sexta-feira, 30 de setembro de 2016

(Espanha) Torre de Vigia é convidada a se explicar sobre acobertamento de pedófilos e tribunal eclesiástico.

Miguel Garcia, da Espanha, foi Testemunha de Jeová desde criança até aos 38 anos, quando decidiu deixar a religião. Então neste mês de setembro, já aos 43 anos, recebeu uma carta assinada por três anciãos, na qual era convidado a comparecer a um tribunal eclesiástico, no qual seria julgado, segundo a carta, por ter mantido relações sexuais extraconjugais. Porém, para a infelicidade dos anciãos, Miguel Garcia muniu-se de coragem e foi à imprensa, bem como também aos Mossos (polícia civil da Catalúnia). Era hora de revelar alguns segredos.



Não é a primeira e nem será a última vez que a Torre de Vigia aparece nos noticiários, no que se poderia ser chamada de páginas policiais – a exemplo do que aconteceu em Portugal no ano passado, com a grande reportagem feita por Ana Leal. Naquela ocasião, como reagiu o Corpo Governante? Em visita de pastoreio à filial portuguesa, David Splane, de forma indireta, falou sobre reportagens que “falam mal” das Testemunhas de Jeová e queixou-se de que há jornalistas que ouvem apenas um lado da história. Com referência a esse caso, ou David Splane mentiu às Testemunhas ou foi mal informado, porque a reportagem várias vezes procurou oferecer à parte acusada ocontraditório, coisa que ela respondeu com a típica reação: “Nada temos a declarar”.

Pedofilia

Com relação aos noticiários espanhóis, as acusações publicadas também mereciam uma resposta satisfatória, em razão de tamanha gravidade. Que resposta ofereceu, portanto, a Torre de Vigia?

Segundo noticia a página eletrônica do jornal elperidico do dia 26 de setembro, Miguel Garcia, quando tinha 16 anos e morava na Bélgica, sofreu repetidos abusos por parte de um membro da religião das Testemunhas de Jeová, porém sem penetração.   Aos 19 anos, em 1993, e já na Espanha, decidiu relatar o caso aos anciãos, que formaram uma comissão judicativa e colheram todas as informações; mas ao final decidiram abafar o caso, e Garcia relata que os anciãos lhe pediram para não tornar pública a acusação – apesar de Garcia lhes ter dito que havia outras vítimas do mesmo acusado. Segundo os anciãos, era preciso cuidar para não trazer vitupério sobre a associação religiosa. 

Sobre essa acusação, foi consultado Aníbal Matos, porta-voz das Testemunhas de Jeová, e ele é citado dizendo sucintamente:

“Nós, Testemunhas de Jeová, em nenhum momento temos encoberto um abuso sexual a um menor e nem amparado a nenhum pederasta”.

Essa afirmação pode ser verdadeira, mas é muito difícil de acreditar. Para quem já conhece os procedimentos da Torre de Vigia para lidar com acusações desse tipo, sabe que ela ordena aos pastores locais que sigam à risca a recomendação bíblica de não aceitar acusação contra um de seus membros que venha de apenas uma fonte, mesmo que essa fonte seja alguém que se declara ser a vítima (Deuteronômio 19: 15; 1 Timóteo 5: 19). Com isso, uma criança ou adolescente, que foi vítima de abuso por uma Testemunha de Jeová, fica na difícil condição de ter que apresentar pelo menos uma testemunha para poder provar que o que está dizendo é verdade. Além disso, a religião tem por norma só levar o caso à polícia se houver uma lei nacional que a obrigue a isso. Se não houver, o caso fica abafado por completo – para o bem da imagem da entidade religiosa. Foi exatamente essa regra que, durante cerca de 60 anos, fez com que mais de 1000 casos de abusos fossem abafados na Austrália, conforme revelado pela Comissão Real Australiana e noticiado por importantes jornais no ano passado, inclusive pelo espanhol ElMundo.


Tribunal paralelo

Ao notificarem – por escrito – a Miguel Garcia para comparecer a uma comissão judicativa, a congregação local acabou expondo ao mundo um tribunal eclesiástico que, de certa forma, funciona à margem da lei. Não é à toa que grande parte do público fica estarrecida ao saber que algo da Idade Media continua acontecendo em pleno século 21, e bem debaixo de nosso nariz. A respeito do sigilo dessas comissões e referente à carta enviada a Miguel Garcia, foi postado no fórum brasileiro de ex-Testemunhas o seguinte comentário:


Essa carta é um tesouro precioso e raro, a TORRE proíbe fazer convite por escrito aos que são convocados a uma comissão!
Os anciãos até podem fazer convocação por escrito, mas não devem ter nada que se refira ao escritório, nem aos advogados da Torre, nem a ninguém da Torre...apenas os nomes da comissão de serviço da congregação do publicador convocado...que é justamente o que aconteceu no caso da carta deste tópico.
A Torre pensa que, se "voar faísca", só sobra para os anciãos locais (Olho Singelo).

E esse sigilo, pelo visto, foi confirmado pelo jornal espanhol. Ao relatar o contato que fez com um dos anciãos que assina a carta, a reportagem relata que esse ancião primeiro negou que havia tais tribunais eclesiásticos, e somente depois de saber que a equipe de reportagem tinha em mãos uma cópia da carta que constava a assinatura dele, é que acabou por confessar.

Ao final, a reportagem relata a versão do porta-voz das Testemunhas:

Aníbal Matos, porta-voz das Testemunhas de Jeová, admitiu a existência destas comissões judicativas, porém assegurou que “não são obrigatórias” nem tampouco “se impõem castigos”. Trata-se unicamente de intervenções para “dar orientação bíblica” aos membros de uma congregação.

Não são obrigatórias?

Não se impõem castigos?

O que exatamente diz o manual dos anciãos, o livro intitulado Pastoreiem o Rebanho de Deus? À página 58 inicia-se um capítulo com o tema: “Como determinar a formação de uma comissão judicativa”, e o que se ler logo a seguir é muito curioso, tendo em vista as palavras de Aníbal Matos de que essas comissões não são obrigatórias:



Depois dessa leitura de um livro oficial da Torre de Vigia, é possível alguém concluir que as comissões judicativas não são obrigatórias, quando os anciãos, tais quais policiais espirituais, verificam a infração de normas adotadas pela entidade religiosa?  Da própria carta enviada a Miguel Garcia, nota-se que os anciãos, ao convocarem-no para uma comissão, sentiam que estavam cumprindo uma “responsabilidade teocrática”. Como podia ser assim se não agissem no cumprimento de uma obrigação?



E quanto a castigos? Que diz o manual dos anciãos? Leiamos a página 100:




Por “desassociar”, entenda como sendo um dos castigos mais severos que se possa imaginar, que é a exclusão social completa, uma punição em que nem mesmo é permitido ao desassociado conversar com seus próprios familiares, como evidencia outra reportagem do jornal espanhol e traduzida por Osmanito Torres. A gravidade disso estima-se ao levar em conta que, por toda a sua vida a Testemunha foi orientada a não fazer amizades com pessoas de fora da religião, e – de repente – ela vê-se absolutamente sem ninguém. Isso fica bem demostrado em um vídeo que está sendo exibido nos congressos das Testemunhas de Jeová desse ano.

A solidão, muitas vezes, é o que aguarda uma Testemunha desassociada. 


Como vimos, as comissões judicativas tanto são obrigatórias como têm o poder para impor castigos. Se Aníbal Matos pôde dizer à imprensa algo diferente disso, posso deduzir que ele desconhece as normas da organização a qual representa, ou mentiu desavergonhadamente. Ou talvez tenha falado até demais ao confirmar a existência das comissões, uma vez que o livro Pastoreiem dar orientações detalhadas sobre o que dizer – e o que não dizer – quando alguém da mídia faz perguntas a esse respeito (Pastoreiem,  página 86 e 87):



Fica claro que a Torre de Vigia não se sente confortável por ter o seu próprio “sistema judiciário”, como alude o jornal espanhol ao citar a Ministra da Justiça da Finlândia, que recentemente se propôs investigar acusações de que, em seu país, as Testemunhas de Jeová mantinham um sistema judiciário paralelo, o que, segundo ela, era inaceitável.

Caindo a máscara

A Torre de Vigia, por toda a sua existência, procurou construir uma imagem irrepreensível, algo que fosse impossível alguém achar defeito. Eu, por exemplo, muito me orgulhei de dizer a tantos quanto possível, que as Testemunhas de Jeová compunham uma religião diferente, que punia a todos os pecadores, e, em razão disso, podia apontar o dedo para outras religiões, indicando seus erros, para que seus membros pudessem cumprir a ordem de Apocalipse 18: ‘Saí dela, povo meu’.  Mas, para decepção de muitas Testemunhas, a religião tem ultimamente frequentado as mesmas páginas de escândalos de onde tantas vezes ela recolheu notícias vergonhosas de outras religiões para publicar na Despertai e A Sentinela. Como exemplo, o jornal espanhol conclui uma nota deste 28 de setembro relacionando a religião das Testemunhas com casos de corrupção e acusações de abuso, bem como tendo a sua queda homofóbica e  inclinação sectária – características que leva o jornal a recomendar alerta aos cidadãos, uma vez que precisam zelar por sua liberdade.

Outra matéria chama aatenção para os meios que levaram a Torre de Vigia erguer um grande patrimônio, todo ele conseguido à custa dos fiéis que, além de doarem o seu dinheiro, também doaram – milhares deles – talvez o tempo de uma vida inteira trabalhando na manutenção dessas propriedades, como a sede mundial em Brooklyn, que, segundo se noticia, sua venda, ainda em fase de execução, está estimada em mais de um bilhão de dólares.  


Tudo isso foi conseguido mediante a garantia que se faz há mais de 100 anos de que um mundo novo está às portas, o que leva as Testemunhas a concluírem que não vale a pena investir em si mesmas, como adquirir meios de alcançar uma velhice financeiramente equilibrada. Como incentiva a Torre de Vigia, quase todo o seu dinheiro é doado para a religião, pois, segundo argumenta, ao assim fazerem, a Testemunha está acumulando tesouros no céu.  É essa política enganosa da Torre de Vigia que tem levado muitas Testemunhas a se darem conta, às vezes bem tarde na vida, que investiram suas vidas em uma grande ilusão. Apesar disso, como conclui o jornal, as Testemunhas nem lamentam essa perda, pois “o dinheiro, pouco ou muito, se pode recuperar. O que lamentam não poder recuperar é o tempo perdido, as amizades e famílias destruídas e a estabilidade emocional arruinada”. 


Conheça melhor as Testemunhas de Jeová lendo o meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui


9 comentários:

  1. Caro Lourisvaldo...alguns podem pensar que pessoas como eu e você,que fomos tão maltratados por essas pessoas e ainda assim,acreditávamos que tinham a aprovação de Deus e nos sentimos então imerecedores do amor DELE,agora que tiramos as vendas,estas notícias são para nós um verdadeiro regozijo...mas no meu caso e provavelmente em todos nós que fomos vítimas desses tiranos,o que sentimos com isso é uma dor muito grande pelas pessoas sinceras que estão cegadas ainda e muitas morrerão assim,sem nunca se dar contas de onde estão depositando suas esperanças,suas energias,seus recursos e o bem mais precioso que é sua vida,em prol do nada.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Apesar de nossa libertação, continuamos sofrendo pelos que continua enganados. Agora mesmo vi um vi um vídeo no youtube em que policiais russos invadem um Salão do Reino e senti dor dos anciãos que se desesperaram para defender o seu ambiente espiritual e congregacional, apenas por acreditarem que ai é o caminho para a verdadeira liberdade, mas que, como sabemos, ela nunca vira por esse caminho. E assim ficarão eles enganados, talvez, até a velhice. Muito desapontador.

      Excluir
  2. Eu sou mais um que perdeu décadas de vida e oportunidades iludido pelos ensinos da "Sociedade W.T.". Mas o pior foi que fiz perder anos de vida á minha própria família. Graças a Deus, hoje em dia estão todos livres do cepo mental da W.T., embora me custasse o descrédito de lhes mostrar que o que havia-lhes inculcado como "a verdade" era, na realidade, uma falacia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta outras coisas não poderíamos ter feito, não é mesmo? Ter estudado mais, brincado mais, amado mais, vivido mais. Esse tempo perdido se foi para sempre.

      Excluir
    2. Que bom que conseguiu convencer sua família! muitos não conseguem,e já sabemos o triste desfecho...famílias destruídas ou unidas por uma mentira e alguém sempre paga um alto preço.Felicidades!

      Excluir
  3. Por esta razão,meu Querido,não deixe de alimentar esse blog com matérias assim.Quem sabe nosso Criador não está te usando para ajudar alguns sinceros a se libertar...sei que as vezes temos vontade até de mudar de cidade,de nome e fazer de contas que tudo não passou de um pesadelo,ou fingir que nunca ouvimos falar deles,muito menos que pertencemos ao grupo,mas já que você teve tanta coragem de expor a sua vida,a sua história,que aliás,muito me comoveu,agora você precisa lutar pra pelo menos salvar uma vida de perder seus sonhos,sua carreira,seus projetos de vida,como se expressou o autor do site testemunha.orgfree. na relato de sua experiencia pessoal. Assim como nos empenhávamos para salvar uma vida,quando acreditávamos que tínhamos a formula mágica para isso,agora temos o compromisso de de alertar outros sobre o terrível engano que nós próprios fomos vítimas.Eu ainda não sei como fazer isso,mas estou aqui te apoiando e te incentivando a não parar.Precisamos comentar,contar nossas experiencias,mesmo que anonimamente em blogs,sites,fóruns para que mais pessoas vejam que ou não estão sozinhas,ou que vejam que tem muita gente lutando contra esses tubarões da fé...outro dia dei uma olhada no facebook daquele irmão Americano lloid Evans e algumas postagens dele não tinha muitas curtidas ou comentários...fiquei meio triste,porque as postagens eram muito boas e apesar de não saber ingles,os comentários podem ser traduzidos.Aquele video sobre a ONU é legendado e muito bom,mas tinha poucos comentários.Temos que unir forças,podemos não conseguir derrota-los,mas podemos salvar uma vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, há postagens com poucos comentários, mas as pessoas visitam leem, porém a maioria não comentam. Com postagens semanais, meu blog tem cerca de 100 visitas por dia, e já no dia de hoje, que há postagem nova, já há quase 200 visitas, e a totalização vai até as 21 horas. Só esta postagem já foi visualizada 113 vezes.

      Muito obrigado por suas palavras. Realmente precisamos fazer mais pela libertação de outros.

      Excluir
  4. Excelente labor de cobertura Lourisvaldo.Las cosas esperemos ayuden a quienes no conocen de estos casos fuera de los tj y aquellos que dentro ya tienen sus dudas.

    Las cosas continúan,ya hay entrevistas y radios en España y próximamente en otros diarios europeos


    Aquí el audio en español de entrevistas radial:

    https://www.dropbox.com/s/or24o8bemo...Radio.mp3?dl=0


    ResponderExcluir
  5. É dificil ser um bom testemunha de jeová e ao mesmo tempo ser um testemunha de jeová bom. O primeiro é formado, o outro já nasce feito. O primeiro adora mais a organização de jeová do que o jeová da organização. O outro ouve a voz do seu coração e quando ele se choca com os princípios por vezes cruéis da Bíblia priorizados pelo corpo governante da Torre de Vigia, cai fora antes de levar o abençoado pontapé daqueles que dominam o rebanho. Foi o que aconteceu comigo depois de décadas associado. Hoje sou livre pensador, espiritualista cristão e não me arrependo, minha mente abriu 360 graus, encontrei todas as respostas às minhas dúvidas. Quando me perguntam pela religião optada, digo que nada sou pra ser tudo e auxiliar a todos a encontrar o caminho da verdadeira vida.

    ResponderExcluir