segunda-feira, 19 de outubro de 2015

TV portuguesa conta o drama que é ser Testemunha de Jeová

Talvez a maioria das pessoas em países ocidentais já foi abordada por uma Testemunha de Jeová, seja em seu lar, seja na rua, ou mesmo no local de trabalho. Agora quando se pergunta o que elas sabem sobre as Testemunhas de Jeová, quase que invariavelmente as respostas resumem-se em algo como tratar-se de pessoas que recusam transfusão de sangue, ou que andam de casa em casa vendendo revistinhas. 

Para quem já foi Testemunha de Jeová sabe que há muito mais envolvido, muito mais do que alguém pode sequer suspeitar. Este blog, que intitula-se "Pontos de Fé", tem o objetivo de abordar assuntos diversos sobre religiões diversas, mas sem, no entanto, ficar a emitir juízo de valor sobre essa ou aquela religião, ou sobre essa ou aquela doutrina. No entanto, no que diz respeito às Testemunhas de Jeová, posso me dar o direito de fazer algumas afirmações seguras, uma vez que por 20 anos fui integrante desse grupo.

E nessa linha afirmativa, a TVI de Portugal exibiu uma boa reportagem, na qual retratou o drama que é ser Testemunha de Jeová. O que mostro a seguir é a chamada (trailer) feita pela emissora: 


A reportagem é longa, dura pouco mais de 30 minutos, mas peço que a assistam por inteira, mesmo que seja aos poucos. Isso dará ao leitor uma ideia do que foram meus 20 anos como Testemunha de Jeová, bem como certamente vai passar a ter outra versão do que é ser Testemunha, uma versão que a religião insiste em dizer que se trata apenas de mentira propagada por ex-membros, os quais são abertamente taxados de "apóstatas". 





9 comentários:

  1. Por acaso não vi a reportagem mas sem dúvida que é um tema pertinente! Não conheço os fundamentos desta religião! Eu gosto de gente boa...honesta...amiga...independemente da religião que professa! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. "Menina de Deus" k bem me soube essa expressão! TODOS somos meninos e meninas de Deus.
    Eu vi esta reportagem feita pela Ana Leal, e não fiquei espantada, talvez, pke conheço muita gente desta seita.

    DEUS É AMOR E NÃO MEDO E CONHECE TODOS OS CORAÇÕES.

    Boa semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reportagem feita por gente fracassada,muito tendenciòsa e fantasiosa pra nao dizer mentirosa.

      Excluir
  3. Olá Lourisvaldo,

    Vi somente o trailer da reportagem, pois o link não abriu e ainda travou o meu computador. Tentarei assistir em outra oportunidade.
    Realmente, religião não é tema para discussão ou emissão de juízo de valor, pois cada um tem o direito de escolher e seguir a crença que o faz sentir-se melhor e mais próximo de Deus.
    Não sei quase nada sobre as Testemunhas de Jeová. Só sei que Deus não é um Pai castrador, deixando aos seus filhos a oportunidade de escolher os seus próprios caminhos e que todos nós respondemos pelas consequências das escolhas equivocadas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fui informado agora (via facebook) que Ana Leal, a autora da reportagem, teve bloqueada a sua conta no face. E porque publico isso aqui? É em razão de que, bem provavelmente, foi por causa de denúncias feitas por Testemunhas de Jeová. Isso deveria me surpreender, mas não, não estou surpreso.

    ResponderExcluir
  5. Magnífica reportagem. Oxalá a tv brasileira um dia tenha coragem de mostrar para o Brasil o lado obscuro da seita das testemunhas de jeova. Dulci Rezende

    ResponderExcluir
  6. OI LOURISVALDO!
    ESTOU VENDO O VÍDEO E IMPRESSIONADA COM O QUE VEJO.
    NUNCA IMAGINEI QUE ISSO PUDESSE ACONTECER, JÁ CONHECI ALGUNS TESTEMUNHAS DE GEOVA, MAS NA VERDADE POUCO SABIA A RESPEITO , MAS DE ANTEMÃO TE DIGO QUE NÃO GOSTO DE NADA QUE IMPONHA COISAS POIS ENTENDO QUE DEUS ESTÁ ONDE A VERDADE ESTÁ E ESTA SE ENCONTRA ONDE HÁ PUREZA DE ALMAS E DE ATITUDES E DIZER-SE QUE SÃO ENGANADOS NÃO CREIO PORQUE TODO O SER HUMANO SABE, POR INSTINTO QUANDO ETÁ AGINDO CERTO OU ERRADO.
    MUITO BOM TEU POST.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Lourisvaldo!

    Fui testemunha de Jeová com a minha família por mais de 01 década.
    E desde 2001 nos dissociamos por conta de minhas pesquisas a respeito dessa seita.
    O meu desapontamento levou-me a isso, entende? Passei a pesquisar a fundo.
    Me dissociei primeiro, em 2001, seguida pelo meu marido e a minha filha, semanas depois.
    Não costumo criticar as religiões existentes, mas essa critico sem dó, baseada em argumentos abalizados na minha vivência tejoteana.
    Uma seita tresloucada, eis a verdade!
    Que condiciona os seguidores a manter uma fé cega diante de doutrinas irresponsáveis e desamorosas.
    Hoje tudo isso é um passado distante. Nem parece que um dia fui tj.
    O que agradeço, pois não sei como fui "embarcar" nessa canoa furada.
    Enfim, para quem está fora e não a conhece, tudo parece estranho e irreal.
    Mas, para quem vivenciou essa realidade nefasta o melhor a fazer é seguir em frente, de cabeça erguida e livre para ser feliz!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nadja; foram muitos os iludidos desde que essa religião surgiu lá pela fim do século XIX. Milhões gastaram suas vidas em prol dessa causa, abdicando-se de estudos, investimentos em carreira; outros abandonaram famílias ao se lançarem de corpo e alma no serviço missionário, sendo que muitos acabaram suas vidas em um leito qualquer, muitos deles tendo apenas os cuidados básicos de um familiar que era digno apenas do desprezo desse familiar TJ.

      Mas que bom que você e seu marido abriram os olhos a tempo! Que viva então como disse, "de cabeça erguida e livre para ser feliz".

      Felicidades!

      Excluir