19 de abri de 2017
Quinto dia da audiência do caso apresentado pelo Ministério da Justiça à Suprema Corte daRússia, com o objetivo de proscrever as Testemunhas de Jeová.
O conteúdo abaixo é uma
tradução direta do texto encontrado em jw-russia.org. Como o site é
administrado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a organização
por trás das Testemunhas de Jeová, o conteúdo é tendencioso em direção à sua
causa.
Nos trabalhos da manhã, foi
discutido alguns assuntos interessantes.
- As Testemunhas de Jeová ficaram sob suspeitas de terem motivos ocultos para ajudar cidades da Rússia. Representantes do Centro Administrativo não negaram totalmente tais alegações, mas disseram que "não é exatamente assim". As ex-Testemunhas sabem muito bem que o objetivo principal das Testemunhas de Jeová é fazer com que sua organização pareça atraente para potenciais conversos. Sempre há motivos ocultos para as ações das Testemunhas de Jeová.
- Uma citação de um livro da Torre de Vigia intitulado O Homem em Busca de Deus foi lida para o tribunal. A citação exata é encontrada na página 8 do livro, parágrafo 11. O que é interessante sobre esta citação é que as Testemunhas de Jeová não toleram as ex-Testemunhas de Jeová que têm "um ponto de vista diferente". Elas são rotuladas como "apóstatas", desassociadas, evitadas e tratadas como se fossem "filhos do diabo".
- Os ex-membros que tiveram problemas sérios com a política de sangue vão achar frustrante a posição da Torre de Vigia diante das questões feitas pelo tribunal sobre este assunto.
- O tribunal também estava interessado em saber quem possui o site jw-russia.org.
Nos trabalhos da tarde, houve
outros assuntos de interesse.
- O formato das atas das reuniões das diversas LROs parece ser quase idêntico, como se houvesse uma orientação formal sobre a abordagem.
- Os vídeos relacionados ao plantio de provas foram discutidos, mas não foram vistos pelo tribunal.
- Foram discutidos documentos de várias organizações nacionais e internacionais que condenam a possível proibição das Testemunhas de Jeová.
- Documentos relativos a casos de transfusão de sangue não foram admitidos nos autos.
- Os representantes da Testemunha de Jeová admitiram que uma carta (veja aqui e aqui) encontrada em um site de mídia russa, alegadamente emitido pelo Centro Administrativo, era autêntica.
- As propriedades alegadamente pertencentes ao Centro Administrativo e às LROs foram examinadas. As Testemunhas de Jeová alegaram que tais propriedades não eram mais delas. Esta alegação pode ser verdadeira com base em recentes tentativas de transferir legalmente as propriedades para os membros individuais, como mostram as cartas citadas.
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9:00
Mais pessoas do que nunca
formaram uma multidão na frente da Suprema Corte. A fila começou a se formar à
noite. Muitos, de diferentes cidades em toda a Rússia, vieram especialmente
para a ocasião. Como o clima em Moscou estava frio, a maioria estava vestida
com roupas de inverno. Às vezes alguns traziam café e bolos para aqueles em pé
na fila. Os policiais trabalharam profissionalmente e em harmonia para garantir
a segurança daqueles que estão lá para comparecer à audiência.
10:05
Chenkov fez uma moção para
admitir novos documentos. Referindo-se ao processo em curso, ele relatou que,
em março / abril de 2017, as agências policiais em toda a Rússia invadiram seus
prédios religiosos, exigiram que eles parassem de se reunir, interrogaram os
crentes e reescrevessem seus dados de passaporte. Os promotores emitiram
advertências de responsabilidade criminal relacionadas ao extremismo por causa
de reuniões para estudar a Bíblia. O Ministério da Justiça opôs-se à moção. O
tribunal determinou que tais documentos devem ser anexados aos autos.
10:15
O representante do Ministério
da Justiça pediu que cópias das decisões da Comissão e Filial do Centro
Administrativo sobre a nomeação das diretorias das LROs sejam anexadas aos
autos. De acordo com o Ministério da Justiça, estes documentos atestam o papel
de liderança do Centro. Permite-se aos s representantes do Centro
Administrativo se expressarem sobre o assunto. Na sua opinião, esta é evidência
insustentável. O advogado da Torre de Vigia chama a atenção para o fato de que alguns
originais são datados 1998 e antes (isto é, antes de o Centro Administrativo
ser registrado sob a nova lei). Além disso, o conteúdo das certidões cumpre
integralmente a Carta do Centro Administrativo. Certificados foram emitidos com
base no fato de que a Carta das LROs estava passando por alterações, por isso
os certificados foram emitidos para confirmar que as pessoas indicadas neles
ainda eram membros das diretorias das LROs. O tribunal determinou que tais
documentos deveriam ser anexados aos autos, com exceção daqueles que foram
emitidos antes do novo registro do Centro Administrativo.
10:25
O tribunal iniciou o exame das
provas apresentadas nos autos. O primeiro documento era a declaração do
Ministério da Justiça. O tribunal pediu à representante do Ministério da
Justiça para esclarecer por que razão o departamento tinha pedido para liquidar
todos as LRO juntamente com o Centro Administrativo. Perguntou se o Ministério
da Justiça pretendia esclarecer a queixa. O Ministério da Justiça não
pretendia. Os advogados da Torre de Vigia chamaram a atenção para a propriedade
listada na queixa e afirmaram que ela não pertencia ao Centro Administrativo.
10:35
O tribunal examinou o
documento "Os Fundamentos da Doutrina e as Práticas das Testemunhas de
Jeová". o advogado chamou a atenção para as disposições sobre o amor ao
próximo e tolerância (que contradiz diretamente a noção de extremismo). Eles também
foram convidados a ler as disposições onde dizia que as Testemunhas de Jeová
estavam tentando dar a seus filhos uma boa educação.
10:40
A Carta do Centro
Administrativo é investigada. O tribunal está interessado na questão de se os
grupos religiosos fazem parte da estrutura das LROs. O tribunal quer saber
quantos grupos não estavam registrados. Os advogados explicaram que os grupos
não registrados fazem parte da estrutura do Centro Administrativo: O conceito
de "estrutura" na "Lei da Liberdade de Consciência" está
associado à separação da religião do estado. As religiões existem de acordo com
sua estrutura hierárquica interna institucional, à qual o Estado não interfere.
A este respeito, os advogados acreditam que o Centro Administrativo não tem de
manter documentação legal relacionada com as atividades de grupos não
registrados e, portanto, não pode fornecer ao tribunal informações oficiais.
10:47
O tribunal anuncia uma pausa
técnica de 10 minutos.
11:00
O estudo dos documentos
continuou. O tribunal listou várias decisões judiciais. Quando foi investigada
a decisão do Tribunal Regional de Rostov de 2009 (em relação à LRO Taganrog), o
representante da Watchtower, Omelchenko, chamou a atenção para o fato de que
tal decisão foi tomada antes da decisão da Assembleia da Suprema Corte, que
determinou o que era e não era extremismo. Por exemplo, por esta decisão, a
comunidade Taganrog das Testemunhas de Jeová, bem como suas publicações, foram acusadas
de "minar o respeito por outras religiões", "recusar o uso de
sangue para fins médicos" e "recusar cumprir obrigações civis".
Além disso, várias publicações foram consideradas extremistas quando não tinham
absolutamente nada a ver com o extremismo. Por exemplo, a brochura "Testemunhas
de Jeová - Quem são elas? Em que creem?
foi considerado extremista por mencionar que as Testemunhas de Jeová não
pegam em armas. Havia outros exemplos.
11:10
Representantes do Centro
Administrativo chamaram a atenção para o fato de que decisões judiciais foram
emitidas sem a participação do Centro Administrativo. Portanto, eles acreditam
que não poderiam ser usados como evidência neste processo.
11:15
O representante do Centro
Administrativo, Novakov, chamou a atenção para o fato de que pelo menos uma
decisão judicial, embora anexada aos autos, pelo Ministério da Justiça, foi
anulada por um tribunal superior.
11:20
Está em discussão o Relatório
de Inspeção do Ministério da Justiça. Os advogados do Centro Administrativo
chamaram a atenção para o que consideram ser a falta de confiabilidade da
conclusão do Ministério da Justiça de que o Centro Administrativo esconde
informações sobre literatura importada. Com efeito, tendo apresentado mais de
70 000 folhas de documentos para análise ao Ministério da Justiça, o Centro
Administrativo recusou-se a fornecer informações que o Ministério da Justiça
solicitou referente às autoridades aduaneiras no âmbito da cooperação
interinstitucional.
11:30
O representante do Ministério
da Justiça chamou a atenção para o fato de que, de acordo com um dos
documentos, mais de 2000 grupos não registados operavam sob a supervisão do
Centro Administrativo. Os advogados do Centro Administrativo explicaram que se
tratava de uma estrutura espiritual interna.
O tribunal pergunta ao
Ministério da Justiça por que o volume de negócios e os balanços foram anexados
aos autos. O representante do Ministério da Justiça explicou que as declarações
podem indicar que "dinheiro foi enviado para financiar atividades
extremistas". O tribunal pediu evidências de que o dinheiro foi gasto em
atividades extremistas e não em objetivos estatutários comuns. O Ministério da
Justiça não tinha dados exatos. Toporov, representante do Centro
Administrativo, chamou a atenção para o fato de que, como parte de uma
auditoria do Ministério da Justiça, o Centro Administrativo forneceu todos os
seus contratos de doação com o objetivo principal de explicar suas
transferências financeiras. A pergunta de Toporov foi: "Por que o
Ministério da Justiça não apresentou esses documentos ao tribunal?"
11:40
O representante do Centro
Administrativo, Omelchenko, perguntou à representante do Ministério da Justiça:
"Você pode especificar o montante gasto, quando foi gasto, por quem e para
que tipo de atividade extremista foi usado?" O Ministério da Justiça não
tinha essa informação.
11:45
Os documentos que autorizavam
o Ministério Público recolher informações sobre a propriedade dos crentes foram
examinados. Os representantes do Centro Administrativo estavam interessados
na resposta da representante do Ministério da Justiça sobre qual o objetivo
de coletar essas informações. Resposta: para fins de confisco de bens no caso
de o tribunal decretar a proscrição.
11:50
Foram examinadas cartas de
agradecimento de autoridades russas por ajuda prestada pelo Centro
Administrativo e LROs em melhorias das cidades. A representante do Ministério
da Justiça acreditava que as Testemunhas de Jeová estavam fazendo essas
melhorias para o propósito de atividade missionária. Chenkov, referindo-se à
representante do Ministério da Justiça, disse: "Svetlana Konstantinova, quando
se tratava de financiar às LROs, você suspeitava de objetivos extremistas; quando
os crentes participaram ajudando a cidade, você novamente usa de algum truque
sujo. Não pode ser assim! "
11:55
Chenkov chamou a atenção para
o Exame Estatal de Religiões do Ministério da Justiça, a base do qual o Centro
Administrativo foi registrado em 1999. Conclusões dessa perícia ainda estavam
em vigor. Zhenkov acredita que uma tentativa de revisar as conclusões da
perícia competente na sessão da corte era inaceitável.
12:00
A Corte passou a analisar
conclusões de especialistas, das quais 70 testemunharam sobre a ausência de
extremismo nas publicações das Testemunhas de Jeová. Muitos desses estudos
foram conduzidos em instituições acadêmicas em nome do Ministério da Justiça.
Por exemplo, Chenkov, referindo-se às conclusões da instituição acadêmica
estadual, cita o livro "O Homem em Busca de Deus” (incluído na Lista
Federal de Materiais Extremistas). O livro diz [na página 8, parágrafo 11]:
"Estudar diferentes religiões não necessariamente implica infidelidade
para com a própria fé da pessoa, mas, antes, esta pode ser ampliada por se
observar como outras pessoas têm ido em busca da realidade e têm sido
enriquecidas por sua busca”. Especialistas não encontraram sinais de extremismo
no livro, mas sim o oposto.
12:05
O Ministério da Justiça
considerou que estes exames foram efetuados a pedido das autoridades
competentes do Centro Administrativo, o que significa que contêm opiniões
tendenciosas dos peritos. Omelchenko explicou que isso não era verdade: uma
parte significativa dos exames foram realizados a pedido dos tribunais,
agências de aplicação da lei e autoridades aduaneiras.
12:15
As decisões judiciais e
sentenças que entraram em vigor estavam sendo investigadas, o que prova a
ausência de extremismo nas publicações das Testemunhas de Jeová. Os crentes
foram processados e alguns foram mantidos presos por até cinco anos antes de
serem absolvidos. Agora eles são novamente ameaçados com sanções caso as
queixas do Ministério da Justiça sejam atendidas.
12:17
Representante Novakov: O
plantio de materiais extremistas nos Salões do Reino das Testemunhas de Jeová
está em proporções epidêmicas na Rússia. Novakov descreveu os eventos de 20 de
setembro de 2016 em Artse Nezlobnaya (região de Stavropol), quando os
departamentos de aplicação da lei arrobaram as portas e plantaram materiais
extremistas debaixo das câmeras de vigilância.
12:19
Omelchenko: O Ministério da
Justiça não fez nada para garantir que as conclusões de especialistas sobre a
literatura das Testemunhas de Jeová não diferissem entre os exames feitos no
Norte e no Sul do país. Como parte dos processos judiciais, o Ministério da
Justiça não analisou as decisões judiciais que entraram em vigor no
reconhecimento do material das Testemunhas de Jeová como extremistas.
12:25
Foram revistas as decisões da
Comissão Europeia dos Direitos Humanos (CEDH). Apesar do fato de que a CEDH deu
interpretação legal à decisão de recusar transfusão de sangue por parte dos
crentes, o tribunal novamente desenvolveu uma discussão com respeito à
transfusão de sangue. A representante do Ministério da Justiça referiu-se a um
caso em que uma criança das Testemunhas de Jeová morreu após um acidente
terrível, e também se referiu a um caso envolvendo a morte de uma criança
nascida com múltiplas deformidades. O tribunal perguntou à representante do
Ministério da Justiça se havia uma relação causal entre o não uso do sangue do
doador e as mortes ocorridas. Os advogados do Centro Administrativo informam ao
tribunal sobre as informações que a representante do Ministério da Justiça está
deixando de lado: em ambos os casos, foram iniciados processos penais contra os
pais, foram realizadas extensas avaliações de peritos para estabelecer a
ausência desse nexo de causalidade. Os
pais foram absolvidos por falta de provas.
12:40
Foram examinados os materiais
comprovativos de que os crentes submeteram às autoridades competentes a
falsificação de fatos (plantação de provas).
12:45
Decisões judiciais sobre o
reconhecimento da literatura como material extremista. Verificou-se que nem o
Centro Administrativo nem os representantes da editora (Torre de Vigia)
estiveram envolvidos nos casos. Os representantes do Centro Administrativo
falaram sobre o duplo padrão dos órgãos estatais. Quando era necessário
reconhecer a literatura como extremista, o Centro Administrativo não foi
autorizado a participar nos casos, mas quando houve a decisão de liquidar o
Centro Administrativo, esta foi baseado nos fatos de que a literatura tinha
sido reconhecida como extremista.
13:00
Nos autos havia DVDs com
vídeo-gravações. Novakov disse que tais materiais ajudariam a entender se o
Centro Administrativo havia trazido materiais proibidos para seus Salões do
reino, ou se qualquer outra pessoa tinha feito isso. Os discos permitiriam ao
tribunal ver a reação dos próprios crentes - como eles ficaram indignados com a
constatação de que havia materiais proibidos em seus Salões do Reino
13:05
O tribunal perguntou quando
começou o plantio de provas. Segundo Novakov, os eventos na aldeia de
Nezlobnoya remontam a setembro de 2016. Foi apenas por causa das gravações de
vídeo que os policiais se recusaram a apresentar acusações contra as LROs.
Novakov descreveu plantio de provas capturadas por câmeras em outras cidades
russas.
13:10
O tribunal perguntou aos
representantes do Centro Administrativo se eles apelaram de todos esses fatos
e, se apelaram, se houve algum resultado. Os representantes confirmaram que
apelaram e continuamente apelam, mas até agora não foram bem-sucedidos. O
tribunal procedeu a examinar outras provas sem visualizar a gravação de vídeo.
13:20
No total, há pelo menos 43
volumes de provas nos autos. Até agora, o tribunal examinou 24 volumes.
13:25
O tribunal lê a declaração
pública do Centro Administrativo de que eles não têm nada a ver com o
extremismo. O pedido foi originalmente publicado no site jw-russia.org. Neste
caso, o tribunal quer saber quem é o proprietário dos direitos autorais deste
site. Os representantes do Centro Administrativo informam que o site pertence à
entidade estrangeira "Sociedade Torre de Vigia". O centro
administrativo não tem um site; assim, a declaração foi postada no site de uma
outra organização das Testemunhas de Jeová.
13:30
Vários dos volumes de
evidências nos autos consistem em inspeções de LRO pelas autoridades, mas
nenhuma violação da lei foi identificada. O Ministério da Justiça solicita que
cópias de vários avisos enviados ao Centro Administrativo sejam anexados aos
autos.
13:43
O tribunal anuncia uma pausa
até às 14:30.
14:40
A audiência continuou. O
volume 39, que contém as anotações de reuniões de LRO de várias cidades, é
revisto. A ata registra em detalhes os eventos associados ao plantio de
literatura extremista, bem como medidas que foram tomadas contra o surgimento
da literatura extremista nos edifícios religiosos.
14:45
O tribunal chama a atenção
para o fato de que a forma utilizada para a ata de reunião das diferentes LROs
eram semelhantes entre si. O tribunal está interessado em saber se existe um regulamento
aprovado usado para estas atas de reunião. Omelchenko explica que não há regulamento.
A razão para a sua semelhança justifica-se pelo de que os crentes se comunicam uns
com os outros.
14:50
O tribunal novamente pergunta
aos representantes do Centro Administrativo se eles pretendem contestar as
decisões do tribunal que formaram a base da queixa. Omelchenko deixa claro que
o atual processo judicial não era uma revisão dessas decisões. Neste processo,
como qualquer outra prova em um caso, o tribunal deve avaliar o grau de sua
relevância.
15:02
Fotografias a cores foram
visualizadas. Eram quadros congelados de materiais de vídeo que provam o
plantio de materiais extremistas em Salões do Reino. Novakov chamou a atenção
para um único esquema que foi realizado em todo o país e que foi de plantio de
provas.
15:07
Outra característica do plantio
de provas foi o falso testemunha. Um exemplo foi constatado pela notória
amizade entre uma das testemunhas e um oficial do FSB em uma rede social.
15:08
Na aldeia de Kurdzhinovo (Karachaevo-Cherkessia)
os crentes foram multados com base em declarações feitas por falsas
testemunhas. Posteriormente, essas testemunhas admitiram que, conscientemente,
prestaram falsos testemunhos sob pressão da lei. Novakov destacou que tais
admissões estavam disponíveis nos autos.
15:13
Omelchenko chamou a atenção
para as decisões judiciais proferidas em Voronezh. O tribunal avaliou
corretamente que o material encontrado escondido embaixo de um tapete no chão era
claramente uma prova plantada. Como o tribunal de Voronezh observou na sua
decisão, o fato de as testemunhas professarem a mesma religião poderia ser dado
como fundamento para duvidar da autenticidade do seu testemunho.
15:16
Omelchenko retorna à pergunta
levantada mais cedo, às14:45. Ele mostrou ao tribunal uma série de formulários
de diferentes LROs. Estes formulários variam muito. O tribunal perguntou à
representante do Ministério da Justiça se seu departamento tinha dúvidas de que
existiam formulários que diferem no design. Ela não tinha dúvidas. Nem o
tribunal teve dúvidas.
15:20
Toporov chamou a atenção para
o fato de a decisão de liquidar a LEO de Birobidzhan foi feita num julgamento
envolvendo o mesmo representante do Ministério da Justiça, S. Borisova. O
Centro Administrativo não esteve envolvido no caso, uma vez que seus direitos
não foram afetados. Portanto, Toporov ficou surpreso que, neste caso, o
Ministério da Justiça mudou a sua posição e aplicou a decisão da LRO de Briobidzhan
ao Centro Administrativo.
15:25
Examinaram-se documentos
assinados por vários organismos e organizações internacionais e nacionais que
expressaram preocupação com a aplicação da legislação anti-extremismo às
Testemunhas de Jeová. Omelchenko leu trechos típicos desses documentos,
incluindo apelos que foram feitos à Federação Russa para parar a perseguição
política aos fiéis.
15:42
O tribunal volta às petições que
foram anteriormente adiadas. O representante do Ministério da Justiça pediu
para anexar aos autos 12 decisões que deram aos médicos o direito fazer
transfusão de sangue em menores de idade. Os representantes do Centro
Administrativo protestaram dizendo que essas decisões não eram relevantes para
o caso.
- Em primeiro lugar, a rejeição de uma transfusão de sangue não está relacionada com o conceito de extremismo (o Ministério da Justiça não citou nada mais no seu processo para proibir as Testemunhas de Jeová, à exceção dos motivos de atividade extremista).
- Em segundo lugar, o Centro Administrativo não era parte nesses processos e nem sequer é mencionado nessas decisões.
- Em terceiro lugar, a introdução destas decisões afeta a confidencialidade médica. Para que eles possam avaliar os julgamentos, bem como seus registros médicos, o tribunal teria de procurar o consentimento dos pacientes. Em todas as decisões, sem exceção, os pais tratariam seus filhos e os trataram em hospitais. No que diz respeito à recusa de tratamento, isso era um fato.
Chenkov chamou a atenção para
o fato de que a decisão do TEDH, que dá interpretação jurídica à recusa de
transfusões de sangue, deu exemplos de proibições no Islã e na Igreja Ortodoxa,
que podem ser potencialmente perigosas para a saúde. "No entanto, o
Ministério da Justiça não vem com um processo para liquidar a organização
centralizada dessas religiões", observou Chenkov.
15:59
O tribunal se recusou a
incluir nos autos decisões judiciais relacionadas a procedimentos de transfusão
de sangue.
16:10
O tribunal decide se anexa
cópias de 28 ações do Ministério Público, ou seja, avisos emitidos contra
várias LROs. Estas ações foram realizadas ao longo de muitos anos, não apenas
nos últimos 3 anos.
16:20
O tribunal pergunta por que o
Ministério da Justiça não recorreu aos tribunais locais sobre estas ações. O
Ministério da Justiça explicou que as violações eram menores ou eliminadas.
Representantes do Centro Administrativo observaram que essas ações não estavam
relacionadas com atividades extremistas. O tribunal se recusou a anexar essas
ações aos autos.
16:22
O tribunal voltou à questão sobre
se anexa aos autos uma cópia de um documento interno das Testemunhas de Jeová,
que foi recebido pelo Ministério da Justiça a partir de fontes externas (o site
da NTV). Os representantes do Centro Administrativo confirmaram a autenticidade
do texto. Eles explicam o conteúdo da carta ao tribunal, que detalha o
procedimento relativo às doações voluntárias do crente. Eles explicam ao
tribunal o que é o "corpo de anciãos" e quem são os "Superintendentes
de Distritos". Tendo em conta as explicações detalhadas, o tribunal decide
anexar este documento aos autos.
16:35
Em resposta a uma declaração
da representante do Ministério da Justiça que os presidentes de LRO são
nomeados por imposição do Centro Administrativo, Toporov chamou a atenção para
o texto, "recomenda como presidente de LRO".
16:36
Os representantes do
Ministério da Justiça pedem que uma lista atualizada dos bens de propriedade do
Centro Administrativo e das LRO, que foram copiados do registro estadual, seja
anexada aos autos. O tribunal dá aos réus 10 minutos para examinar com o documento.
16:38
Uma pequena pausa técnica é
anunciada.
17:11
A audiência retomou. Os
representantes da requerente, após ter lido o documento, comentam que ele não é
uma informação relevante, porque era uma propriedade que antes era propriedade
do Centro Administrativo ou das LRO, mas que já não é mais. O Ministério da
Justiça explica que os dados contidos neste documento foram fornecidos pela
Rosreestr (Serviço Federal de Registro de Estado, Limites e Cartografia). O
tribunal decide anexar.
17:16
O tribunal está interessado na
ligação entre a LRO e o Centro Administrativo no que diz respeito à forma como
e estatuto de LRO é formatado. Para este efeito, o juiz pergunta às partes se
têm um exemplo de um estatuto de LRO. O Ministério da Justiça não tem.
Omelchenko apresenta ao tribunal uma amostra de estatuto das LROs das Testemunhas
de Jeová. O texto do estatuto afirma que a LRO está incluída na "estrutura
canónica" do Centro Administrativo e pertence à "confissão religiosa
das Testemunhas de Jeová". Não existe uma redação relativa à "unidade
estrutural" (um termo aplicado aos partidos políticos), do qual o autor
insiste em afirmar que existe.
17:29
O tribunal recusou a moção
apresentada anteriormente para assistir a um vídeo sobre o plantio de materiais
extremistas em Salões do Reino.
17:30
Como não há mais pedidos, o
tribunal anuncia a continuação das audiências na quinta-feira, 20 de abril de
2017, às 14h (hora da Russia).
(Esta postagem foi traduzida com a ajuda do Google Tradutor)
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