domingo, 13 de março de 2016

Transfusão de sangue e a medicina moderna – como isso influi na política de não-transfusão das Testemunhas de Jeová?

Ao passo que há mais de um século era comum a transfusão de sangue integral, o que acarretava muitas mortes em decorrência de incompatibilidades, desde meado do século passado até agora tem havido muitos avanços na medicina e isso não mais ocorre, sendo comum a transfusão de hemocomponentes (plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) ou de apenas hemoderivados (frações diversas dos hemocomponentes).

Nesta terceira postagem (veja aqui a anterior) examinamos duas questões: Levando em conta o estudo em questão, como isso influi na política de não-transfusão adotada pelas Testemunhas de Jeová? Seria a transfusão de hemocomponentes ou de hemoderivados a mesma coisa que transfusão de sangue integral?  


Já na década de 90 a liderança das Testemunhas de Jeová decidiu que ficava a critério de cada Testemunha decidir se aceitava ou não alguns derivados do plasma, mas manteve proibida a transfusão integral dos quatro hemocomponentes, baseando-se no conceito de que cada um deles, mesmo em separado, continuava sendo sangue. Mas no ano 2000, em um artigo da revista A Sentinela, a liderança religiosa estendeu à área da consciência de cada Testemunha a decisão de aceitar, ou não, derivados dos demais hemocomponentes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Mas novamente manteve proibida a transfusão integral dos hemocomponentes.

Dito isso, há que se perguntar em que parte da Bíblia fundamenta-se esse conceito? Considerando que seja realmente bíblica a proibição de transfusão de sangue, onde lemos nela que hemocomponentes são proibidos e hemoderivados fica a critério da consciência do cristão?

A respeito dos hemoderivados, o artigo explica porque deixa o caso a critério da consciência de cada um (o sublinhado e colchetes foram acrescentados por mim):

Devem os cristãos aceitar tais frações [ou hemoderivados] para tratamento médico? Não podemos dizer. A Bíblia não fornece detalhes, por isso, o cristão deve tomar sua própria decisão, baseada em sua consciência, perante Deus.

É verdade que a Bíblia não fala sobre hemoderivados, mas o que ela fala sobre hemocomponentes?  Se o silêncio da Bíblia sobre o primeiro caso (hemoderivados) é base deixar o caso a critério da consciência, por que igualmente o silêncio bíblico não é base para deixar a critério da consciência  o uso de hemocomponentes?

Que fique claro que há casos médicos em que, por uma ou outra razão, é imprescindível a transfusão de um ou outro hemocomponentes. Nem sempre é o caso de escolha do paciente, nem sempre um hemoderivado substitui um hemocomponente. Portanto, o posicionamento da liderança religiosa ainda envolve vidas e de fato muitas Testemunhas têm vindo a óbito mesmo tendo hemocomponentes e uma equipe médica à disposição.

Sobre os hemoderivados, ainda há o que dizer sobe eles. É sabido que as Testemunhas de Jeová, além de não aceitar transfusão, elas também não doam sangue. Isso é assim porque no antigo Israel, as leis bíblicas sobre o sangue especificavam que ele deveria ser derramado na terra (Levítico 17:13). Com isso, a liderança religiosa das Testemunhas decidiu que não é apropriado nem sequer armazenar sangue, o que, por sua vez, a depender das Testemunhas de Jeová, extinguia-se todos os bancos de sangue do mundo, os quais são absolutamente necessários para processar centenas, milhares ou milhões de litros de sangue para produzir os hemoderivados que agora, surpreendentemente, as Testemunhas podem aceitar. Mas raciocinem: onde que há lógica nisso?  O leitor ver nisso algum paralelo bizarro, como o caso do menino que come sozinho o seu lanche, mas sempre aceita compartilhar do lanche dos colegas?

Nas últimas décadas também a liderança religiosa vêm propagando que há muitos substitutos para hemocomponentes. Isso é verdade, mas também é verdade que nem todos os hospitais estão preparados para tratar pacientes sem hemocomponentes. Pensando nisso, a religião criou o que chamou de Comissão de Ligação com Hospitais (Colih), que tem a finalidade de contatar outro hospital sempre que um não aceitar tratar pacientes Testemunhas sem o uso de sangue. Mas considere: em um país como o Brasil, que às vezes é até difícil achar um leito para pacientes em estado de emergência, como que um paciente Testemunha ainda pode dar-se ao luxo de escolher um hospital e equipe médica que aceite tratá-lo de acordo com sua crença?
Sangue armazenado. A depender da liderança das
Testemunhas de Jeová, seriam extintos todos os
bancos de sangue de todo o mundo

É irônico, no entanto, que quem decidiu pela validade bíblica dessas normas mora nos Estados Unidos, onde há hospitais bem estruturados, bem equipados, e integrantes da Colih estão sempre a postos para apontar rapidamente uma equipe médica para tão nobres pacientes. 

Como alguns leitores relataram nos posts anteriores, alguns casos envolvendo recusa de transfusão de sangue têm ido parar nos tribunais. Esse é o assunto da próxima postagem. 



Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui


25 comentários:

  1. Estou adorando esse tema no seu blog.
    Quado lemos os dois princípios, conseguimos mudar um pouco nosso conceito.
    Como eu disse anteriormente a esse tema, acho que todas as pessoas são livres para escolher e crer, independentemente de opinião alheia.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Oi Lourival,
    Agradeço o carinho lá no minicontista2
    Beijos no coração
    Minicontista2

    ResponderExcluir
  3. Olá Lourival,
    passo para te agradecer a visita e te desejar uma semana feliz,gande abraço,Patricia

    ResponderExcluir
  4. Olá,precioso!Bom dia e paz.

    "Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada."(PROVÉRBIOS)

    "Examinei meu coração a fim de encontrar dignidade em ser amado por Deus, nada encontrei. Mas quando me virei para Cristo, percebi que o amor saía dali gratuitamente. É o amor de Cristo que dignifica o homem."

    "Ele julga a favor dos que são explorados e dá comida aos que têm fome. O Senhor Deus põe em liberdade os que estão presos e faz com que os cegos vejam. O Senhor levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem."(SALMO 146)

    "A cor da graça, vermelho sangue do meu amado que por mim se entregou na cruz."MINISTÉRIO ZOE


    "Feriste-me o coração com a Tua Palavra, e te amei."AGOSTINHO

    Lourisvaldo,você já sabe,não sou de muito "falar" mas tenho em mim um grande desejo:QUE DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.Que seus passos sejam dirigidos por Ele para que seu coração esteja sempre feliz.
    Sucesso pra ti.Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto,"...hemoderivados que agora, surpreendentemente, as Testemunhas podem aceitar. Mas raciocinem: onde que há lógica nisso? O leitor ver nisso algum paralelo bizarro, como o caso do menino que come sozinho o seu lanche, mas sempre aceita compartilhar do lanche dos colegas?..."Pois é, nada e nem ninguém escapa das fraquezas espirituais da vida aqui na Terra enquanto reencarnados né mesmo?
    Muito bom seu texto, quem pensa aprende um pouco mais!
    Abraços amigo Lourisvaldo, tenhas uma linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lourisvaldo
    Obrigada pela visita no meu blog, que Deus continue abençoando sua vida. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Lourisvaldo
    Suponho que a bíblia não esclareça isto pela falta de tecnologia que havia na época, é mesmo difícil, trazer a luz da palavra, situações que aconteceram em uma sociedade muito atrasada, para nos basear nos dias de hoje.

    Abraço

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Lourisvaldo!
    Muito bom e esclarecedor o seu texto.
    Infelizmente tem muitos casos que vão parar nos tribunais mesmo,
    não só por transfusão de sangue.
    Outro dia passou uma reportagem na tv, uma mãe não querida vacinar
    o filho recém-nascido, porque ela querida vaciná-lo em outro país.

    Abençoada semana!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Você é muito objetivo e claro em suas explanações, fundamentando-as, o que pode ser muito útil para quem alimenta dúvidas sobre a matéria. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Lourisvaldo.
    Interessante saber ao fundo sobre esse assunto, muito esclarecedora o seu texto. Uma feliz semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  11. Interessante e esclarecedor o artigo, Lourisvaldo.
    Certo é que a fé merece respeito e a rejeição de tratamento com uso de sangue é ponto fundamental dos preceitos religiosos das Testemunhas de Jeová. É uma questão muito delicada. Fui dar uma espiadinha no que dizem as manifestações doutrinárias e jurisprudenciais a respeito, encontrando a seguinte conclusão:
    "1- não sendo possível substituir a transfusão sanguínea por tratamento alternativo em razão do iminente perigo de morte, a decisão de transfusão de sangue cabe soberanamente ao médico, independentemente de consentimento de quem quer que seja;
    2- se ausente o perigo, prevalece a vontade do paciente, familiares ou representante legal.
    Apesar da criação C0LIH "quando a necessidade da transfusão for tamanha que torne impossível retardar o procedimento para a utilização de outro meio substitutivo ou alternativo, face ao risco da morte inevitável que sobrevirá ao paciente, o médico não se submeterá a constrangimentos e deve efetuar a transfusão, mesmo sem consentimento, pois, se deixar de aplicar aquele tratamento e o paciente falecer, estará sujeito a sérias consequências legais."

    Apesar de ser contrária a este princípio da religião das Testemunhas de Jeová, é preciso considerar o respeito ao direito de crença. Certa ou equivocada, a decisão será sempre deles, enquanto convencidos de que estão no caminho certo para chegar até Deus.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto. Parabéns pelas postagens sempre muito bem elaboradas.
    Ah, obrigado pelo,também excelente comentário.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. É uma questão muito complicada, mas tb acho que as pessoas são livres para acreditar e decidir o que querem da vida para a sua vida!

    Bjus
    Taty
    http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse é um assunto importante que mexe com a sociedade, e é bom sempre ficar sabendo do que estar acontecendo, Lourisvaldo abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lourisvaldo!
    Esse tema é muito polêmico mesmo, tanto que até a justiça tem dificuldade p/decidir.
    Tomara que um dia eles caiam na realidade.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. OI LOURISVALDO!
    ESTE É UM ASSUNTO QUE TEM SE REPETIDO DÉCADA APÓS DÉCADA, POIS DESDE CRIANÇA OUÇO CASOS DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ QUE SE NEGARAM A RECEBER SANGUE VINDO A ÓBITO E AS FAMÍLIAS SENDO CONIVENTES COM ESTA BARBARIDADE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Lou, obrigada pela sua visita no meu blog.
    Sempre será muito bem vindo!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Bem fundamentado, este Post, só vem esclarecer, mais ainda, da resistência dos "dirigentes humanos" numa Religião que deveria ter fundamento Divino.
    As leis humanas sempre foram conveniência de pequenos grupos que obrigam maiorias a sujeitar-se.


    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
  19. Olá!Muito interessante este post e o anterior.Acho que você está abordando o assunto muito bem,citando a Bíblia, e esclarecendo cada ponto em questão.Cada vez mais me convenço de que esta proibição de receber e também doar sangue é errada,embora cada pessoa tenha direito de aceitar isso ou não.Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Sei lá, desde que me conheço por gente sou meio rebelde, creio que se eu nascesse numa família com essa religião, se eu precisasse de doação não sei se ficaria a cargo de um conceito religioso ou outra coisa qualquer, eu respeito mesmo sem entender como alguém prefere perder a vida, algo tão sagrado dado a nós por Deus!

    Teu post é muito esclarecedor Lourisvaldo!

    Abraços
    Minda =D

    ResponderExcluir
  21. Excelente texto! Mais uma vez, muito esclarecedor, sobre toda esta problemática!...
    Se Deus é perdão, e vida... certamente perdoaria a tentativa de alguém tentar salvar outro alguém, através de uma transfusão!...
    No limite... a vontade de Deus sempre se dá a conhecer, de qualquer das formas...
    Se a pessoa que leva transfusão viver... será da vontade de Deus... se não sobreviver com transfusão... também será... porquê colocar o problema na transfusão, em si mesmo?... Se a vontade de Deus, sempre prevalece... em qualquer das formas...
    Abraço! continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Sabe o curioso? Estou tendo aula de Constituição e agora estamos debatendo a liberdade religiosa e me lembrei na hora desse seu post.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  23. olá, lourisvaldo...

    como vai...

    começo por lhe dar os parabéns por tão concisa, esclarecedora, fundamentada e bem escrita publicação.

    as TJ, podem argumentar, aliás, estão no seu direito, mas não inventem, nem vão tentar encontrar na bíblia arcaica, entre aspas, justificações, k não tem, com acento circunflexo, justificação, nem fundamento possível, pke esses assuntos não estão na bíblia, nem direta, nem indiretamente.

    eu sei k há médicos TJ, mas poucos, mundialmente, e aqueles k não são fundamentalistas, cumprem o juramento, que fazem no início de carreira, ou seja, são pela VIDA.

    em quase todo o mundo, e como já referi num comentário sobre este assunto, os médicos não obedecem a, com acento grave, vontade do paciente, nem da família TJ ou de qualquer outro credo e a lei é favor das atitudes deles. não entendo como é k ainda morrem no Brasil e noutros países, pessoas por falta de transfusão de sangue.

    as decisões vem, com acento circunflexo, da América, pois, o continente, o país com fobias, excentricidades e manias, de toda a ordem, e onde cada estado tem leis próprias, chefe, pastor com religião x, y ou z, enfim, uma manta de retalhos, bem desunida, como não poderia deixar de ser.
    pergunto, quem são esses ILUSTRES E DIGNÍSSIMOS SENHORES, k decidem sobre a vida de alguém, qdo uma esmagadora maioria não tem a mínima formação na área.

    o vosso SUS É DE GRITOS. Tenho visto na TV situações medievalistas, aí, e ainda se dão ao desplante de criarem o COLIH, p de interrogação

    É PRECISO ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO SADIA, REPITO, SADIA, PARA QUE HAJA MAIS BEM-ESTAR, MAIOR LONGEVIDADE E MAIS CONFORTO, ENQUANTO SOMOS VIVOS, caríssimos iluminados...

    gostaria, lourisvaldo, k me explicasse, p favor, o k significa - sobre o sangue, especificavam k ele deveria ser derramado na terra.
    é k eu posso interpretar esta frase, de variadíssimas maneiras. imagine que alguém pega uma navalha e se esfaqueia ou esfaqueia uma ou várias pessoas, então mto sangue cai para o solo, para a terra. eu sei k não é esta a interpretação, mas é uma possível.

    em Portugal, as pessoas que falecem, poucas são as k querem ir para a terra. está na moda, a cremação. aí, não, p de interrogação.

    abraço e boa Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão difícil essa do sangue!

      CÉU, os médicos aqui no Brasil, assim como em todo o mundo (creio eu), fazem o seu juramento de fazer todo o possível para salvar vidas, mas a nossa constituição procura assegurar ao cidadão brasileiro que ele é livre para exercer a sua fé, com todos os sacrifícios que achar apropriado. Há uma discussão sobre se a própria vida está incluída nesses sacrifícios. Mas esse é o assunto que vou detalhar melhor na próxima postagem.

      A respeito de sua pergunta, creio que tenha lido o texto de Levítico, mas vou citá-lo abaixo:

      Quanto a qualquer homem dos filhos de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que caçando apanhe um animal selvático ou uma ave que se possa comer, neste caso tem de derramar seu sangue e cobri-lo com pó. (Levítico 17: 13; veja também Deuteronômio 12: 16; 15: 23 e Ezequiel 24: 6,7).

      A liderança das Testemunhas de Jeová entende que isso era uma ordem clara para se derramar, literalmente, o sangue na terra e cobri-lo com pó. Assim, se por essa ordem Deus proibia o armazenamento de sangue na época, deduz-se que essa proibição ainda vigora. Entender muito do que ensina essa liderança religiosa é para muitos um exercício mental fútil. Creio que para você, CÉU, também não seja nada fácil. Nós aprendemos que Deus é razoável e não parece haver razoabilidade nesse assunto.


      Excluir
  24. Esta é um questão complicada. Creio que ninguém tem o direito de decidir a vida alheia. Se a pessoa tem esta crença e não quer transfusão devemos respeitar a sua vontade.

    ResponderExcluir