desejar um ótimo final de semana, abraços.

    ResponderExcluir
  20. Lourivaldo, como eu já havia comentado nesse seu artigo, passei mais para lhe agradecer seus comentários deixados no Serras....

    Fico lisonjeado em poder contar com sua efetiva colaboração.

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá Lourisvaldo
    Eu acredito sim, pois tinha uma pastora aqui queia fazer psicologia para aprender mais tecnicas sobre o ser humano, tudo em nome do tal dízimo e ofertas, uma vergonha. Acho que acontece sim, é só não nos deixarmos levar por qualquer vento de doutrina, pois na minha opinião Deus não está em todas.

    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Passando para agradecer sua visita e comentário, por lá no meu canto, Lourisvaldo!
    Abraço! Desejando-lhe um óptimo final de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  23. Também acredito em cura, acredito em milagres mas, desde que haja merecimento e seja da vontade de Deus. É necessário, no entanto, ter discernimento. A fé cega é muito perigosa, por este motivo é preciso racionalizar e questionar.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Lourisvaldo.
    Meu amigo a vida de todos nós está corrida, também estou diminuindo as postagens e visitando de acordo com meu tempo livre, retornei ao trabalho e diante da minha rotina que já era agitada rsrs, ficou pior ainda, mas sempre que possível aqui estarei buscando saber noticias suas e desejando um feliz final de semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oi Lourisvaldo!Me avisa quando atualizar??
    Fico no aguardo.Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. As mudanças DEVEM SE FAZER, LENTAMENTE.

    FELIZ DIA DA MÃE, LOURISVALDO!

    Abraço ♥


    ResponderExcluir
  27. Meu caro Lourisvaldo
    Passei algum tempo sem vir cá... apenas por falta de tempo. Mas aqui estou! :)
    Como lhe disse a primeira vez que aqui vim, não gosto de falar de religião, a não ser em círculos muito restritos. Mas gosto MUITO de ler sobre o assunto.
    Sobre milagres confesso que sou bastante céptica... Acredito que acontecem só muito excepcionalmente, e ainda assim... com bastantes restrições.
    A mente humana é muito complexa, e a minha formação em psicologia aconselha-me a desconfiar até do que os meus olhos vêem... :)
    Há pessoas facilmente sugestionáveis, ao passo que outras não se convencem com facilidade. E isto nada tem a ver com fé, porque essa ou se tem ou não se tem - o que não quer dizer que não se possa adquirir...

    Meu amigo, tentarei vir lê-lo com mais assiduidade, pois é com muito prazer que o faço.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  28. Olá Lourisvaldo,

    Vejo que você também está em pausa por aqui.
    Pausas são necessárias ou até impositivas. Precisamos delas.
    Muito obrigada pela gentil passagem pelo meu Recanto.
    Espero que tudo esteja bem com você.

    Ótimo final de semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir