sábado, 23 de janeiro de 2016

1914 – como as Testemunhas de Jeová justificam essa data?

Pergunte a uma Testemunha de Jeová o que ela tem a dizer sobre 1914. Ela talvez te diga que nessa data Cristo “voltou” e desde então, no céu, tem reinado, de modo invisível, como Rei do Reino de Deus. Como prova disso, ela provavelmente citará os “sinais” indicados por Cristo. Mas caso você não ache isso convincente, ela talvez te proponha conversar com um membro mais instruído ou talvez te ofereça um livro que responde à sua pergunta.  Mas afinal, como chegaram elas à conclusão de que Cristo “voltou” em 1914? Como justificam essa data?


O início

Tudo começou lá no final do século XIX, com o jovem Charles T. Russell (foto). Recorrendo aos livros bíblicos de Jeremias e Daniel, ele entendeu que Cristo voltaria cerca de 30 anos à frente, exatamente em 1914. Diferentemente do conceito que se tem hoje sobre essa data, Russell entedia que Cristo, nessa data, assumiria o Reino do mundo, levando seus seguidores e ele para o céu. Obviamente que Cristo não voltou em 1914 e Russell morreu em 1916, deixando alguns milhares de seguidores bem confusos.

Coube então ao seu sucessor, Joseph F. Rutherford, dizer alguma coisa aos fieis sobre a data fracassada. Ele podia candidamente admitir que Russell cometera um erro grave, podia pedir desculpas aos fiéis e procurar não repetir tal erro. Mas não, em uma atitude nada nobre, ele preferiu confirmar que Russell estava certo em afirmar que Cristo voltaria em 1914 e que de fato voltou, não no sentido que esperavam, mas que voltou no sentido de começar a reinar lá no céu, com Sua atenção voltada para a Terra, agora de modo especial. 

Em razão dessa atitude, a data de 1914 (agora com nova roupagem) recheia as páginas da revista A Sentinela e é aclamada aos quatro ventos pelas Testemunhas de Jeová.

A justificativa

Conta o capítulo 4 do livro bíblico de Daniel o caso de uma grande árvore que, de tão grande, atingia os céus. Ela foi cortada pelo tronco e impedida de voltar a crescer por “sete tempos”.  À base do capitulo 11 de Apocalipse, que relaciona três tempos e meio com 1260 dias, entendeu-se que “sete tempos” soma o dobro de dias, a saber, 2520. Por toda a era cristã, prevaleceu entre alguns estudantes da Bíblia o conceito de que, em se tratando de dias proféticos, um dia equivale a um ano (em defesa desse conceito, cita-se o livro bíblico de Números, capítulo 14, onde Moisés relata que o pecado de alguns espiões resultou em a nação de Israel ser condenada a vagar por 40 anos no deserto – em razão de que o pecado dos espiões transcorreu logo depois de passarem 40 dias em um serviço de espionagem). Considerando isso, os 2520 dias deviam equivaler a um período de 2520 anos.

Mas que aplicação profética se podia fazer com esses 2520 anos? Analisando partes do capitulo 4 de Daniel e partes do capitulo 21 do evangelho de Lucas (veja citações abaixo), entendeu-se que parecia tratar-se de um período de tempo entre a queda de Jerusalém, cujos reis eram como que empossados por Deus, até a entronização de Cristo como rei do Reino de Deus.

Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele (Daniel 4: 17; ACF).
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem (Lucas 21: 24; ACF).

Concluído isso, bastava que se soubesse em que ano a Jerusalém antiga foi destruída e tomar essa data como ponto de partida para os 2520 anos, ao fim dos quais Cristo deveria voltar e assumir como rei do Reino de Deus.

Pela época de Russell e até por volta de 1940, a liderança religiosa mostrou-se muito confusa quanto a determinar em que ano o império de Nabucodonosor destruiu a cidade de Jerusalém. Mas levando em conta que o capítulo 25 de Jeremias (versículos 11 e 12) fala de um tempo de setenta anos de desolação da terra de Israel, sendo que o fim desse período seria marcado pela punição divina ao próprio império da Babilônia, bastou que se contasse para trás 70 anos a partir da queda de Babilônia diante dos persas, em 539 a.C., para que se chegasse à data de 607 a.C. (com alguns ajustes ao longo do tempo) como sendo o ano da queda de Jerusalém. Pronto: contando 2520 anos daí para frente, chega-se a 1914 d.C., como sendo o ano marcado para a volta de Cristo (para esse último cálculo, é preciso levar em conta que não houve ano zero entre 1 a.C. e 1 d.C.).

Dispondo de todas essas informações, os seguidores de Russell ficaram deslumbrados e milhares dedicaram suas vidas em prol dessa causa, anunciado a tantos quanto puderam que Cristo voltaria em 1914. Como visto na postagem anterior, o próprio Russell fez diversas viagens internacionais de pregação, além de vender todos os seus bens (tinha ele grande patrimônio) e gastar todo o dinheiro na obra ministerial. Mas como sabemos, 1914 chegou e todas as garantias que os cálculos lhes deram resultou ser apenas carruagens de areia.

Cálculos questionados

Apesar disso, apesar do fracasso profético, foi sobre a data de 1914 que a liderança das Testemunhas de Jeová ergueu a base de sua autoridade espiritual. Como é possível verificar em sua literatura mais recente, ela afirma de modo categórico que, logo depois de 1914, Cristo escolheu essa liderança religiosa para representá-Lo na Terra e hoje, qualquer pessoa que questiona essa autoridade, é considerada como estando questionando ao próprio Deus, algo que seria indigno de qualquer ser humano.

Mas algo mais precisa ser dito a respeito dos cálculos em torno da data de 1914. Desde o começo, ela sempre teve os seus críticos. A Russell, por exemplo, foram apresentadas informações que davam conta de um grave erro em seus cálculos, o qual indicava que a data da destruição de Jerusalém foi cerca de 20 anos depois da data estabelecida por ele, o que adiaria o fim dos 2520 anos para 1934. Russell não foi humilde o suficiente para admitir o erro – e nem tampouco seus sucessores.

Naquela época a História e Arqueologia já davam passos largos no que diz respeito à história da Palestina, Egito e Antiga Babilônia. Nos dias atuais, há descobertas significativas sobre aquela época e não há sequer um autor conhecido que defenda a data de 607 a.C. como sendo o ano da destruição de Jerusalém; antes, todos eles dão uma data que varia entre 586 a 589 a.C. Apesar disso, a autoridade religiosa das Testemunhas de Jeová mostra-se irredutível, tendo inclusive publicado recentemente dois artigos com o fim de defender essa data (veja a revista A Sentinela de 2011, edições de 1º de outubro e 1º de novembro).

Em tais artigos, a autoridade religiosa recorre inclusive à História e Arqueologia em sua defesa, o que certamente deixou fascinadas milhares ou milhões de Testemunhas de Jeová. Tais artigos, no entanto, não ficaram sem respostas. Nesse mesmo ano o historiador sueco Carl Olof Jonsson (ver seu site), que já havia escrito um livro sobre essa questão, dedicou cerca de 60 páginas aos artigos, refutando de forma cabal a argumentação da autoridade religiosa; tradução aqui (parte 1) e aqui (parte 2). Doug Mason também os refutou em cerca de 160 páginas (ver seu site). Porém, para a infelicidade de milhares ou milhões de Testemunhas, ambos os autores são praticamente desconhecidos (ou se conhecidos, ignorados) pela vasta maioria delas. Isso em razão de que a autoridade religiosa as proíbe de ler qualquer matéria que contraria os seus argumentos, principalmente se o autor ou autora é ex-membro da religião, como é o caso de Jonsson.

O que tudo isso nos ensina? Ensina-nos que mesmo argumentos aparentemente abalizados pelas ciências humanas devem ser muito bem considerados e examinados antes de nos deixarmos influenciar por eles. Sabemos que agir assim é muito difícil quando confiamos profundamente em alguém, principalmente se esse alguém nos ameaça de punição, caso dermos indícios de desconfiança em sua autoridade (como é o caso da liderança religiosa em consideração). Mas assim caminha a humanidade, e segundo o sábio, mais importa aprender dos erros alheios, que com os seus próprios. Não tive eu tal sorte, mas cá estendo ao amado leitor o custo de meus erros: 20 anos preciosos gastos inutilmente a uma causa mentirosa, fraudulenta, espiritualmente perniciosa, e que se perderam para sempre. 

34 comentários:

  1. Não tenho conhecimento de que a resposta de Doug Mason aos artigos da revista A sentinela já tenha sido traduzida para o português. Caso alguém tenha essa informação, por favor colocar aqui nos comentários. Isso ajudará em muito nas pesquisas referente as esse assunto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Vim já hoje agradecer porque domingo é um dia cheio, a postagem está pronta agora é só publicar, mas hoje já não pode ser, lá para segunda feira, há muito tempo que ando para fazer uma postagem acerca das testemunhas de Geová, e não tenho tido tempo, eu tenho um blog no WordPress e publico lá muita coisa de amigos,coisas que gosto é claro, e queria perguntar-lhe se permite que publique lá esta sua publicação, claro como sempre faço deixo os créditos, só que faço uma modificação, nas chamadas Bíblicas.Se passar por lá pode ver, e depois diga alguma coisa.Obrigado e um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, querido amigo! Fique à vontade para publicar o artigo!

      Até!

      Excluir
  3. Lourisvaldo nem os anjos sabe quando Jesus vai voltar,imagine os testemunha de Jeová, Lourisvaldo abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Florisvaldo, bt!
    Embora eu não seja assídua em blogs com temas religiosos, gostei muito da sua postura e resolvi ficar por aqui também (seguindo o blog). Talvez seja esse o início de uma boa amizade!
    Muito obrigada pela visitinha!
    Abraços e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lourivaldo
    Vim me colocar como amiga o outro blog: Lua Singular
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde lorisvaldo
    Muito interessante seu texto e confesso que creio
    que Ele ainda não tenha vindo, esta é minha fé, acho
    que jesus salva, religião condena, seja ela quem for.

    Abraço irmão.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Lourisvaldo.

    As Testemunhas de Jeová é uma seita muita chata, como todas que existem por aí.
    Vive por meio de cálculos e números, quando não se atreve a ditar profecias e "renovar" o estoque de "entendimentos" que mudam conforme o andar da carruagem.
    Quando Raymond Franz, um dos membros do CG e autor de muitos livros tejoteanos, descobriu o erro no cálculo de 1914 e levou isso ao Corpo Governante, o que ele, a sua espôsa e os seus amigos ganharam?
    Um pé na bunda! - como a gente costuma dizer no Brasil.
    Depois de dedicar a vida toda para essa seita, ele, aos setenta e poucos anos, foi sobreviver pintando paredes.
    Olha, pessoalmente, tenho vergoinha de dizer que já fui uma tj.

    P.S: Sabe aquele "brilho" que você viu na minha foto? Era o reflexo do vidro que havia na porta da residência onde cliquei o belo gradil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, "minino braselero"!

    Como vai, querido? Bem, tenho de ter cuidado com a minha adjetivação, caso não, posso ser mal interpretada, não por você, claro!

    Tinha saudades de você. Verdade! Hoje, pensei no menino Lourisvaldo. Aliás, já sabia, pke já tinha passado por cá que tinha novo post, só que ainda não deu para eu ler ele (é assim k vocês dizem(?)), ou seja para lê-lo, em Português de Portugal.

    Prometo que vou ler seu escrito com atenção, aliás, algumas coisas eu já conheço, mais esse tal de Russell tem mto k se lhe diga (até parece que eu sou perfeita. Não sou, obviamente e já disse mentiras piedosas, etc, mas Deus conhece todos os corações).

    Beijos, garoto! Se porte bem! Tá?

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lourisvaldo, eu de novo!

    Esqueci de falar do k sempre falo, ou seja, do tempo.
    Olha, aqui, hoje está um frio danado e tem chovido todo o dia.
    Bem, só me resta ir para o Brasil (risos). Ficou tão sentido, desencantado qdo eu disse k gostava de pisar terra firme, preferencialmente. O seu país tem belezas múltiplas, todo o mundo diz e eu sou sensível às coisas bonitas que Deus criou e que a Humanidade, infelizmente, vai estragando.

    Noite feliz e em paz.

    Beijos, minino!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita!
    Não percebo muito do assunto pois faço parte daqueles que acreditam que há um Ser Superior que nos vai orientando na nossa caminhada...com um Filho que representa o lado humano e sua Mãe...o lado espiritual!
    Agradeço a partilha de um tema que não domino!
    Resto de boa semana

    ResponderExcluir
  11. Olá Lourisvaldo


    Vim retribuir a visita em meu blog.
    Muito bom o texto
    Penso eu que meu Senhor ainda virá e todo olho o verá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Lourisvaldo,

    Li tudinho. Minha ignorância a respeito do tema é total-rsrs.
    Concordo com você a respeito de que toda argumentação merece cuidadoso exame antes de se aceitá-la como verídica ou incontestável, principalmente em se tratando de doutrinas religiosas. É muito fácil se deixar enganar ou envolver, principalmente quando se tem pouco conhecimento ou se está fragilizado na vida. Só a ameça de punição diante de indícios de desconfiança já me levaria a duvidar, pois tal atitude implica, a meu ver, à obrigatoriedade de uma sujeição cega, totalmente dissociada do raciocínio lógico.
    Por fim, quero crer que você não perdeu 20 anos em uma causa equivocada, pois graças a ela você parte à procura de seu real caminho espiritual, podendo orientar aqueles que se encontram perdidos em seus caminhos.

    Obrigada pela visita e gentil comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Lourisvaldo!

    Como vai? Aqui, tudo satisfatório, graças a Deus.

    Li o seu texto duas vezes, embora muitas das coisas aqui relatadas, já delas tivesse conhecimento, pke conheço e convivo com algumas TJ. Umas parecem-me mais "arejadas" que outras, embora a cartilha, por onde se regem, seja a mesma.

    Além desse facto, comprei há talvez uma meia dúzia de anos ou mais, não sei bem, uns livrinhos pequenos e com poucas páginas, das Edições Paulistas, que são católicas, mas que, qdo necessário criticam tb atitudes de membros do clero ou afins, mas não encontro esses livrinhos, faz tempo. Eram fáceis de ler e explicavam tudo direitinho e com verdade, baseando-se em factos, logicamente. Falavam de Russel, da célebre data de 1914 e de Rutherford, mas de forma menos destacada.

    Evidente que essas datas foram um fiasco total, que, agora alguns TJ já tentam se justificar de outro jeito, mas o que foi dito, ficou dito. O tempo, a Cronologia, que foi uma cadeira/disciplina que fiz na Faculdade de Letras é extremamente exata. Hoje, sabemos que estamos no dia 27 de janeiro de 2016.

    1914 coincidiu, tristemente, com o início da 1ª Guerra Mundial. Talvez essa data tenha sido um aviso e uma resposta. 1934, data importante, tb, pke em 1939 se iniciou a 2ª Guerra Mundial. Parecem factos desgarrados, mas não o são.

    Deus conta o tempo de forma diferente de nós. Um dia pode representar, aproximadamente, mil anos, portanto, não façamos contas.

    Não afirme que perdeu 20 anos da sua vida, acreditando e espalhando (ir ao testemunho) aquilo que lhe iam incutindo no cérebro e no coração, tb, como se fosse um CD. Acordou a tempo, meu querido amigo, isso é, a tempo de denunciar mentiras. Nesses 20 anos viveu momentos bons e nos quais acreditou, piamente. Então, Deus te recompensará.

    Não se penitencie por ter sido expulso das TJ, pke Deus está sempre ao lado de Seus filhos.
    Lourisvaldo, me parece que você pensa nisso "noite e dia", mas se livre dessa praga e continue seu caminho amando os outros e tentando ser uma pessoa melhor, a cada dia. É isso que importa. A religião "a" ou "b" é feita por homens e mulheres, e logo, imperfeitas.

    Fique bem e se liberte dessa ideia constante, POR FAVOR!

    Um beijo com muita estima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CÉU, pois é (rs). A liderança de Brooklyn já deu sinais de que está desconfortável com a data de 1914. Ela tem conhecimento de muitas evidências contrárias aos pilares dessa data, mas não pode abrir mão dela, talvez em prol da data de 1934, que estaria mais de acordo com os fatos históricos. Isso se dá porque os eventos que seguiram-se a 1914, como a intensa perseguição e consequente prisão dos líderes do movimento são tidos como sendo o cumprimento de profecias tais como Malaquias 3:1-3, que teria tido como resultado a aprovação do grupo religioso como sendo o único apto a representar a Deus na Terra. Surge daí o requerimento de respeito e obediência por parte da liderança de Brooklyn. Sendo assim, ela não pode adotar 1934 como data bíblica em razão de que os acontecimentos que lhe sucedera após essa data não lhe dão base para concluir que foram aprovados por Deus para representá-Lo na Terra. Caso adotassem essa data, teriam obviamente que renunciar ao requerimento de respeito à autoridade que hoje exercem sobre o rebanho e isso eles não estão dispostos a fazer. CÉU, esse é o caso; esse é o dilema que enfrentam.

      Quanto à minha dedicação contínua a essa cai, isso é de fato um problema; mas na medida do possível, tenho procurado viver a vida do melhor modo possível. Por esses dias estou de férias, mas em meses de trabalho procuro cumprir normalmente minha agenda de serviço, cuida da saúde sempre que necessário, alimento-me bem, durmo bem, tenho uma convivência saudável com meus familiares. É isso.

      Fique tranquila, CÉU! Eu estou bem. Fico muito feliz por sua sincera preocupação por meu bem estar. Muito obrigado por isso, amiga!

      Um abraços bem brasileiro!

      Excluir
    2. Olá, Lourisvaldo!

      Espero que você esteja bem e em paz consigo e com os outros. Eu sei que está. É o feeling feminino, que me diz isso.

      O que vou eu dizer? Olhe que não sei, não! Não sou sapiente, doutorada, nem beata, nem iluminada. Assim, não dá! Assim não dá para eu reflexionar e opinar sobre "Pontos de Fé", ou sobre qualquer outro tipo de "pontos" de vista. Por falar em vista, tenho de ir colocar gotinhas nas vistas, que estão um pouco secas. O frio me tolda o olhar. Já entendi há (é com "h" ou sem "h"- risos- muito?)
      Mas tudo é simples, TÃO SIMPLES que basta saber ler e interpretar. Pois, aí reside o busílis da questão.

      Basta ser em Brooklyn (no Brasil há tb um estado nobre em S. Paulo com o mesmo nome, mas sem "y" como você sabe) para estar tudo explicado. É um dos 62 condados "Kings" do estado americano de Nova York e dos cinco distritos da mesma cidade.
      A sociedade americana, desde sempre, tem características doentias, megalómanas, bizarras e até a compleição física deles e delas é fora do porte "normal". Enfim, é tudo à grande e em grande e muito diversificado, pke cada estado tem suas leis e características. São pequenos países dentro de um país enorme, se assim posso dizer. Desconhecem as palavras UNIFORMIDADE E ENTENDIMENTO e até têm um negro no poder, que ainda não conseguiu alterar nada!

      Compreendo, meu amigo! Se "você" ou "eu" dissermos, sustentarmos, divulgarmos uma afirmação de peso, que tenha a ver com a Humanidade, quer do ponto de vista religioso ou não, e até estamos convencidos de que o que estamos dizendo é pura verdade e que se vai concretizar, é lógico que em cima das nossas "costas" estão toneladas de rosas e espinhos.

      Chega a data "D" e nada acontece, olhe só a "nossa" cara! Deve dar vontade de desaparecer do globo terrestre ou mergulhar na Fossa de Mindanau. Das consequências para a Humanidade, nem falo, sobretudo para aqueles que julgavam ser os "premiados".

      Não há únicos, não há povo eleito. Todos somos filhos e filhas de Deus e SÓ ELE CONHECE TODOS OS CORAÇÕES, mas eu entendo que todos nós, ou quase todos, necessitemos de nos "agarrar" a algo que nos prometa a salvação e consequentemente a vida eterna.

      Evidente que se falhou à 1ª, há que tentar outra vez, para limparmos "nossas afirmações", alegando isso e mais aquilo, e já com novos rostos no "palco". Dessa vez, nos munimos de mais "material" e somos mais "pudentes, não tão idealistas nem ingénuos. Falhou, de novo! Pronto, nada de atirar novas datas, lá da torre, porque isso gera descrença total ou quase. "Vamos" engendrar!

      Agora e "sempre", é preciso continuar a "obra", apanhando na "rede" os mais incautos, desconhecedores do passado da organização e continuar, continuar, fazendo testemunho por tudo qto é lugar e conseguir "adeptos". Porém, num dia qualquer, uns tantos "acordam" e esclarecem, dizem a verdade, não difamando, naturalmente, e põem as cartas na mesa, com fundamentos.

      Fico feliz e tranquila por se SENTIR UM HOMEM NOVO. PARABÉNS!

      Beijos com apreço e amizade.

      Excluir
  14. Obrigada pelas visitas, comentários por lá.
    Deus é Amor e tudo faz formoso no Seu devido tempo!...
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Passando para agradecer sua visita e palavras gentis.
    Por norma não discuto religião. Considero que é tema do foro íntimo de cada um, que eu respeito, quer concorde quer não.

    Votos de bom final de semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    Fiz-me sua seguidora para não lhe perder o rumo...

    ResponderExcluir
  16. Deixe-me esclarecer um pequeno ponto que pode induzir em erro:
    Quando digo que não discuto... e respeito... refiro-me a religiões, não a seitas.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijinhos, Mariazita! Brigadão pela visita!

      É claro, Mariazita! É bom senso da nossa parte respeitar as crenças religiosas de nosso semelhante. Há inclusive um alerta abaixo deste formulário de comentários onde afirmo que comentários que ofendam a religiões (e isso se estende a seitas) não serão publicados. Mas há uma ressalva: quando as seitas (e religiões também!) agem de modo a agredir direitos humanos básicos, então me manifestarei e me farei ouvir nos fóruns adequados e, é claro, onde me for concedido o direito de falar. Já fui muito religioso, mas minhas experiências religiosas me levaram a crer que de muito mais importância é preservar a dignidade das pessoas, mesmo que o custo disso seja pessoas e religiões sentirem-se ofendidas.

      Mas fique tranquila, Mariazita! Entendo perfeitamente seu posicionamento e o respeitarei sempre.

      Muito agradecido por sua visita a meu espaço!

      Abraços!

      Excluir
  17. E simples leia o livro de Mateus capítulo 24 todo isso tudo que estar descrito lá e toda uma resposta que Jesus deu aos seus discípulos mas pra especificar ainda mas a sua pergunta leia o versículo 3 lá diz enquanto ele "Jesus" estava sentado no monte das Oliveiras, os discípulos se aproximaram dele em particular e disseram: "diga-nos: Quando acontecerão essas coisas e qual será o sinal da sua presença e do final do sistema de coisas?" Bem daí em diante Jesus da a respostas que só vai acabar lá no versículo 25 do capitulo 26 . E no versículo 3 do capitulo 24 lá podemos notar que os apóstolos fizeram uma perguntar a Jesus qual seria o sinal da presença dele definição da palavra presença? Resposta: fato de estar presente. Aí Jesus disse quais seriam os sinais da presença dele aí ele continua... nação se levantaria contra nação, aumento do que é contra lei, o aumento da fome e vários lugares, haveria pestilências, e haveria guerras, e por ai vai eu recomendo que leiam até o capítulo 26"e até o versículo 25 do mesmo capítulo gente só não entende quem não quer e evidente que tudo o que Jesus falou estar acontecendo hoje isso é fato tá na Bíblia qualquer um que lê as escrituras e a estuda terá a mesma conclusão mais infelizmente o que acontece que aparece mais pessoas pra provar o improvável do que pra acreditar no que é verdade e quando falo verdade é o que estar na Bíblia e a bíblia deixa claro que Jesus já estar presente disso não há existem dúvidas . Se alguém tiver uma dúvida por favor entrem em contato comigo ficarei feliz em responder as demais perguntas ou então acessem nosso site http://jw.org passem bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Andreia! Fique à vontade para se expressar sempre que quiser, e a respeito de qualquer assunto.

      Grande abraço!

      Excluir
  18. Um artigo intrigante e interessante! Gostei da forma que coloca e toca as pessoas e suas opiniões. Obrigada pela visita. Adorei conhecer o seu cantinho. Desde já te seguindo. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Lourisvaldo
    Me confesso ignorante no assunto abordado, não tenho argumentos suficientes para discorrer sobre o tema em questão. A única coisa que eu sei que existem religiões que querem enfiar suas verdades por goelas alheias
    E a verdade é uma só. Deus é único e perfeito e cuida dos seus filhos amparando-os e protegendo-as das maldades que algumas seitas praticam
    Obrigada pela visita carinhosa
    Um feliz domingo
    Um abraço para você

    ResponderExcluir
  20. Olá Lourisvaldo, vim conhecer seu blog depois que vc comentou lá no meu.
    Não comento esse assunto de crenças, por sou totalmente descrente de qualquer crença. Ateia, completamente, ateia.

    Sim, Portugal é lindo.
    Fiquei alguns dias e observei tudo.
    O brazil é um lixo, de verdade.
    Até porque as coisas bonitas, são destruídas, pelo povo.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Lorisvaldo.
    Eu também não comentarei sobre crenças também porque sou Católica e Espírita, não fanática, mas sigo quando tenho vontade e rezo a meu prazer.
    Obrigada pela visita e seja sempre muito bem-vindo!

    ResponderExcluir
  22. Agradeço a sua gentil visita, Lourisvaldo.
    Seja bem vindo!
    Linda tarde de domingo.
    Um abraço amigo de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  23. Olá amigo Lourisvaldo, obrigada pela visita e comentário lá no meu espaço!
    Li, mas como já te disse, como não sou religiosa, não fui criada em uma religião, não leio a bílbia do jeito que os religiosos leem, a leio do meu jeito que me serve e me dá alguma direção boa na minha vida.
    Sendo assim, não a estudo com afinco para saber quando Jesus voltou ou voltará, até penso que Ele já voltou tantas vezes e nem sequer foi reconhecido?!
    Respeito todas as religiões, todos os credos e seitas, pois cada qual sabe de si e isso é o importante, liberdade de escolha, livre arbítrio(como diz o espiritismo), aliás, tudo o que se refere ao transcendental é espiritual, Deus é espírito!
    Não acho que perdeste seu tempo se dedicando ao que acreditavas, ao seu estudo na igreja TJ, mesmo porque a Vida é uma escola e aprende sempre, nem sempre sabemos se estamos certos ou errados, sendo assim...
    O jeito é viver, seguir em frente com a mente e o espírito em paz!
    Muita paz para você meu novo amigo, aos poucos vamos indo trocando conhecimentos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Agradeço a sua visita ao meu blog. Sinto que dúvidas pairam em seu coração, por isso digo–lhe que eu creio que, sempre, devemos buscar saná-las, usando a razão em equilíbrio com o coração, nunca porque nos disseram ou lemos alguma mensagem sem raciocinar.
    Muitos são os caminhos que levam a Deus, mas o principal é o AMOR.
    Viver o Amor, buscando sempre praticar a bondade, vendo na verdadeira fraternidade a solução para os problemas da humanidade, é viver amando o Criador.
    Que Deus o abençoe.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Élys! Esse é o caso. Tem gente que, por ser sábio, aprende dos erros de outros; eu só com os meus é que aprendo. Mas estou aqui buscando sabedoria nas palavras de uns de outros, e suas palavras ajudam-me e muito a achar o meu norte.

      Grande abraço!

      Excluir
  25. Olá Lourisvaldo, boa tarde!
    Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre que quiser!
    A volta de Jesus só Deus sabe, eu creio que Ele ainda vai voltar
    para ressuscitar os mortos para o julgamento final.

    Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  26. Olá Lourisvaldo
    Obrigada pela visita ao meu blog, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  27. Na vida, fazemos escolhas. Nem todas elas , após algum tempo, nos satisfazem. Abrimos a mente, mudamos. Deus é uno e a forma de viver de cada um, abraçando solidariedade, fraternidade, amor, nos torna melhores. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  28. Vou seguindo... tentando fazer o bem sem olhar a quem, tentando tirar algo bom de uma situação ruim, e por aí vai...
    Religião me deixa confusa.:))
    Querido, obrigada pelo carinho lá no blog. Adorei!♥

    ResponderExcluir