Imprensa faz transmissão de frente ao Tribunal. |
12 de abril de 2017 -
Quarto dia da audiência do caso apresentado pelo Ministério da Justiça à Suprema Corte
da Rússia, com o objetivo de proscrever as Testemunhas de Jeová.
O conteúdo seguinte é baseado
em relatórios extremamente preconceituosos do site jw-russia.org. O conteúdo
aqui é muito tendencioso em direção às Testemunhas de Jeová. Ele fornece poucos
detalhes ao relatar os argumentos apresentados pelo Ministério da Justiça e
ex-Testemunhas de Jeová. Isso é
óbvio na transcrição a partir do tempo 16:05.
A maioria das ex-Testemunhas
de Jeová, ao ler o relatório abaixo, verá sinais claros de ocultação de fatos
pelos advogados que representam o Centro Administrativo. O leitor faria bem em
ter em mente que:
Quando os advogados do Centro Administrativo não respondem
diretamente a perguntas feitas pelo juiz ou pela representante do Ministério da
Justiça, mas respondem usando analogias, trata-se de uma tentativa dos
advogados de confundir a questão e fazer declarações sem ter que mentir para o
tribunal.
Considere o testemunho de
Vilen Kantere; ele afirma que sua religião não desestimula a busca de educação
superior. Isso contradiz o próprio testemunho do Corpo Governante no site
jw.org. Além disso, considere cuidadosamente o testemunho da testemunha
feminina. Quando perguntado por que ela não se tornou uma fundadora da LRO
(Associação Jurídica Local), ela afirma "eu não vejo a necessidade".
Como ela é uma mulher, isso não lhe é permitido dentro da religião das
Testemunha de Jeová, mesmo que ela ‘visse necessidade’. Todas essas respostas
enganam o tribunal.
Você também notará que, apesar
de o tribunal dar cerca de 3 horas para para o interrogatório de quatro testemunhas
que foram Testemunhas de Jeová, o site jw-russia.org cita apenas as partes de
seus depoimentos que encontraram acusações infundadas. Por que não relatar outros
aspectos de seus testemunhos, tais como o efeito que a rejeição teve em suas
vidas? Se as Testemunhas de Jeová não se consideram extremistas, certamente o site jw-russia.org poderia ter informado sobre os efeitos que a rejeição teve sobre
a vida desses ex-membros. Isso permitiria aos leitores formular uma opinião
mais abalizada.
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Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
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Mas não se preocupe. Você
encontrará mais detalhes sobre os testemunhos das ex-Testemunhas de Jeová clicando
aqui.
Nota: Se alguém sabe como
podemos obter as transcrições completas do processo, entre em contato conosco.
8:00
Oito horas em ponto em Moscou.
Era uma revigorante manhã, mas de congelar os dedos. Havia mais de 200 pessoas
esperando na entrada. Os primeiros chegaram ao local às 5:30; outros
acomodavam-se em carros estacionados na frente do tribunal.
9:30
Na véspera de 11 de abril de
2017, a maioria das Testemunhas de Jeová na Rússia foi capaz de celebrar a Ceia
do Senhor. As informações que chegam é que a polícia e outras agências
policiais invadiram sua celebração em Snezhinsk (região de Chelyabinsk). Eles questionaram
o direito de se envolverem em práticas religiosas. Oficiais da lei também atuaram
em Krasnoyarks e Michurinsk (região de Tambox), onde fizeram perguntas e
distribuíram folhetos aos crentes.
9:58
"Por favor, levantem-se".
O tribunal anunciou a continuação da audiência. A palavra é dada ao advogado da
Torre de Vigia, Anton Omelchenko, para que forneça explicações. Omelchenko
disse que explicaria como a reivindicação do Ministério da Justiça viola as
disposições da Constituição da Federação Russa e os tratados internacionais.
10:12
Omelchenko apresentou um
argumento convincente que mostra que o processo do Ministério da Justiça
contradiz os artigos 9.10 e 11 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem; artigos
28, 29 e 30 da Constituição da Federação Russa, bem como as disposições do
Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. Ele cita decisões da Comissão
Europeia de Direitos Humanos (CEDH), em que o tribunal assegurou às Testemunhas
de Jeová o direito à liberdade de religião. As alegações do Ministério da
Justiça, portanto, não têm justificadas.
10:18
A CEDH, nas suas decisões,
definiu claramente quais os casos que podem ser considerados como incitando o
ódio e a inimizade: incitamento à violência, luta de extermínio entre famílias
e chamadas que justificam a necessidade de usar a força física. É digno de nota
que, no memorando enviado à CEDH pela Federação da Rússia, o Ministério da
Justiça reconheceu que não há incentivo explícito à violência na literatura das
Testemunhas de Jeová (parágrafo 41).
10:25
Omelchenko observou que as congregações
das Testemunhas de Jeová, que o Ministério da Justiça quer liquidar, receberam
muitas cartas de recomendação das autoridades locais, mas não receberam avisos
sobre a inadmissibilidade da atividade extremista.
10:31
Falando em relação às medidas desproporcionais
tomadas pelo Ministério da Justiça, Omelchenko enumera as medidas tomadas pelo
Centro Administrativo das Testemunhas de Jeová:
- O Centro Administrativo notificou todas as LROs sobre os livros que passaram a constar na Lista Federal de Materiais Extremistas.
- O Centro Administrativo estabeleceu um processo para evitar o surgimento de materiais extremistas.
- O Centro Administrativo manteria informadas as autoridades.
- O Centro Administrativo perguntou ao Ministério Público que outras medidas poderiam ser tomadas pelas Testemunhas de Jeová para evitar serem acusadas de atividades extremistas.
10:43
O direito internacional proíbe
o tratamento desumano ou degradante. Esta lei protege a dignidade de uma
pessoa, incluindo o direito à integridade mental. A ação do Ministério da
Justiça que visa proscrever das Testemunhas de Jeová viola o direito moral e físico
do indivíduo, obrigando-o a temer abertamente professar sua fé. Algumas vítimas
de processos penais em Taganrog deixaram a Federação Russa e receberam asilo
político na Europa. A fuga deles mostra claramente que os crentes têm medo de
professar abertamente sua religião. Evidentemente, a maioria das 175.000
Testemunhas de Jeová não sairá da Rússia, então é mais provável que sejam
perseguidas.
10:50
Omelchenko analisou a
legalidade das ações do Ministério da Justiça. Através do uso da legislação
atual, as Testemunhas de Jeová são reconhecidas como vítimas da repressão
política. A lei obriga o Ministério da Justiça a promover a reabilitação dos
crentes. No entanto, o Ministério da Justiça está se movendo na direção oposta.
Omelchenko lista pronunciamentos nacionais e internacionais que exigem da Rússia
que pare com a perseguição política movida contra as Testemunhas de Jeová por
meio do uso indevido da legislação anti-extremista. Estes pronunciamentos são
assinados pelos mais conhecidos ativistas russos de direitos humanos, uma carta
aberta do Grupo de Moscou-Helsinque, da Organização para a Segurança e
Cooperação na Europa (OSCE), das Nações Unidas e outros. Os padrões
internacionais para prevenir a repressão exigem que se preste atenção às
chamadas vindas da comunidade de direitos humanos. O Ministério da Justiça,
ignorando todos esses chamados, continua a atuar como um corpo repressivo.
11:04
Omelchenko fala da posição
preconceituosa do Ministério da Justiça. Grupos de peritos do Ministério da
Justiça chegaram a conclusões exatamente opostas sobre os mesmos materiais das
Testemunhas de Jeová. O Ministério da Justiça nada fez para corrigir esta
situação. Além disso, o Ministério da Justiça sempre insistiu em aceitar apenas
as conclusões de especialistas que encontraram "sinais de extremismo"
na literatura das Testemunhas de Jeová. Isso é evidência de que a alegação do
Ministério da Justiça de proibir as Testemunhas de Jeová tem motivação
política.
11:12
O advogado da Torre de Vigia,
Zhenkov, pediu oportunidade para fornecer uma explicação ao tribunal em relação
à alegação do Ministério da Justiça de "um exemplo de violação dos
direitos dos cidadãos por uma organização religiosa”, onde um paciente escolheu
dois tratamentos médicos alternativos em vez de uma transfusão de sangue.
Em primeiro lugar, Zhenkov demostrou
espanto sobre como o Ministério da Justiça teve acesso a um documento médico
confidencial.
Em segundo lugar, Zhenkov
disse que a recusa de uma transfusão de sangue não se trata de violar os
direitos de ninguém, mas, inversamente, um cidadão tem o direito ao tratamento de
sua escolha, desde que informado. Se a um paciente é negado tratamento apenas
por motivos religiosos, isso seria uma violação dos direitos. Zhenkov leu trechos
da posição do Ministério da Saúde sobre os perigos da transfusão de componentes
sanguíneos. O Ministério da saúde falou da necessidade de hospitais receberem
por escrito consentimento prévio de pacientes para realizar tal tratamento.
Zhenkov observou que não há reservas previstas na ordem. Parece que os membros
de algumas religiões são autorizados a exercer o seu direito ao consentimento fundamentado,
e outros não.
11:30
O juiz faz perguntas aos
representantes do réu.
Pergunta 1: O Centro
Administrativo interpreta a Bíblia para as Associações Jurídicas Locais? (Nota do tradutor: uma congregação sozinha pode compor uma
associação jurídica; parece haver muitos desses casos na Rússia).
Resposta 1: Não. A interpretação
dos textos sagrados é fornecida pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová
(liderança internacional).
Pergunta 2: De acordo com o
seu estatuto, em que sentido o Centro Administrativo assegura a
"coordenação das atividades" das LROs?
Resposta 2: As LROs são
entidades jurídicas independentes, mas o centro administrativo fornece-lhes
"recomendações". Por exemplo, se houver uma questão de construção de
um edifício litúrgico, o Centro Administrativo pode, com referência à Bíblia, recomendar
a construção de um edifício modesto, em vez de uma reforma. No entanto, a
decisão final sobre o que se fará é tomada pela LRO.
Pergunta 3: O Centro
Administrativo aprova os estatutos das 8 LRO que foram liquidadas pelas
decisões do tribunal?
Resposta 3: Os fundadores de
novas LROs remetem o estatuto ao Centro Administrativo com um pedido para
introduzir a sua estrutura, a fim de acelerar o processo de registo. Nesses
casos, o Centro Administrativo concorda incondicionalmente com seus estatutos
para garantir que os fundadores sejam Testemunhas de Jeová e que seus objetivos
estejam alinhados com os credos das Testemunhas de Jeová.
Pergunta 4: O Centro
Administrativo é o fundador de uma organização não-comercial, pública, ou de uma
LRO, tal como enunciado no Estatuto?
Resposta 4: Os advogados da Torre
de Vigia tentam ofuscar a questão dizendo que seu Estatuto foi elaborado, mas nunca
foi implementado. Dizem que os fundadores de todas as LROs são cidadãos locais.
Como exemplo, dizem que o Estatuto do Centro Administrativo também dá às LROs a
possibilidade de importar literatura, mas que tal importação nunca foi
implementada.
12:05
Pergunta 5: Os presidentes das
LROs são também membros da Comissão de Filial do Centro Administrativo?
Resposta 5: Os membros de LRO
nunca fazem parte da Comissão de Filial do Centro Administrativo.
Pergunta 6: As decisões do
Centro Administrativo são impositivas para as LROs?
Resposta 6: O advogado da
Torre de Vigia, Kalin, evita responder à pergunta diretamente. Em vez disso,
ele explica que, embora as LROs possam solicitar assistência material do Centro
Administrativo (sob a forma de doações), o centro só está interessado em como
esses fundos são usados. Como exemplo, ele disse que o Centro Administrativo
presta assistência para um modesto projeto de construção religiosa, e as LROs
coordenam tal projeto com as autoridades locais. Outro exemplo que ele deu foi
que, se um desastre natural ocorrer, o Centro Administrativo doa fundos para ajudar
os crentes e colabora com as LROs para ajudar as Testemunhas de Jeová feridas,
assim como seus parentes.
Nota de AvoidJW.org: Esta
resposta não responde à pergunta porque responder a essa pergunta abertamente e
honestamente seria desastroso para a Torre de Vigia. A resposta à pergunta é:
SIM.
Pergunta 7: Os fundos doados
são gastos na produção de materiais impressos?
Resposta 7: Não.
Nota de AvoidJW.org:
Grande parte dos fundos doados são enviados para a sede mundial das Testemunhas
de Jeová, onde tais fundos são utilizados na produção de materiais impressos,
incluindo a literatura russa que é enviado para a Rússia. Responder com
"Não" está incorreto.
Pergunta 8: O Centro
Administrativo importou literatura que mais tarde foi reconhecida como
extremista?
Resposta 8: Os representantes
do Centro Administrativo explicaram que a função do Centro Administrativo é
puramente logística. Eles disseram que os indivíduos fazem pedidos que são atendidos
por uma “editora estrangeira” e que ele, o Centro Administrativo, também obtém
literatura da mesma maneira. Eles disseram que o Centro Administrativo não
divulga literatura.
Questão 9: Um dos livros foi
importado para a Rússia pouco antes de ser reconhecido como extremista. Mas
quando foi distribuído entre crentes?
Resposta 9: Os advogados da Torre
de Vigia disseram que revisam a lista Federal de Materiais Extremistas e,
quando um livro é encontrado nele, o Centro Administrativo informa
imediatamente os membros e pede que ele não seja mais usado. O Centro
Administrativo não poderia distribuir o livro.
Nota de AvoidJW.org: Dizer
que "não poderia" distribuir o livro não é o mesmo que dizer que
"não" distribuem o livro.
12:30
A linha de
interrogatório passa para o Ministério da Justiça.
Pergunta: Qual é o papel do
Centro Administrativo na aprovação dos estatutos das LROs e seus membros?
Resposta: Omelchenko deu um
exemplo. O papel do Centro Administrativo na aprovação dos estatutos da LRO é
semelhante ao papel do próprio Ministério da Justiça: o Ministério da Justiça
verifica se há cumprimento da lei e o Centro Administrativo verifica se há
conformidade canónica.
O Ministério da Justiça
formula uma série de perguntas destinadas a compreender o quanto as LROs são
"independentes" nas suas atividades e quão importante é a influência
do Centro Administrativo sobre as LROs, incluindo as aprovações de seus diretores
e de seus estatutos.
Nota de AvoidJW.org: o
site jw-russia.org fez um esforço consciente para não relatar perguntas e
respostas que os apresentassem de forma claramente negativa.
O juiz pergunta à
representante do Ministério da Justiça:
Do ponto de vista jurídico,
como isso afeta a capacidade e a personalidade das associações jurídicas?
A representante do Ministério
da Justiça objeta.
Quem são os ministros viajantes?
Quem são os pioneiros especiais?
Os representantes da Torre de
Vigia explicam que esses ministros cooperam com grupos religiosos e não com a
LRO.
Nota de AvoidJW.org:
Embora
isso seja verdade, não é uma revelação completa dos fatos. Os ministros viajantes
e os pioneiros especiais são dirigidos pelo Centro Administrativo através de instruções
enviadas como cartas.
12:50
O juiz pergunta à
representante do Ministério da Justiça:
O Ministério da Justiça tem
provas de que os ministros viajantes e os pregadores especiais estão de alguma
forma envolvidos nas decisões das autoridades competentes que reconhecem
indivíduos ou LROs como culpados de distribuírem materiais extremistas?
O Ministério da Justiça disse
que não, não tem tais provas.
O Ministério da Justiça
continua a acreditar que as ações judiciais contra as pessoas individuais e as LROs
têm um efeito prejudicial neste caso?
O Ministério da Justiça ainda
acreditava nisso porque o Centro Administrativo estava ciente desses casos.
A corte lembrou à
representante do Ministério da Justiça que neste processo legal é necessário
verificar a legalidade dos requisitos para adequar-se à legislação.
13:10
O Ministério da Justiça tenta
averiguar se o Centro Administrativo presta assistência material à LRO ou se o
Centro Administrativo e a LRO são uma organização única, sendo a LRO uma
organização subordinada do Centro Administrativo.
Zhenkov explica com a seguinte
analogia: Se uma pessoa forneceu assistência material a seu amigo, isso não
significa que o amigo é dependente dele.
O Ministério da Justiça
pergunta então:
O Centro Administrativo
inspeciona as atividades financeiras da LRO?
Os advogados da Torre de Vigia
explicam que não há tal dever no Centro Administrativo. Em vez disso, dirigem a
atenção para o Ministério da Justiça: O Ministério da Justiça realiza inspeções
regulares das atividades econômicas da LRO, como evidenciado por centenas de atos
de inspeções que estão disponíveis. Nenhuma das inspeções revelou a utilização
de fundos para fins não visados.
Nota de AvoidJW.org: A
resposta acima foi verdadeira porque estava respondendo a uma pergunta no
presente. Entretanto, fazer tal afirmação para alguma data antes de fevereiro
teria sido falsa. Uma carta enviada às LROs em 20 de fevereiro mudou as funções
do Centro Administrativo para com as LROs.
13:25
O Ministério da Justiça está
interessado em saber por que o Centro Administrativo só enviou uma carta às
LROs, avisando–lhes sobre um livro classificado como extremista, somente após sua
inclusão na Lista Federal de Materiais Extremistas quando eles souberam mais
cedo, por sua própria admissão, sobre a decisão ao acessarem o site do tribunal
distrital.
Os advogados explicam que é
extremamente difícil monitorar as decisões dos tribunais em websites oficiais. Além
disso, não ficou claro pela breve informação no site do tribunal que se tratava
de uma publicação das Testemunhas de Jeová.
13:35
O Ministério da Justiça chama
a atenção para o fato de que, de acordo com a publicação "Fundamentos da
Doutrina das Testemunhas de Jeová" (obsoleto desde 2010), o principal meio
de disseminar os ensinamentos das Testemunhas de Jeová é a revista A Sentinela. A permissão para distribuir
este periódico foi proibida na Rússia e o documento "Fundamentos da
Doutrina" foi alterado em conformidade. A representante do Ministério da
Justiça está interessada em saber que fonte é usada agora para divulgar os
ensinamentos básicos das Testemunhas de Jeová.
O advogado da Torre de Vigia
explica que a Bíblia é a base para a crença das Testemunhas de Jeová e que a
maioria dos livros religiosos das Testemunhas de Jeová se baseia na edição
sinodal ortodoxa. O periódico em si não foi considerado extremista, mas apenas
algumas questões. Desde 2015, nenhuma publicação é importada para o país.
13:40
A Corte anuncia uma
pausa até às 14:30
14:30
A representante do
Ministério da Justiça continua sua linha de perguntas:
Que medidas tomou o Centro
Administrativo para evitar atividades extremistas depois que a advertência foi
emitida pela Procuradoria Geral em 2 de março de 2016?
O juiz pergunta ao Ministério
da Justiça:
E se o Centro Administrativo
não fizesse nada? Seria uma boa ideia liquidá-lo? O extremismo é por descuido
ou inação? Se a resposta for não, o que o tribunal está tentando descobrir? Por
que o Ministério da Justiça atribui este fato à culpa do Centro Administrativo?
14:45
O Ministério da Justiça
submeteu ao tribunal um documento "interno" das Testemunhas de Jeová,
que foi entregue ao Ministério da Justiça por outras fontes. O Ministério da
Justiça esclarece ao tribunal que foi retirado do site NTV. O Ministério da
Justiça acredita que esta carta ajudaria a esclarecer ao tribunal como os
departamentos financeiros do Centro Administrativo e as LROs estão
financeiramente ligados.
Os advogados da Torre de Vigia
não estão dispostos a confirmar se a carta é autêntica. No entanto, é óbvio que
as LROs não são nem destinatários nem remetentes da carta, o que significa que
a carta não tem nada a ver com o processo. O tribunal adia a decisão de anexar
este documento aos autos.
14:58
O Ministério da Justiça
solicita o interrogatório de quatro testemunhas convocadas por ele. Estas são
pessoas que foram Testemunhas de Jeová uma vez, mas que mais tarde deixaram a
religião. Representantes da Torre de Vigia objetam. O tribunal autoriza o
interrogatório das testemunhas
15:05
Zavyalov Valentin Mikhailovich,
professor da MISI desde 1992, é questionado. Ele confessou ser membro das
Testemunhas de Jeová por mais de 20 anos. Ele disse que a literatura na Lista
Federal de Materiais Extremistas nunca foi usada em suas reuniões religiosas.
Ele disse que os nomes das publicações estão postados na parede da sala onde os
serviços religiosos são realizados. Os crentes, disse ele, têm o cuidado de
inspecionar as instalações antes do início do culto para garantir que não há
literatura “proibida” em seus serviços.
15:20
Eugene Skladchikov, doutor em
Serviços Técnicos, Professor no MSTU, tornou-se uma Testemunha de Jeová em
1998. Ele diz que foi atraído para a religião por causa da pacificidade
incondicional de seus ensinamentos bíblicos. É completamente incompatível com o
extremismo. Nenhuma publicação extremista é usada em cultos.
15:30
A testemunha Vilen
Kantere, Ph.D, funcionário de honra da Science & Technology.
O representante do Centro
Administrativo, Toporov pergunta:
"Quando você se tornou
testemunha de Jeová há 25 anos, você tinha objetivos extremistas?"
Resposta:
"Deus me livre! Claro que
não! Isso é incompatível com a fé das Testemunhas de Jeová "
Toporov pergunta:
"Você usa materiais que
estão incluídos na Lista Federal de Materiais Extremistas?"
Resposta:
"Se eu concordo que essas
publicações pertençam à lista Lista Federal de Materiais Extremistas é outra
questão. Mas, como um cidadão cumpridor da lei, destruí essas publicações.
"
Dezenas de seus alunos
defenderam-no em suas dissertações de doutorado. Ele afirma que sua religião
não contradiz sua atividade científica. Ele explicou que sua religião não desestimula
a busca do ensino superior. Como um trabalhador científico, ele acredita que a
educação deve ser abordada de forma responsável.
15:50
Testemunha Tatiana Kremneve,
doutora em Ciências da Educação.
Como parte de seu trabalho,
ela está envolvida na prevenção do abuso de crianças e materiais extremistas no
ambiente juvenil. Ela é membro das Testemunhas de Jeová.
O representante do Centro
Administrativo pergunta a ela:
"Quando você se tornou
Testemunha de Jeová, você foi incentivada a cometer atos extremistas?"
Resposta:
"Não. A religião é
incompatível com o extremismo. "
O juiz pergunta:
"Por que você não se
tornou uma fundadora de LRO?"
Responda:
"Eu não vejo necessidade."
Zhenkov pergunta:
"Os ensinamentos das
Testemunhas de Jeová ajudaram você a cuidar de uma criança?"
Resposta:
"Estou orgulhosa do meu
filho, de seu sucesso nos seus estudos e trabalho."
Zhenkov:
"O que você sente em
referência a colegas e estudantes que não compartilham sua religião?"
Resposta:
"Eu penso positivamente, sem
ódio, desrespeito, desprezo ou discriminação."
16:05
O Ministério da Justiça
convida agora suas testemunhas. A primeira é Natalia Koretskaya. Ela deixou a
religião das Testemunhas de Jeová há muitos anos. Por ter estado fora por tanto
tempo, ela não poderia estar ciente de fatos relacionado a atividade extremista
nos últimos anos.
Nota de AvoidJW.org:
Natalia
Koretskaya foi questionada por quase 50 minutos, mas o site jw-russia.org
falhou em relatar seu depoimento.
16:54
O interrogatório das testemunhas
pelo Ministério da Justiça continua. O testemunho agora é da ex-Testemunha de
Jeová Pavel Zverev.
18:11
O tribunal chamou a atenção
para o fato de que a primeira testemunha, Koretskaya usou notas pessoais ao dar
seu testemunho. Omelchenko pediu-lhe para explicar como suas notas eram muito
semelhantes aos textos de um site conhecido como anti-sectário. O tribunal
decidiu ler as notas de Koretskaya mais tarde.
Ao questionar a segunda
testemunha, de nome Zverev, o tribunal pergunta:
Se você foi prejudicado, você recorreu
às autoridades competentes para tratar assunto?
A testemunha não respondeu.
Zverev disse que, sob a influência da literatura das Testemunhas de Jeová, ele
sentiu ódio pelo clero da Igreja Ortodoxa. A testemunha negou que está em
organizações anti-seita, embora ela tenha se encontrado e posado para fotos ao lado
do mais famoso sectologista.
A terceira testemunha do
Ministério da Justiça é Petrova, uma ex-Testemunha de Jeová. Em 1983, quando se
tornou Testemunha de Jeová, deixou o seu trabalho ligado à promoção do heroísmo
militar porque não correspondia às suas crenças. Em 2009, ela deixou a
religião. Como exemplo de atividades extremistas do Centro Administrativo, a
testemunha cita o fato de que as Testemunhas de Jeová desassociam de suas
fileiras aqueles que cometem pecados.
O tribunal perguntou à
representante do Ministério da Justiça quais de seus argumentos foram confirmados
pelo depoimento desta testemunha. O Ministério da Justiça fala sobre uma
possível ameaça a um certo grupo de indivíduos.
Em resposta a uma pergunta do
tribunal sobre se Petrova tinha visto alguém espalhar literatura extremista,
ele respondeu que não.
O tribunal convida a última
testemunha do Ministério da Justiça, V. Koretksy.
18:30
Em 2009, Koretsky deixou as
fileiras das Testemunhas de Jeová. O juiz perguntou se seu conhecimento das
Testemunhas de Jeová está limitado a 2009. Ele confirma que sim. O Ministério
da Justiça pediu à testemunha que explicasse o que sabia sobre a atitude das
Testemunhas de Jeová em relação à educação superior e aos símbolos de estado.
O tribunal pergunta:
"Se você não especificou
esses pontos nos fundamentos do pedido, por que precisamos saber?"
O Ministério da Justiça retira
a questão. À pergunta do tribunal sobre se Koretsky está interessado no
resultado do caso, ele responde: "Sim".
O tribunal anuncia uma pausa
até quarta-feira, 19 de abril de 2017, às 10:00 da manhã.
(Esta postagem foi traduzida com a ajuda do Google tradutor)
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Olá Lourisvaldo! Nem sei o que dizer...a mim, parece-me que elas ainda vão se safar!
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