domingo, 14 de maio de 2017

O Dilúvio Global de Noé


(Traduzido de JWFacts) A Torre de Vigia defende o conceito de que, conforme o relato de Gênesis, ocorreu um dilúvio global que cobriu o topo de todas as montanhas mais altas da Terra Este artigo aborda uma série de evidências sobre se é possível que uma inundação global de fato ocorreu há 4.400 anos.




Este artigo concentra-se especificamente na versão da Torre de Vigia de um Dilúvio Global. O dilúvio de Noé é um relato dos capítulos seis a nove de Gênesis. A Torre de Vigia calcula que a inundação ocorreu em 2370-2369 AEC (A Sentinela de 1º de julho de 2009, página 13), cerca de 4.400 anos atrás. Após 40 dias de chuva constante, o planeta inteiro foi inundado, cobrindo as partes superiores das montanhas mais altas da Terra. Depois de vários meses, Deus fez com que as águas diminuíssem e a arca descansasse nas "montanhas de Ararate", na Turquia. Quase toda a vida na Terra foi afogada, com apenas oito seres humanos sobrevivendo, juntamente com a pequena variedade de animais que
foram capazes de caber em uma arca. Depois de exatamente um ano, Noé e os animais deixaram a arca, encontrando a terra estéril, com exceção de alguma vegetação. Embora os argumentos apresentados para uma inundação sejam de publicações da Torre de Vigia, praticamente quase todos eles foram tomados emprestados principalmente de fontes cristãs.


A seguir estão a áreas fundamentais a se considerar quando se decide se uma inundação global é possível, apresentada em termos leigos. As notas de rodapé se conectam a fontes que fornecem pesquisas detalhadas referente a cada tópico.

Marsupiais e diversidade animal


Os marsupiais australianos fornecem uma visualização humorística para conceituar o problema com uma inundação global. A história da arca exige que um marido e uma esposa do koala de alguma forma façam o seu caminho da Austrália para a arca no Oriente Médio. Koalas viveram na Austrália antes da inundação, como provam fósseis do koala e Koala gigante, que remonta 50.000 anos para o período Pleistoceno. O koala tem
uma dieta rigorosa de folhas de eucalipto, que são tóxicas para a maioria dos outros animais, por isso o casal koala precisaria viajar com um suprimento suficiente de folhas de eucalipto para a viagem, bem como para o consumo durante todo um ano dentro da arca. Depois que as águas do dilúvio diminuíram, o par de koala seguiu de volta para a Austrália, com sua fonte restante de folhas velhas de eucalipto. Ao longo do caminho, o Koala não deixou para trás quaisquer parentes, e notavelmente foram capazes de viajar através de várias centenas de quilômetros de água entre a Indonésia e o topo da Austrália. 


Os koalas não estavam sozinhos, pois centenas de espécies também seriam obrigadas a fazer esta viagem marítima incrível. Os marsupiais vivem predominantemente no Hemisfério Sul. Os koalas e os cangurus são encontrados somente na Austrália e o diabo da Tasmaniano existe somente na ilha pequena de Tasmânia, na parte mais ao sul da Austrália.

A Torre de Vigia usa o argumento de que existia uma ponte terrestre para que os marsupiais cruzassem.

Alguns têm argumentado que a presença de animais em ilhas isoladas, tais como a Austrália e a Nova Zelândia, é indício de que nem todos os animais terrestres fora da arca pereceram no Dilúvio. No entanto, as descobertas dos oceanógrafos indicam que antigamente dorsais terrestres ligavam o que agora são regiões terrestres isoladas. Por exemplo, estudos oceanográficos indicam que o Dorsal do Atlântico Central pode ter cruzado esse oceano acima da sua superfície. Possivelmente havia também outros dorsais, e os animais podiam ter migrado através delas, antes de tais dorsais afundarem abaixo da superfície do oceano. Outros estudos oceanográficos descobriram evidência de que, antigamente, existia um enorme continente no Pacífico Sul, que abrangia a Austrália e muitas das ilhas dos Mares do Sul. Se esse era o caso, então, os animais não tiveram, naturalmente, dificuldade alguma em emigrar para tais terras (Estudos Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 134, 135).

A Torre de Vigia está usando a evidência de pontes terrestres, mas estudos oceanográficos mostram que a separação de continentes está ocorrendo em uma questão de centímetros por ano, e não centenas de metros, como seria necessário se a Austrália se separasse dos outros continentes há apenas 4.000 anos. Ironicamente, em um artigo criticando Criacionistas de Terra Jovem, a Torre de Vigia contradiz sua própria teoria da dispersão de um dilúvio.

[O] ensino [dos criacionistas] de que a terra e mesmo o universo tenham menos de 10.000 anos de idade contradiz todas as descobertas da ciência moderna. Estão tão por fora da realidade que provocam escárnios da parte de cientistas. Os geólogos podem indicar suas medidas de processos geológicos que se estendem muito além desse estreito limite de tempo. Sedimentos oceânicos se têm acumulado por muito mais do que 10.000 anos. O tempo necessário para erigir montanhas e desgastá-las é medido em milhões de anos. Para que continentes se afastem e formem oceanos exige centenas de milhões de anos. Dizer que tudo isso remonta a apenas 10.000 anos é simplesmente absurdo aos olhos dos geólogos (Despertai! de 8 de setembro de 1983, página 14).

Lembre-se dessas palavras da Torre de Vigia, pois elas enfraquecem vários de seus argumentos para provar um dilúvio global, e serão discutidas mais adiante.


Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui



A distribuição e diversidade de espécies contém inúmeros problemas para uma inundação global. Não são apenas marsupiais australianos, mas bolsões de vida animal em todo o mundo que continuam levantando esta questão. Mais de 90% dos animais selvagens em Madagascar, uma ilha no oceano Índico, não se encontra em nenhum outro lugar na terra, como as suas 100 espécies de lêmures de renome, e 80 por cento de suas 14.883 espécies de plantas, incluindo 5 famílias de plantas, que são exclusivas de lá.


Socotra, uma pequena ilha a 240 km da África, no Oceano Índico, contém um número de répteis e aves que são endêmicas da ilha. Além disso, um terço de sua vida vegetal, mais de 700 espécies, são exclusivas, incluindo Dracaena cinnabari, a árvore de sangue de dragão.



É preciso invocar um milagre divino para resolver o problema de como os animais fizeram o caminho de volta para as ilhas e como se alimentaram neste percurso, quando têm uma dieta altamente especializada, e há ainda as questões climáticas, que exigem adaptação de cada espécie; e ainda sem resposta é o porquê de as plantas endêmicas não serem encontradas em nenhum outro lugar. Isto é agravado pelo número limitado de espécies que poderiam ser carregadas na arca, como será discutido mais tarde. A única maneira de explicar isso é acreditar na rápida evolução de pequenas amostras de espécies nessas ilhas – um conceito que os apologistas de um dilúvio global geralmente são avessos e considerado impossível pelos cientistas.

Onde está a água?

A água necessária para uma inundação global apresenta problemas significativos. Atualmente não há água disponível em volume suficiente para cobrir o Monte Everest, e levanta a questão de onde a água veio, e para onde foi.


Um dossel de água não podia conter água suficiente para cobrir as montanhas. O volume total de água atualmente na atmosfera, incluindo todas as nuvens globalmente, é suficiente apenas para elevar os níveis de água em 2,5 centímetros.

Uma estimativa do volume de água na atmosfera em qualquer momento é de cerca de 3.100 milhas cúbicas (mi3) ou 12.900 quilômetros cúbicos (km3). Isso pode soar muito, mas é apenas cerca de 0,001 por cento do volume total de água da Terra, que é de cerca de 332.500.000 mi3 (1.385.000.000 km3), como mostrado na tabela abaixo. Se toda a água da atmosfera chovesse ao mesmo tempo, ela só cobriria o globo a uma profundidade de 2,5 centímetros, cerca de 1 polegada.


Calcula-se que a quantidade máxima de água fisicamente possível de ser suspensa na atmosfera seria suficiente apenas para elevar o nível do mar em 0,5 metre.1


Além disso, se o globo inteiro tivesse sido coberto com um dossel da nuvem antes da inundação, teria causado um efeito estufa intolerável, aumentando a pressão do ar e bloqueando a luz solar. O efeito termodinâmico de condensar esta água atmosférica para formar a chuva liberaria 2,26 milhões de joules de calor por cada quilo de água, o que elevaria as temperaturas no ar e oceanos bem acima do ponto de ebulição.2 As nuvens não poderiam ter fornecido a água necessária para inundar a terra acima de montanhas com milhares de metros de altura.


Alguns apologistas sugerem que uma fonte é água subterrânea, que surge com erupção do lençol freático. Isso se baseia em Gênesis 8: 2, que menciona tanto "os mananciais da água de profundeza e as comportas dos céus”. Entretanto, a rocha não flutua, e não era possível suspender os continentes da terra acima dos oceanos que contem bilhões de quilômetros cúbicos da água. Estima-se que, para que o volume necessário de água para cobrir as montanhas da Terra estivesse estado preso na crosta terrestre, a porosidade da crosta devia ser de pelo menos 50%, mas ela é de fato inferior a 1%, que é devido ao peso das rochas. 3 O volume de água subterrânea hoje é apenas 1,69% do total de água na terra (ga.water.usgs.gov




Se tivesse sido possível que tais volumes de água tivessem estado aprisionados sob a crosta, a liberação teria causado mudanças catastróficas na superfície da Terra. Essa teoria gera vários problemas mencionados mais adiante, como a destruição de todos os traços de civilizações anteriores e colocando tremenda pressão sobre a arca e contribuindo para a instabilidade permanente da superfície terrestre, que faria efeito por muito tempo depois de as águas diminuírem.





Ga.water.usgs.gov contém fatos interessantes sobre o volume de água em nosso planeta, e é surpreendente quando apresentado graficamente. A esfera azul grande na imagem acima é a água total na Terra, e a esfera pequena é a água doce total, incluindo as calotas polares e a água do subsolo. A mancha azul minúscula é a água doce encontrada nos rios e nos lagos. As águas subterrâneas respondem por 30% de toda a água doce, insignificante em relação ao volume de água do mar.


Uma vez que, como mencionado anteriormente, há água insignificante na atmosfera, onde a água foi após a inundação? O único outro lugar são as calotas polares, mas se todo o gelo derretesse, os mares só iriam subir 70 metros (nsidc.org/cryosphere/glaciers 2 Jan 2013), o que seria catastrófico para cidades costeiras e nações insulares, mas insignificante em comparação com os 8,848 metros de altura do Monte Everest.

Para prestar contas de onde a água veio e para onde foi, a Torre de Vigia pinta um quadro de uma terra mais plana, com montes subindo depois que a chuva cessou.

Para o Dilúvio poder acontecer, as bacias marítimas antediluvianas devem ter sido mais rasas e os montes mais baixos do que agora. É isso possível? Pois bem, certo compêndio diz: “Onde agora se elevam montes a alturas estonteantes, antigamente, há milhões de anos, estendiam-se oceanos e planícies numa monotonia plana. . . . Os movimentos das placas continentais fazem a massa terrestre elevar-se a uma altura em que apenas os mais resistentes animais e plantas podem sobreviver, e, no outro extremo, mergulhar e jazer em esplendor oculto bem abaixo da superfície do mar.”  Visto que os montes e as bacias marítimas se elevam e abaixam, é evidente que, em certa época, os montes não eram tão altos como agora e as grandes bacias marítimas não eram tão fundas.
O que aconteceu com as águas inundantes após o Dilúvio? Elas devem ter drenado para as bacias marítimas. Como? Os cientistas acreditam que os continentes repousam sobre enormes placas. O movimento dessas placas pode causar mudanças no nível da superfície da Terra. Em alguns lugares, atualmente, há grandes abismos subaquáticos de mais de 10 km de profundidade nos limites das placas.16 É bem provável que — talvez causado pelo próprio Dilúvio — essas placas se tenham movido, o fundo do mar se tenha abaixado e se tenham aberto grandes valas, permitindo que a água drenasse da massa terrestre (A Bíblia – Palavra de Deus ou de Homem? páginas 31, 32).

Esta embaraçosa demonstração de pseudociência apoia-se em comentários científicos sobre a mudança de placas continentais que ocorrem ao longo de milhões de anos, em uma tentativa de apresentar como científica a ideia de que as montanhas da Terra, e do fundo do mar, se reorganizaram dentro de poucos anos após uma inundação. Uma vez que se afirma que a Terra era consideravelmente mais plana durante o dilúvio, pode-se então proclamar que "havia mais do que suficiente água".

Portanto, após a queda das águas do Dilúvio, mas antes do levantamento dos montes e abaixamento dos leitos dos mares, e antes de se criarem as calotas polares, havia mais do que suficiente água para cobrir “todos os altos montes”, conforme o registro inspirado diz que aconteceu (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, páginas 717, 718).


Este raciocínio cria um impasse. Para que uma inundação global tivesse algum mérito, as montanhas tinham que ser mais baixas, já que não havia água suficiente na Terra para cobrir o Monte Everest, enquanto que se as montanhas fossem mais baixas do que hoje, seria necessário menos água. No entanto, isso significa que após a inundação houve monumentais transformações de terra, com montanhas sendo empurradas para cima, para fora das águas da inundação. Montanhas geralmente crescem a uma taxa de apenas milímetros por ano, e mesmo assim o resultado de tal movimento pode ser terremotos. Para as montanhas terem crescido milhares de metros em um período rápido, a atividade de terremotos resultantes teria feito a Terra inabitável, em um estado de movimento constante, afetada por terremotos e atividade vulcânica. O que as águas não tivessem destruído, este remodelamento continental teria, removendo a maioria dos vestígios arqueológicos da vida de qualquer momento antes de 4.400 anos atrás. No entanto, nem a Bíblia nem a história registrada discutem essas perturbações no período pós-dilúvio. Os terremotos modernos são quase insignificantes em comparação com o que seria necessário para fazer surgir o Everest após uma inundação há apenas 4.400 anos. Nem esta explicação é consistente com a história de Gênesis, que descreve o sumiço da água como sendo devida à evaporação:
 Genesis 8:1 –  “Deus fez passar um vento sobre a terra e as águas começaram a baixar”.

Considere também os rios mencionados no Gênesis. Na história da criação, posicionada mais de 1.500 anos antes do dilúvio, Gênesis 2:14 declara que um rio que fluia do Jardim do Éden se separou e se tornou o rio Eufrates. 400 anos depois do dilúvio, o rio Eufrates ainda
existia, sendo mencionado em Gênesis 15:18 em conjunto com a aliança de Jeová a Abraão. Este é o mesmo rio que corre pela cidade de Babilônia até hoje. Uma inundação global teria removido todo vestígio do rio Eufrates.


Gênesis 2:14 também menciona a Assíria como existente antes do dilúvio, um país que continuou a ter grande significado em todo o Antigo Testamento. Se a enchente tivesse movido montanhas e deslocado continentes, quaisquer países e marcos antes da inundação não teriam nenhuma relevância, pois deixariam de existir. Para a Assíria permanecer, a magnitude do dilúvio só poderia ter sido de uma escala menor.


Pirâmides, Egito e Civilização

Uma inundação de magnitude para mudar montanhas e mover continentes teria destruído todas as estruturas feitas pelo homem e a maioria dos registros históricos. Isso significaria que achados arqueológicos e detalhes da história humana só deviam apontar 4.400 anos
atrás. Este não é o caso. Não só existem edifícios e cidades que datam de mais de 4.400 anos, mas há também documentação detalhada mostrando civilizações intactas que remontam a mais de 5.000 anos.

A história egípcia é bem documentada e apoiada por grandes volumes de achados arqueológicos. Houve uma próspera cultura documentada 1.000 anos antes da data determinada para a enchente, incluindo provas de língua, hieróglifos e uma cultura egípcia estabelecida que não foi destruída por uma inundação. Esta história inclui registros detalhados da linhagem dos faraós egípcios da época de 5.000 anos até o início da primeira dinastia em cerca de 3.000 a.C. (Veja Lista de Faraós). Há consenso de que a pirâmide de Gizé foi construída por volta de 2560 a.C., uns 200 anos antes do ano em que a inundação supostamente ocorreu.


" Pirâmide de Quéfren, em Gizé, Egito; 143 metros. 2500 AEC".  Despertai! de junho de 2002, página 18.

Não só não foi destruída pela inundação, mas ela também não mostra nenhum sinal de danos causados ​​pela água.

Apologistas afirmarem que a datação referente a Gizé está errada também não ajuda. Construir a pirâmide de Gizé, uma estrutura de pedra com quase 6 milhões de toneladas, exigia uma cidade de tamanho significativo e estrutura governamental. Se a inundação tivesse reduzido a população para apenas 3 casais, teria levado muitas gerações para que
uma população civil alcançasse o tamanho necessário para construir a pirâmide de Gizé, o que colocaria a sua edificação muitos séculos depois que se provou ter sido construída. Apologistas não podem legitimamente lançar dúvidas sobre essas datas, já que defendem a escrita de Gênesis, por Moisés, em 1513 a.C., apernas 800 anos após o dilúvio, e cujo livro discute muitas culturas prósperas e concorrentes já em vigor, incluindo o Egito e os faraós.

Não é apenas a civilização egípcia que precisa ser considerada. A civilização inglesa antecedeu à inundação global, pois dendrocrolonogistas mostram que a Sweet Track , em Somerset Levels , foi construída por volta de 3.800 AEC;  e datação do radiocarbono mostra que  Stonehenge foi edificada por volta de 4.000 a.C. Estes monumentos não só indicam que as civilização não haviam sido destruídas pela inundação, mas que elas estavam prosperando por esse período.


A maior civilização antiga foi a civilização Indus Valley na Índia, e remonta a 3.300 a.C. Registros históricos da cultura suméria datam de 2.900 a.C. Os maias traçam sua história por volta de datas que antecedem à inundação, com o carbono das cidades datado por volta de 2.600 a.C., e um calendário que começa em 3.114 a.C. Uma das civilizações mais antigas está na China, onde se encontra evidências de agricultura que remontam a milhares de anos; traços culturais datam de cerca de 5.000 anos, e a Dinastia Xia, por 2.100 a.C. O calendário chinês começa 2.696 a.C.  – 326 anos antes da inundação.



Mesmo genealogias da Bíblia contestam um genocídio global. O cronograma da Torre de Vigia, apresentado na Sentinela de 15 de janeiro de 2014, página 10, mostra que a construção da torre de Babel ocorreu cerca de 100 anos após a inundação. Isto é baseado em Gênesis 10:25 e 11: 10-19. Uma vez que apenas 8 pessoas deixaram a arca, esta linha cronológica exige que acreditemos que os 3 filhos de Noé tiveram filhos, que estes primos se cruzaram, e dentro de um século havia trabalhadores de construção, primos de primeiro e segundo grau, para construir uma cidade, além de trabalhadores para construir a torre de Babel, e os agricultores para alimentar a população.

A data da tentativa da construção da Torre de Babel não consta no registro. Gênesis 10:25 indica que, em algum ponto durante ‘os dias de Pelegue’ [...]  que se estendeu de 2269 a 2030 AEC. Se cada genitor varão pós-diluviano aos 30 anos começasse a gerar filhos na proporção de um filho a cada três anos, com a média de um filho varão a cada seis anos, e se continuasse assim até os 90 anos, então num período de cerca de 180 anos, desde o fim do Dilúvio (isto é, por volta de 2189 AEC), a população poderia ter aumentado até o total de mais de 4.000 varões adultos. Este total conservador seria suficiente para se enquadrar nas circunstâncias que cercaram a construção da torre e a dispersão dos povos (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 614).

A Torre de Vigia calcula que 4.000 machos adultos estavam vivos dentro de 180 anos após a inundação. Durante este período de métodos de construção primitivos, antes das eficiências desenvolvidas desde a revolução industrial, a construção de grandes edifícios exigia milhares de pessoas. Estima-se que as pirâmides egípcias, um edifício de estilo semelhante à Torre de Babel, levou décadas para ser construído, e que foram necessários milhares de homens. (Ver pbs.org 4 de dezembro de 2014) 2 Crônicas 2 mostra que o templo exigiu 70.000 carregadores, 80.000 talhadores e 3.600 supervisores. Simplesmente não teria havido pessoas suficientes, após 100 anos depois de uma inundação global, para construir Babel e sua torre.


Também é preciso lembrar que se nos exige que acreditemos que durante este tempo havia bastante povos para construir as pirâmides do Egito, bem como para povoar a China, a Índia e as Américas, que, como discutido anteriormente, todos tiveram populações prósperas durante esse período de tempo.

Peixe

Os peixes são ou de água salgada, ou de água doce. Coloque uma colher de chá de sal em um aquário de água doce e verá o peixe morrer. Pegue um peixe do mar e coloque-o em um tanque de água doce e ele também vai morrer. O enorme volume de chuvas torrenciais de água doce e a fusão de lagos e oceanos teriam criado uma salmoura lamacenta, inabitável para peixes de água doce e salgada, além de ser fatal também para todas as outras formas de vida marinha que não estavam na arca, como crustáceos, baleias e anfíbios. Praticamente toda a vida marinha teria perecido.


O relato de Gênesis guarda silêncio sobre os peixes, não contabilizando o efeito de uma inundação global sobre eles. Embora a afirmação de trazer para a arca "toda criatura vivente, de toda sorte de carne", em Gênesis 6:19, possa abranger peixes, o versículo 20 especificamente inclui neste grupo apenas “criaturas voadoras... animais domésticos [e] todos os animais moventes do solo ".

Recifes de coral

Coral se desenvolve lentamente. A Grande Barreira de Coral da Austrália data de dezenas de milhares de anos, com o recife vivo atual estimado entre seis a oito mil anos de idade. A maioria dos corais cresce em águas claras e rasas e requer luz solar para viver
. São sensíveis à mudança e morrem com alterações da temperatura da água tão pequenas quanto apenas 2 graus Celsius e ligeiras mudanças da salinidade. A maioria só pode viver em água a menos de 50 metros de profundidade. O mundo dos corais teria sido destruído pelo dilúvio e não poderia ter recobrado seu estado atual em apenas 4.000 anos.


Pinturas em cavernas

A caverna de Rouffignac, na França, contém arte da idade do gelo, incluindo pinturas e
gravuras de animais tais como o mamute, rinoceronte-lanudo e urso da caverna. Uma inundação global teria enchido essas cavernas com água e sedimentos, destruindo todas as evidências das pinturas. Estas imagens, pintadas por seres humanos antigos, permanecem até hoje.


Isso também suscita a questão de por que os dinossauros e os mamíferos da era do gelo não mereceram um lugar na Arca, levantando o dilema sobre se os dinossauros e os mamíferos da era do gelo foram extintos no curto período de tempo entre a criação e Noé ou se foram excluídos da arca e morreram no dilúvio.

Tamanho da Arca


As dimensões fornecidas na Bíblia para o comprimento da arca levantam duas questões. Por um lado, era muito longa para ser impermeável se construída a partir de madeira. Por outro, era pequena por padrões modernos; pequena demais para caber todos os animais moventes e criaturas voadoras.


O comprimento máximo apropriado de qualquer barco de madeira é de apenas 115 metros. Este é considerado o limite físico para a construção de barcos de madeira, porque superior a este comprimento não é possível evitar flexão da madeira e infiltração. Navios construídos com um comprimento de 100 metros durante a década de 1800 sofreram problemas com infiltrações, apesar de ser reforçado e apoiado com aço. Diz-se que a arca é de 300 côvados, ou 134 metros de comprimento (438 pés). Foi somente com a construção de navios de aço que o tamanho deles aumentou drasticamente.

Se houve uma arca construída de acordo com o comprimento dado pela Bíblia, é improvável que tenha sido impermeável, mesmo com a tecnologia de hoje. Noé teve a questão adicional de viver no início da Idade Média do Bronze, com ferramentas muito primitivas, feitas de metais macios. Isto agravaria o problema de moldar a madeira a especificações bem definidas.


As tensões colocadas sobre a arca também foram mais do que seria normalmente experimentado por um navio. A arca não era obrigada a apenas flutuar como uma barca, mas suportar a enorme turbulência de água da inundação. O volume de água necessário para inundar a Terra acima do nível da montanha em 40 dias significaria chuvas torrenciais, rios furiosos a correr das montanhas e enormes mares violentos. Isso colocaria tremenda tensão em um navio que já ultrapassou o limite dos materiais de onde foi construído.

A Torre de Vigia reconheceu que este comprimento é considerado improvável para um navio de madeira, no entanto, não em relação à arca, mas em relação a uma frota de navios chineses.

A quantidade e o tamanho dos navios de tesouro de Zheng He
Registros históricos da dinastia Ming dizem que os navios de tesouro de Zheng He eram extraordinariamente grandes — 136 metros de comprimento e 56 metros de largura. Especialistas acham essas medidas duvidosas e difíceis de serem conferidas, pois navios à vela feitos de madeira com mais de 90 metros de comprimento não têm estabilidade. Um artigo sobre o assunto diz: “Tudo indica que os registros exageram o tamanho dos navios . . . Uma embarcação com 60 a 75 metros de comprimento faria mais sentido do que uma com 135 metros.” De qualquer maneira, era incrível no século 15 embarcações medirem mais de 60 metros de comprimento, e a frota de Zheng He incluía 62 delas! (Despertai! de setembro de 2013, página 15).



Número de animais


Como mostrado na ilustração acima, com 134 metros, a arca não era particularmente grande, sendo menos da metade do comprimento do Titanic, e apenas um terço do comprimento dos portadores de contêiner Triple-E, que possuem 400 metros de comprimento. Existem mais de 8 milhões de espécies na Terra (plosbiology.org). Isso levanta a questão de quantos animais poderiam ter cabido.


Como 2 de cada animal é impossível, a Torre de Vigia especula que Noé não precisava tomar representantes de todas as espécies, mas apenas de cada "espécie", um termo tirado do Gênesis que a Torre de Vigia afirma referir-se a limites de reprodução animal.

Os limites de reprodução segundo a “espécie”, estabelecidos por Jeová, não foram e não podiam ser ultrapassados. Tendo isto presente, alguns pesquisadores têm dito que, se tivesse havido apenas 43 “espécies” de mamíferos, 74 “espécies” de aves e 10 “espécies” de répteis na arca, elas poderiam ter produzido a variedade de espécies conhecidas atualmente. Outros foram mais liberais em calcular que 72 “espécies” de quadrúpedes e menos de 200 “espécies” de aves eram tudo o que se requeria. Que a grande variedade de vida animal hoje conhecida poderia ter resultado de cruzamentos dentro de tão poucas “espécies” após o Dilúvio é provado pela infinita variedade da espécie humana — pessoas baixas, altas, gordas, magras, com incontáveis variações da cor dos cabelos, dos olhos e da pele — todas as quais surgiram da única família de Noé (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 179).

Por exemplo, os gatos pertencem à família Felidae, dos quais existem 15 gêneros e 41 espécies conhecidas. Por causa do espaço na arca, a Torre de Vigia propõe que apenas um gênero de 15 poderia ter sido capturado, ou apenas um membro da família Felidae. As 41 espécies evoluíram a partir daí. Esta é uma teoria aceitável, mas não de acordo com Gênesis, pois é dito a Noé para tomar representantes de "cada" fera e criatura voadora.

 (Gênesis 7:2, 3) De cada animal limpo tens de tomar a ti de sete em sete, o macho e sua fêmea; e de todo animal que não é limpo apenas dois, o macho e sua fêmea; também as criaturas voadoras dos céus de sete em sete, macho e fêmea, para se preservar viva [alguma] descendência na superfície de toda a terra.


Gênesis mostra que dois ou sete de "todos" os animais deviam estar na arca. Isso é impossível quando se considera a população global de 8 milhões de espécies animais, mas faz sentido se ele estava se referindo a uma inundação local e estava discutindo a totalidade da vida animal na região.


Outros defensores de uma inundação global reduzem  para 16.000 o número de animais necessários na arca. (Ver respostasingênese.org 28 de setembro de 2012). A mesma seção do Estudo Perspicaz, citado acima, passou também a dar apoio a este número mais elevado.

Esses cálculos talvez pareçam a alguns muito restritivos, especialmente visto que fontes tais como The Encyclopedia Americana (A Enciclopédia Americana) indicam que há mais de 1.300.000 espécies de animais. (1977, Vol. 1, pp. 859-873) Todavia, mais de 60 por cento delas são insetos. Reduzindo estes algarismos ainda mais, dos 24.000 anfíbios, répteis, aves e mamíferos, 10.000 são aves, 9.000 são répteis e anfíbios, muitos dos quais podem ter sobrevivido fora da arca, e apenas 5.000 são mamíferos, inclusive baleias e toninhas, que também teriam permanecido fora da arca. Outros pesquisadores calculam que há apenas cerca de 290 espécies de mamíferos terrestres maiores do que ovelhas e cerca de 1.360 menores do que ratos. (The Deluge Story in Stone [A História do Dilúvio Gravada em Pedra], de B. C. Nelson, 1949, p. 156; The Flood in the Light of the Bible, Geology, and Archaeology [O Dilúvio à Luz da Bíblia, da Geologia e da Arqueologia], de A. M. Rehwinkel, 1957, p. 69) Assim, mesmo se as estimativas se basearem nesses algarismos ampliados, ainda assim a arca poderia facilmente ter alojado um casal de todos esses animais (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, páginas 179,180).


É absurdo dizer que esses números poderiam "facilmente" ser acomodados na arca, e a Torre de Vigia não fez qualquer esforço em identificar o que estaria envolvido na acomodação e cuidados de tal número de animais.

Considere tentar acomodar e cuidar da população animal do mundo em um navio menor do que o Titanic, mesmo que fosse apenas 16.000 animais. Imagine a quantidade de trabalho para oito seres humanos. Um jardim zoológico exige muitas vezes mais seres humanos para atender a um número muito menor de animais. Contemple a quantidade e o cheiro de estrume e vômito como resultado da violenta turbulência da água e de doença. Como os animais tiveram espaço para se exercitar? Os animais têm necessidades dietéticas específicas. Como Noé recolheu as várias variedades de frutas necessárias, e os manteve livres de apodrecimentos por mais de um ano? Onde estava armazenado o incrível volume de alimento necessário para 12 meses, além de água potável, e como o impediu de ficar pútrido por tão longo período de tempo? Um único elefante requer mais de 100 litros de água por dia, e um peso semelhante de alimentos. As janelas de ventilação eram pequenas e apenas no convés superior, fornecendo níveis inadequados de oxigênio, e captura de dióxido de carbono e metano. Em meio a tudo isso, a família de Noé teria passado todo o tempo transportando comida entre os três decks e escavando o estrume das janelas de nível superior.

Depois do dilúvio e da perda da maior parte da vida animal, a primeira coisa que Deus pediu foi que Noé tomasse representantes de todos os animais limpos e sacrificasse essa preciosa carga.

Finalmente, depois que os animais saíram da arca, encontraram o solo em grande parte desprovido de vegetação, uma vez que esta fora sufocada pela água. Mesmo que alguma vegetação possa ter sobrevivido e voltado a crescer, toda a gama de necessidades alimentares especiais dos animais não tinha no Monte Ararate, e estes ainda levariam anos para atingir seus habitats naturais.

E quanto aos predadores, o que eles comiam? Certamente eles teriam sido proibidos de comer sua presa natural enquanto ainda havia apenas dois de cada um. Quantas décadas antes que as populações animais atingissem níveis sustentáveis ​​para que pudessem voltar a ser alimento? Há um pensamento alternativo apresentado pela Torre de Vigia de que os animais eram todos vegetarianos, mas isso leva a outro problema mostrado a seguir.

Rápida evolução

Se aceitarmos que a arca poderia acomodar 16.000 animais por um ano (menos de 8.000 espécies, visto que estavam em pares), somos confrontados com o problema de explicar como existem agora mais de 8 milhões de espécies.4 Estes são divididos em:


  • "~ 7,77 milhões de espécies de animais (dos quais 953.434 foram descritos e catalogados)

  • ~ 298.000 espécies de plantas (das quais 215.644 foram descritas e catalogadas)

  • ~ 611.000 espécies de fungos (fungos, cogumelos) (dos quais 43.271 foram descritos e catalogados)

  • ~ 36.400 espécies de protozoários (organismos unicelulares com comportamento animal, como, por exemplo, movimento, dos quais 8.118 foram descritos e catalogados)

  • ~ 27.500 espécies de chromista (incluindo, por exemplo, algas marrons, diatomáceas, moldes de água, dos quais 13.033 foram descritos e catalogados) "



Dois milhões destes animais vivem nos oceanos. Como mencionado anteriormente, como os animais marinhos sobreviveram? Como as plantas, os fungos, os protozoários e os chromistas sobreviveram, considerando que é improvável que tenham sidos tomados com Noé? Os números acima não incluem vírus. A família de Noé carregava os portadores de todos as viroses humanas?

Para os animais com Noé terem expandidos de 8000 para 8 milhões de espécies, é necessária uma crença na hiper evolução, pois tudo teria decorrido em meros 4.400 anos. Até mesmo o evolucionista mais otimista não abraçaria tais números.

A Torre de Vigia afirma que os animais e os seres humanos eram vegetarianos antes da inundação, e somente depois de saírem da arca receberam autoridades para comer carne.

Após o dilúvio dos dias de Noé, Deus fez uma modificação na dieta vegetariana que havia prescrito para os animais e para os humanos no jardim do Éden (A Sentinela de 15 de dezembro de 1982, página 31).
Como uma concessão para sua sobrevivência, o homem foi autorizado a comer carne animal como alimento após o dilúvio. (Gn 9: 2-4) Os animais, também, entrando no caos, começaram a viver uns dos outros. E visto que Deus criou uma vasta variedade de características para tornar a vida animal interessante, muitos animais seriam capazes de se adaptar à sua nova situação, usando certas características para ajudar na sua sobrevivência (Despertai! de 8 de outubro de 1981, página 27, em inglês).

Os dentes dão uma indicação forte de que alimento um animal come, e, consequentemente, requeria-se que, em 4.400 anos, os animais e os seres humanos tivessem desenvolvidos os incisivos para comer carne. O registro fóssil mostra que animais com incisivos existiam bem antes do período da inundação, e a revista Despertai! de 1981 apresenta a alternativa de que Deus criou incisivos desnecessariamente em alguns animais, que eles então se adaptaram para usá-los após o dilúvio, mas essa estranha especulação levanta seu próprio conjunto de questões problemáticas.


As raças humanas também devem ter evoluído rapidamente. Existem 3 raças básicas: caucasiano, mongol e negróide. (Algumas classificações incluem australóide como uma quarta raça.) Estes então são subdivididos em até 30 subgrupos. A Torre de Vigia afirma que os filhos de Noé representaram cada uma dessas raças.

A divisão tripartida da família humana em raças jafética, camítica e semítica, todos descendentes de Adão por meio de Noé, não pode ser refutada com êxito. (Gên 9:18, 19; At 17:26) (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 363)


É interessante considerar que a esposa de Noé foi capaz de conceber miraculosamente os três filhos dessa diversidade genética. Certamente, seria mais científico vincular as diferenças genéticas com as esposas. De qualquer maneira, supõe-se que os trinta subgrupos se desenvolveram dentro de 4.400 anos, algo que mesmo os evolucionistas não estariam dispostos a propor, e é provado falso pela genética.

Diversidade genética

É do conhecimento comum que parentes próximos não devem se reproduzir, devido a um elevado risco de defeitos congênitos. Se a população global de animais foi reduzida para apenas dois de cada espécie há 4.400 anos, haveria um ato forçado de endogamia e evidências disso.


Uma indicação da variabilidade genética é manifesta nos transplantes, onde o risco de rejeição aumenta de acordo com o grau de disparidade genética entre o doador e o receptor. As proteínas MHC numa célula distinguem o "self" do "non self" e conduzem à rejeição do órgão. Um caso em questão é o guepardo. A baixa variabilidade genética entre os guepardos mostra que todos os guepardos ligam para apenas alguns pares de reprodutores, com os cientistas acreditando que o guepardo quase foi extinto aproximadamente 10.000 anos atrás. A população de guepardo tem uma baixa variação de proteína MHC e esta semelhança genética permite que enxertos de pele entre guepardos não relacionados sejam aceitos. A desvantagem desta endogamia genética é que os guepardos têm baixa contagem de espermatozoides e altos níveis de defeitos congênitos. O perigo é que, tendo imunidades semelhantes, os guepardos são suscetíveis à extinção por meio de uma doença comum. Espécies animais com maior diversidade genética são mais propensas a terem algumas com imunidade a uma doença que outras não têm. (Veja O'Brien, S., D. Wildt, M. Bush (1986). "The Cheetah in Genetic Peril". Scientific American 254: 68–76).



O demônio da Tasmânia é outro exemplo. Um tumor cancerígeno infeccioso, observado primeiramente em 1996, espalhou-se rapidamente através da população, reduzindo a espécie a um nível de risco de extinção. A razão para ter-se espalhado é:

 "Que o nível de diversidade genética entre estes animais é extremamente baixo, o que significa que o câncer pode se espalhar entre a maioria dos demônios da Tasmânia sem obstáculo". (Tasmaniandevil.psu.edu 5 Jan2013)
 "... a baixa diversidade genética está associada à ameaça de uma espécie ... A incapacidade de outros demônios da Tasmânia de rejeitar a célula como proveniente de outro indivíduo pode estar relacionada à falta de diversidade em uma região genômica chamada Complexo Principal de Histocompatibilidade (da sigla em inglês MHC), que em humanos é associada à rejeição de enxertos de tecido de outro indivíduo ... a diversidade nesse estudo é medida pelo número médio de SNPs [polimorfismos de um único nucleotídeo] na sequência mitocondrial, excluindo uma região hipervariável ... ". (Tasmaniandevil.psu.edu).

O gorila, por exemplo, tem mais de 9 vezes a diversidade genética do demônio da Tasmaniano, e assim um tumor infeccioso não poderia se espalhar por uma parcela tão grande da população.

Você pode deduzir a que isso nos leva. Se uma inundação global reduziu toda a população animal e humana para apenas alguns de cada espécie (ou gênero ou espécie) nos últimos milhares de anos, todos os animais exibiriam o mesmo padrão de baixa variabilidade genética que o guepardo.

As espécies animais mudam ao longo do tempo. As alterações nos aminoácidos da hemoglobulina ocorrem numa progressão um tanto linear, e, portanto, a variação da hemoglobulina dentro das espécies pode ser usada para estimar quão distantes os membros de uma espécie são uns dos outros ou quando duas espécies se separaram. Esta técnica é conhecida como relógio molecular, e mostra distâncias muito maiores de tempo entre as espécies do que meros 4.400 anos.
  

A genética mostraria um traço semelhante com os seres humanos. Após a inundação, existia apenas três famílias, e seus dessedentes seriam todos primos. Toda a população mundial devia mostrar laços genéticos próximos depois de apenas 4.400 anos, o resultado da mestiçagem incestuosa entre primos.

Botânica


Estima-se que arbustos cresote vivos tenham 10.000 anos, e pinheiros bristlecone, 5.000 anos. Estes não teriam sobrevivido depois de serem submetidos a águas violentas de uma inundação global, e submerso sob a lama resultante e, em seguida, ter passado um ano sob água salgada, além de estar sob a pressão de vários quilômetros de água.

A maioria das plantas teria se afogado. Quando a água tivesse diminuído, e depois que a salmoura se evaporasse, o solo teria um revestimento de sal, tornando a germinação virtualmente impossível para a maioria da vegetação. Mesmo que as plantas pudessem regredir sob tais condições, levaria vários meses para crescer e produzirem novas colheitas e frutas que eram necessárias para a variedade de dietas dos animais que saíam da arca.

Climatologia

O estudo de climas históricos refuta qualquer drástica mudança climática menos de 4.500 anos atrás. Mostra também que a Terra inteira não era tropical, como resultado de um dossel das nuvens.

As calotas polares não mostram evidências de uma inundação. Camadas de gelo de dezenas de milhares de anos são datadas pela contagem de camadas anuais. O National Ice Core Laboratory explica:

"Glaciares são indicadas por camadas de neve que se acumulam em cima umas das outras. Cada camada de neve é ​​diferente em química e textura, neve do verão diferindo da neve do inverno. Ao longo do tempo, a neve enterrada se comprime sob o peso da neve acima dela, formando gelo. (...) Núcleos de gelo são cilindros de gelo perfurado nas geleiras. Eles são essencialmente cápsulas de tempo congeladas que permitem aos cientistas reconstruir o clima que existia há milhares de anos. As camadas em núcleos de gelo correspondem a anos e estações, com o gelo mais jovem no topo e o gelo mais antigo no fundo do núcleo. Através da perfuração na camada de gelo ou na geleira e da recuperação do gelo dos tempos antigos, os cientistas são capazes de determinar a composição e comportamento da atmosfera no passado, como foi o clima quando a neve caiu e como o tamanho dos lençóis de gelo e dos glaciares foram alterados no passado em resposta a diferentes condições climáticas. Os núcleos de gelo forneceram informações sobre o clima e a dinâmica do gelo ao longo de muitas centenas de milhares de anos, e em alta resolução, às vezes sazonais. "( icecores.org (as of 28 Dec 2015)



Se as calotas polares pudessem ter permanecido submersas sob as águas do dilúvio, teria adicionado uma camada notável de sedimento. Na realidade, as enchentes as teriam feito flutuar e derreter. Estas não poderiam ter sido substituídas nos últimos 4.000 anos, e mesmo que pudessem, não exibiriam as camadas anuais que datam de centenas de milhares de anos.

A Dendrocologia é um meio altamente preciso de datação através do exame de anéis de árvore, e pode fornecer dados para o passado há mais de 11.000 anos. (Veja Dendrochronology.) É usada também para mostrar padrões do tempo por ano e por continente. Anéis de árvore não mostram nenhuma indicação de uma inundação catastrófica.

Lendas do dilúvio

A Torre de Vigia afirma que o vasto número de lendas de inundação é "prova" do dilúvio de Noé.
O fato de que não existem apenas poucas, mas talvez centenas de histórias diferentes sobre aquele grande Dilúvio, e que essas histórias se encontram entre as tradições de muitas raças primitivas no mundo todo, é uma prova forte de que todos esses povos tiveram uma origem comum e de que seus antepassados iniciais compartilharam aquele acontecimento, o Dilúvio (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 718).

Embora seja um argumento interessante, uma multidão de lendas de inundação não constitui "prova". Uma vez que inundações afetam as áreas mais populosas da terra, é de se esperar que inundações seria característica na tradição de raças primitivas. Estas histórias variam em muitos pontos, levando à conclusão de que a maioria não está predominantemente relacionada com a mesma ocorrência.

Há um conjunto de lendas de inundação do Oriente Próximo muito semelhantes. Algumas antecedem o relato de Gênesis e é geralmente aceito pelos estudiosos que o relato de Gênesis foi copiado dessas fontes. O dilúvio de Gênesis segue o dilúvio de Gilgamesh "ponto por ponto e na mesma ordem" .5








Questões adicionais

Há muito mais que não pode ser explicado por uma inundação global. Por exemplo;

Dinossauros - Pessoas que tomam uma inundação global como literal geralmente tomam também os dias criativos e acreditam que a vida animal foi criada há 6.000 anos, ou pelo menos nos últimos 100.000 anos. Segundo estudos, os dinossauros já não existiam há milhões de anos. Nesse caso, por que os dinossauros não estavam na arca? E quanto aos mamutes, que foram encontrados congelados com comida em suas bocas? A Noé foi ordenado que tomassem dois de cada tipo de animal.

Onde está a arca? - A Bíblia especifica que a arca finalmente descansou nas montanhas de Ararate, que está na Turquia. Apesar de muitas expedições, as quais muitas delas fizeram uso das últimas tecnologias, nunca foi possível localizar a arca.

Temperatura consistente e pressão do ar - Os animais residiam juntos nos confins da arca, suportando o mesmo calor e pressão do ar, enquanto que cada um tem necessidade de temperatura e pressão muito diferentes, e lutariam para sobreviver em tais condições.

Sedimento - Em todo o mundo, o sedimento tem se estabelecido progressivamente em camadas ao longo de milhões de anos. Uma inundação global teria revestido a terra, e particularmente os fundos marinhos, com uma extraordinária profundidade de sedimento, cheia de carcaças de bilhões de restos humanos e animais. A Torre de Vigia cita que uma inundação resultaria em pressão de água "igual a ‘2 toneladas por polegada quadrada’, suficiente para fossilizar rapidamente fauna e flora” (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, páginas 718). Não existe tal camada de sedimentos e fósseis.

Um Deus mau


Lambert Dolphin e Gordon A. Hunt da Universidade de Stanford, estimam que havia potencialmente mais de 7 bilhões de pessoas na Terra no momento da inundação. (Ldolphin.org 1/1/2013). Isto é baseado na aplicação de Estimativas de Crescimento Populacional padrão para as informações em Gênesis 5, que é de:


  • Um período de 1.600 anos entre Adão e Noé

  • Genealogias mostrando famílias grandes com pelo menos 5 filhos

  • Pais com filhos em várias centenas de anos

  • Humanos com até 1.000 anos de idade



Portanto, Deus é retratado como afogando bilhões de adultos, crianças inocentes e animais. Que tipo de Deus leva tantas vidas inocentes, de uma maneira tão desumana? Se os seres humanos fossem tão pecaminosos para merecer a morte, um Deus todo-poderoso e amoroso poderia ter tomado a vida de seres humanos perversos sem dor, sem ter que afogar bilhões de animais também.

O arco-iris


Em Gênesis 9: 12-15, Deus deu o arco-íris como um sinal de que ele não iria afogar toda a humanidade novamente por um dilúvio.


E Deus acrescentou: “Este é o sinal do pacto que dou entre mim e vós, e toda alma vivente que está convosco, para as gerações por tempo indefinido.  Dou deveras o meu arco-íris na nuvem, e ele terá de servir de sinal do pacto entre mim e a terra.  E acontecerá que, quando eu trouxer uma nuvem sobre a terra, então é que aparecerá o arco-íris na nuvem. E hei de lembrar-me do meu pacto entre mim e vós, e toda alma vivente dentre toda a carne; e as águas não se tornarão mais um dilúvio para arruinar toda a carne.



Não é realista pensar que o primeiro arco-íris aparece após o dilúvio, pois indica que Deus mudou os princípios científicos em relação à refração e reflexão através de gotas de água. Nem são arco-íris um produto unicamente de chuva. Como eles são causados ​​por água no ar, um arco-íris também pode ser um resultado de névoa, spray e orvalho no ar.

Do ponto de vista da Torre de Vigia, também era uma promessa vazia, pois eles descrevem Deus como estando em vias de destruir um número ainda maior de pessoas no Armagedom, de forma ainda mais violenta. O conceito de Armageddon da Torre de Vigia, que destrói a maioria da humanidade, também entra em conflito com a história de Gênesis, onde Deus promete:


Genesis 8:21: “Nunca mais invocarei o mal sobre o solo por causa do homem, porque a inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade; e nunca mais golpearei toda coisa vivente assim como tenho feito.."

Pontos de vista cristãos alternativos

Alguns cristãos aceitam a história da inundação como sendo um evento localizado; limitada à região onde Noé estava. A palavra hebraica 'erets’ pode ser traduzida como Terra ou terra e também como colinas ou montanhas. Isso pode levar à compreensão de que a inundação cobriu as colinas mais altas da região. A declaração em Gênesis 6:17 , de que Deus destruiu "toda a vida sob os céus" é terminologia comum na Bíblia para ocorrências que foram localizadas, como a fome no tempo de José, onde Gênesis 41:57 afirma que "vinham ao Egito pessoas de toda a terra para comprar de José, porque a fome se apoderara de toda a terra" e Deuteronômio 2:25 onde diz que " povos debaixo de todos os céus" viveram com medo depois que Josué conquistou Canaã.


Uma inundação local também elimina a questão teológica de que uma inundação global contradiz os Salmos 104. Esta passagem é um paralelo do relato da criação de Gênesis e afirma, no versículo 9, que depois que Deus fez aparecer a terra seca durante o processo de criação, as águas nunca mais cobrem toda a terra.

 Salmo 104:6-9) .Cobriste-a de água de profundeza como vestimenta. As águas pararam acima dos próprios montes.  À tua censura começaram a fugir; Ao som do teu trovão foram postas a correr, tomadas de pânico —   Montes passaram a subir, Vales planos passaram a descer — Ao lugar que para elas fundaste. Puseste um termo além do qual não passariam, Para que não cobrissem mais a terra.

Alternativamente, outros cristãos acreditam que a história da inundação não se destina a ser tomada como literal, mas sim como uma lição moral.

Apologistas refutam

A Torre de Vigia fez pouco esforço em tentar provar a exatidão de uma inundação global. A discussão da Torre de Vigia geralmente é limitada a poucos parágrafos, com a principal linha de raciocínio sendo simplesmente que, como a Bíblia afirma, então ocorreu.

Evidência mais forte do que as tradições pagãs de povos primitivos quanto à historicidade do Dilúvio é o endosso que outros escritores bíblicos deram sob inspiração (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 719).

Apologistas se servem de artigos, como o seguinte, que, de forma sensacionalista, faz parecer que a ciência apoia uma inundação global.

Prova de que a lenda bíblica do dilúvio de Noé realmente aconteceu. 
Robert Ballard, um aclamado arqueólogo subaquático, depois de vasculhar as profundezas do Mar Negro ao largo da costa da Turquia, com tecnologia robótica avançada, em busca de vestígios de uma antiga civilização, falou sobre suas descobertas com uma fonte de notícias dos EUA. Ballard disse que agora apoia uma teoria apresentada pela primeira vez por cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, de que o Mar Negro já foi um lago de água doce rodeado por terras agrícolas antes de ser invadido por "uma enorme parede de água" do Mar Mediterrâneo. Ballard disse à ABC News que a evidência de um antigo litoral sugere que uma "grande inundação" pode ter ocorrido por volta de 5000 a.C. Ele disse que milhares de anos atrás, grande parte do mundo estava coberta de gelo. Mas quando começou a derreter, a água começou a correr para os oceanos, causando inundações em todo o mundo. 
... A teoria sugere que a história da inundação foi transmitida de geração em geração e, eventualmente, inspirou o relato bíblico de Noé. (Ninemsn.com.au 12 Dez 2012)

Enquanto o título parece apoiar a inundação de Noé, o artigo mostra o contrário. Não há 4.400 anos atrás, mas há 7.000 anos, houve grandes enchentes em todo o mundo. Este foi o resultado do derretimento das calotas polares, após o final da última era glacial. Há evidências de grandes inundações, mas não das enchentes que cobrem as montanhas mais altas. Estas inundações, que afetam muitas regiões ao redor do mundo, são a razão para as diversas lendas de inundação de diversas  culturas.


Como último recurso, apologistas de uma inundação global lançam dúvidas sobre a precisão de informações, tais como métodos de datação. Para outras questões, onde não há refutação possível, a resposta comum é que com Deus todas as coisas são possíveis. Por exemplo, Deus pode ter transportado todos os animais para a área da arca e, em seguida, de volta à sua região nativa. Talvez Deus tenha adicionado água extra especificamente para a enchente e a removeu depois. Talvez Deus hibernou os animais, por isso não houve problemas com uma escassez de alimentos, água, ou abundância de estrume. Se recorrer ao pensamento fantasioso é uma resposta válida, então sim para esse assunto Deus poderia ter reduzido toda a população global de animais para tamanho diminutos e transportado todos para a arca. Realmente, se tais milagres de escala fossem requeridos, então por que não usar apenas um método mais humano de assassinato, como levar todos os iníquos à morte em seu sono? Uma inundação global exigia que Deus violasse suas leis da física e então apagasse a evidência. Por que todo esse esforço por uma história que muitos milênios mais tarde pareceria improvável para qualquer pessoa instruída?

Conclusão

Este foi um simples resumo dos fatos sobre uma inundação global. Embora breve, a maioria das pessoas que lerem a informação compreenderá que uma inundação global nunca ocorreu. Para as pessoas que querem mais informações, há muitos livros com detalhada discussão científica refutando uma inundação global.

Por meio deste artigo, você terá notado a natureza insular da justificativa da Torre de Vigia para questões levantadas por uma inundação global. Elas regularmente contradizem a justificativa de outras questões, ou mesmo passagem da Bíblia em si. É um exemplo clássico de não ver a floresta formada pelas árvores. Por exemplo, para justificar de onde veio a água, diz-se que a terra era mais plana. Mas o aumento resultante das montanhas após a inundação cria outras questões mais problemáticas.

Quando tomadas literalmente, como pelas Testemunhas de Jeová, não há um único aspecto dessa história que não se possa provar que é falso. É notável que a Torre de Vigia ainda se apega a uma inundação literal global, quando esta é claramente refutada por praticamente todos os campos de pesquisa, incluindo a antropologia, arqueologia, astronomia, astrofísica, biologia, botânica, química, climatologia, ecologia, engenharia, entomologia, genética, Geologia, geografia, linguística, meteorologia, microbiologia, paleontologia, física, sismologia, teologia e zoologia. No entanto, mesmo sem uma compreensão destas áreas, mas fazendo uso apenas do senso comum, não pode haver dúvida quanto à impossibilidade de uma inundação global.


Várias centenas de anos atrás, é compreensível que as pessoas possam ter aceitado uma inundação global como literal, mas é quase incompreensível que uma pessoa instruída, no século XX, tome como literal essa história antiga. Os cristãos podem ter aceitado a história de uma inundação global há algumas centenas de anos, enquanto a Igreja ainda estava ensinando que a terra era plana, e inconsciente das incríveis descobertas científicas nos últimos dois séculos. Compreendemos agora em grande detalhe o movimento dos planetas e a gravidade, o tamanho da Terra e das montanhas, e a constituição das formas de vida. Física, química e biologia progrediram ao ponto de termos viagens espaciais, transporte aéreo, comunicação sem fio e medicina avançada, e cada uma dessas ciências provam que um dilúvio global é simplesmente impossível. Em nossa época, é inacreditável que qualquer religião ensine que um dilúvio global realmente ocorreu, particularmente aquela que se auto intitula dirigida por Deus e única verdadeira.


Se esta doutrina da Torre de Vigia não é verdade e não foi dirigida por Deus, que outra doutrina da Torre de Vigia não dirigida por Deus? A dúvida, portanto, é lançada sobre toda a doutrina da Torre de Vigia.

Notas:

1. L. Vardiman and K. Bousselot, “Sensitivity Studies on Vapor Canopy Temperature Profiles,” Proc. Fourth ICC, 1998, pp.607-618.

2. Soroka, Leonard G. and Charles L. Nelson, 1983. Physical constraints on the Noachian Deluge. Journal of Geological Education p.135

3. Soroka, Leonard G. and Charles L. Nelson, 1983. Physical constraints on the Noachian Deluge. Journal of Geological Education p. 197

4. Camilo Mora, Derek P. Tittensor, Sina Adl, Alastair G. B. Simpson, Boris Worm. How Many Species Are There on Earth and in the Ocean? PLoS Biology, 2011; 9 (8): e1001127 DOI: 10.1371/journal.pbio.1001127

5. Rendsburg, Gary. "The Biblical flood story in the light of the Gilgamesh flood account," in Gilgamesh and the world of Assyria, eds Azize, J & Weeks, N. Peters, 2007, p.117

6. Andrew George, page 101, “Early Second Millennium BC” in Old Babylonian




Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui






Um comentário:

  1. Olá Lourisvaldo! Quanta informação! mas confesso que um tanto estranha pra mim...até então acreditava piamente nisso, embora reconheça a lógica da matéria, vou continuar pesquisando...Abraços!

    ResponderExcluir