domingo, 6 de setembro de 2015

"Você pode entender a Bíblia"

O Corpo Governante, a autoridade espiritual das Testemunhas de Jeová, mais uma vez elaborou um artigo com claros objetivos de atrair para si pessoas incautas, com pouco ou nenhum conhecimento da Bíblia. Essa é a conclusão que tiro ao examinar a revista A Sentinela de 1º de dezembro de 2015, que trás o artigo de capa: “Você pode entender a Bíblia”.  Todo o fraseado sugere que foi preparado para uma espécie de campanha especial no campo asiático, bem como, por tabela, a todos os asiáticos espalhados pelo mundo.

Assim, como que falando a um analfabeto, a revista serve-se de uma linguagem bem simples, procurando chegar ao coração de um leigo em cristianismo – presumindo que assim seja o povo asiático.


De imediato procura destacar o valor prático da Bíblia Sagrada, especialmente em campos tais como finanças, família, felicidade e relacionamentos. Isso de imediato atrai a atenção de qualquer pessoa.

Nesse contexto é citado o testemunho de uma japonesa de nome Yoshiko, que estava curiosa para saber o que dizia a Bíblia e então decidiu lê-la sozinha. Ela conta:

A Bíblia me ajudou a encontrar um objetivo na vida e a ter uma esperança para o futuro. Não sinto mais um vazio por dentro (página 3). 

Não é dito se Yoshiko é Testemunha de Jeová, mas a frase sugere que seja. Em isso sendo verdade, e se com “objetivo na vida” e “esperança para o futuro” ela estiver se referindo a um futuro paraíso na Terra, que se dará em breve, logo depois do Armagedom, então essa deve ser a primeira pessoa a concluir tudo isso lendo somente a Bíblia, sem a ajuda das Testemunhas de Jeová.

Não dizer que Yoshiko é Testemunha de Jeová pode muito bem ser uma tática sutil, algo como dizendo que você pode encontrar “objetivo na vida” e “esperança para o futuro” sem, contudo, pertencer a uma religião ocidental.

Debaixo do tópico “Um livro para ser entendido”, depois de considerar a antiguidade do livro e mais uma vez destacar que é a Bíblia é um livro fácil de entender e prático para o dia-dia, a revista acrescenta:

“Você já se perguntou: ‘Por que estamos aqui?’ Essa pergunta tem intrigado a humanidade há milhares de anos. Mas a resposta pode ser encontrada nos dois primeiros capítulos de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia” (página 4).

O Corpo Governante trás essa questão para uma simplicidade espantosa, como se a Bíblia, um livro de milhares de anos, estivesse até agora nos porões de sua sede, inacessível a toda a humanidade.

Pergunta-se: se essa resposta está na Bíblia há milhares de anos, por que será que milhões ou bilhões de pessoas do mundo ocidental ainda procuram a resposta? Não será talvez porque a resposta da Bíblia não é convincente? Mas o Corpo Governante faz uma aposta: os orientais não têm tanto discernimento assim, eles não pensam rápido.

O parágrafo continua, cheio de sutilezas:

“Ali, o relato bíblico volta ao “princípio” — bilhões de anos atrás —, quando o Universo, incluindo as galáxias, as estrelas e a Terra, veio a existir. (Gênesis 1:1) Depois, ele descreve em varias etapas como a Terra se tornou habitável, como várias formas de vida vieram a existir e como os humanos surgiram no cenário — bem como o propósito de tudo isso” (página 4). 

Um oriental que ler isso sobre a Bíblia, logo tem sua curiosidade despertada. Um livro tão antigo que fala do surgimento do Universo, sobre como veio a existir a diversidade de vida na Terra – esse livro deve ser muito importante! O Corpo Governante, porém, apesar de citar o primeiro versículo da Bíblia, estrategicamente omite as palavras “criação” e “criador”, coisa que logo criaria um bloqueio numa mente oriental. É como dizem: ele não dá ponto sem nó.

O próximo tópico, “Escrita para ser entendida”, mais uma vez salienta que a Bíblia contém uma linguagem simples, fala das coisas do dia-dia, e que “não é um livro de mitologia nem de fábulas.” A Bíblia pode não ser exatamente um livro de mitologia ou de fábulas, mas essa religião americana tem gasto dezenas, talvez centenas de páginas, e muitas décadas para derrubar esse conceito da mente do povo ocidental, sendo que muitos dos que adotaram esse conceito são religiosos intelectuais, os quais o fizeram depois de muito estudo desse livro considerado sagrado. Ademais, um oriental ficará mais que surpreso, que um livro ausente de fábulas, contenha relatos onde uma cobra fala, fogo cai do céu, um mar se parte ao meio, dragões saem do mar e uma cidade desce do céu.

No tópico “Disponível para todos”, apesar de negar o crédito por isso à Igreja Católica e muitas igrejas protestantes, o Corpo Governante chama a atenção para o fato de que a Bíblia foi amplamente traduzida e amplamente distribuída, estando, portanto, à disposição de cerca de 90% da população mundial.

Depois de ler o artigo da revista até aqui, depois de saber que a Bíblia é um livro que usa uma linguagem do dia-dia, que não é um livro de fábulas ou mitologias, é surpreendente o que se ler no parágrafo citado a seguir.

Nenhum outro texto religioso se compara a Bíblia nesses aspectos. Assim, fica claro que a Bíblia foi escrita para ser entendida. No entanto, pode ser desafiador entendê-la. Mas há ajuda disponível. Onde você pode encontrá-la? Quais serão os benefícios? Veja o próximo artigo. (página 5). 

O quê?! Depois de apresentar enes razões de que a Bíblia é um livro fácil de entender, como é possível que a revista agora diga algo exatamente ao contrário, que entendê-la pode ser um desafio? Mas é preciso que se diga isso, pois o Corpo Governante não deseja que você corra à livraria mais próxima, compre seu exemplar da Bíblia e ponha-se a lê-la sozinho. Ele precisa dizer que é desafiador entendê-la para logo em seguida colocar-se à disposição para explicá-la para você. Afinal de contas, apesar de ‘a Bíblia ser um livro fácil de entender’, você é incapaz de entendê-la sozinho. Acha isso humilhante? Mas é exatamente esse o conceito da autoridade religiosa.

Isso ficou bem documentado em 1954, quando um caso envolvendo interesses da religião foi levado a um tribunal escocês. Nessa ocasião, o então vice-presidente do movimento, Frederich W. Franz, foi submetido a um interrogatório, onde a questão quanto a quem pode entender a Bíblia deixou mais que evidente qual é o verdadeiro conceito da entidade religiosa. A seguir atente para um trecho do interrogatório. “P” significa pergunta e “R” significa resposta.

P. Uma Testemunha não tem alternativa senão aceitar como compulsórias e obedecer às instruções publicadas em ''A Sentinela'' ou no ''Informante'' ou na ''Despertai'', não é?
 R. Ele tem de aceitá-las. P. Há alguma esperança de salvação para o homem que depende apenas de sua Bíblia, quando em sua situação no mundo não é possível obter os tratados e publicações da Sociedade [editora de propriedade do Corpo Governante]?
 R. Ele estará dependente da Bíblia. P. Será ele capaz de interpretá-la corretamente? R. Não.
 P. Não pretendo ficar trocando textos bíblicos com o senhor, mas não disse Jesus, ''Aquele que crê em mim, viverá, e aquele que crê em mim jamais morrerá''? R. Sim.
(Em Busca da Liberdade Cristã, de Raymond Franzpágina 25).

Quatorze anos depois, a revista A Sentinela posicionou-se de modo nada incerto sobre o assunto. 

À medida que o cânon dos livros da Palavra de Deus e as Escrituras Gregas Cristãs foram adicionadas para terminar a Bíblia, cada livro foi escrito à congregação cristã, ou a certo membro da congregação cristã, em benefício desta. Assim, a Bíblia é um livro de organização e pertence à congregação cristã como organização, não a indivíduos, não importam quão sinceramente creiam poder interpretar a Bíblia. Por esta razão, a Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização visível de Jeová Deus. (1 Pedro 4:17) (A Sentinela de 1º de junho de 1968, páginas 227,230, conforme citada no livro Em Busca da Liberdade Cristã, páginas 120, 121).

Onze anos depois, em um discurso para funcionários da sede americana, F. W. Franz continuava dogmático sobre essa questão:

Alguns estão agora falando em ler a Bíblia, que nós devemos ler “só a Bíblia” Ora, é isso o que as igrejas da cristandade vêm dizendo ao povo há séculos, e olhem a confusão que resultou.  (Em Busca da Liberdade Cristã, página 36).

E tão recente quanto em 1994, o Corpo Governante voltou a se posicionar que ninguém é capaz de entender a Bíblia sem ajuda, por simples e puramente dedicar-se à leitura dela. 

 É óbvio que precisaremos de ajuda para conseguir entender a Bíblia. O clérigo Hal Llewellyn, secretário de teologia, fé e ecumenismo da Igreja Unida, disse: “É muito importante esclarecer o que a Bíblia significa para nós, e como é lida e interpretada.” Mas mesmo que nem todos se dêem conta disso, o fato é que não podemos entender a Bíblia por conta própria. Precisamos de ajuda ( A Sentinela  de 1º de outubro de 1994, página 6)
Toda Testemunha de Jeová sabe que esse ainda é o posicionamento da organização religiosa, ninguém pode entender a Bíblia, senão com a ajuda delas, isto é, com a ajuda da literatura bíblica elaborada nos Estados Unidos, na sede internacional do movimento religioso. Se esse é um fato incontestável, pergunta-se por que o Corpo Governante  não é absolutamente franco sobre isso? Por que não diz abertamente que ninguém é capaz de entender a Bíblia sem a ajuda dele? Eu compreenderia muito bem se essa estratégia de se posicionar com meias verdades, omitindo informações desagradáveis e ressaltando pontos atrativos, viesse da boca de um vendedor inescrupuloso, que desejasse empurrar seus produtos a clientes incautos. Mas saber que tudo se origina de uma entidade religiosa que se declara escolhida por Deus para representá-Lo da Terra, então não posso deixar de sentir nada mais que asco, uma espécie de revolta, e todo tipo de sentimento negativo, algo tipo como deparar-se com genuínos “vendedores ambulantes da palavra de Deus” (2 Coríntios 2:17). 

Este artigo está sendo discutido no fórum Extestemunhasdejeova.net


17 comentários:

  1. Respostas
    1. Fui TJ por 20 anos, até ser excomungado há cerca de quatro anos.

      Excluir
  2. Bom dia, Lourisvaldo!

    Agradeço sua visita e armabilíssimo comentário em meu blog, k, provavelmente encontrou no do António Lídio Gomes, mas, de qualquer jeito, qualquer pessoa é sempre BEM VINDA ao meu espaço.

    LI sua longa postagem, embora se torne um pouquinho fastidioso e contra produtivo ler tanta informação de uma vez só, porque fica uma ideia muito geral e pouco conhecimento nos traz (do verbo trazer). Estou sendo o mais sincera possível com você.

    Você foi testemunha de Jeová durante 20 anos, e agora é Evangélico, segundo presumo. Antes, falava só ou quase de Deus (Antigo Testamento). Agora, fala só ou quase de e em Jesus (Novo Testamento). Eu sei k houve alterações, mas um, o Novo, não eliminou o outro, o Velho.

    Na minha opinião de CRISTÃ CATÓLICA, acho que Pai e Filho são importantes, mas em contextos e "hierarquias" diferentes, e como você sabe, e mto melhor que eu O FIM DO MUNDO, O FIM DESSE SISTEMA só mesmo Deus sabe dia e hora. Seu filho, Jesus, desconhece tal facto, já pra não falar de Maria. Então, Pai é Pai.

    Qto a quem tem formação para ensinar a interpretar a Bíblia, evidente k na Igreja católica temos os Padres, na k você (há mtas no Protestantismo) agora professa, existem os Pastores e nas outras existem homens que têm formação, ou a adquirem por possuírem poder de palavra, à-vontade e serem apelativos.

    Tenho formação superior em Língua Portuguesa e interpretar, nem sempre é muito fácil e aquilo k para mim é assim, para outra pessoa, com a mesma formação, pode ser o contrário.

    Qto às Testemunhas de Jeová, acho k elas já evoluíram, pelo menos, aqui, em Portugal, e já medem as palavras antes de as dizerem, pke mtas chegaram a dizer k o final do mundo seria no ano "X", aliás, o mundo já teria terminado há uns bons anos. Ora, puro desconhecimento, mas creio eu k elas acreditavam, PIAMENTE, no k estavam falando.

    Dias de luz e paz.

    Abraço, com amizade.

    NEM TUDO NA BÍBLIA ESTÁ AO ALCANCE DA INTELIGÊNCIA DO SER HUMANO, MAS ESSA FOI A VONTADE DE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CÉU, grato por sua visita e muito obrigado por sua sinceridade; são pessoas como você que nos ajudam a fazer melhor o que quer que seja.
      Sobre qual fé professo atualmente, na verdade nenhuma; apenas continuo acreditando em Deus e me seu filho Jesus Cristo. Creio que pelos dois milênios que se seguiram à morte de Cristo, sempre houve pessoas consideradas fiéis a Deus, mas em diferentes religiões cristãs; não acho que seja diferente agora. Por isso,por enquanto, decidi ser assim, viver assim, procurando ser cristão conforme entendo ser a vontade de Cristo.

      Abraços!

      Excluir
  3. Caro Irmão, vim agradecer as palavras carinhosas em minha casinha, não sou evangélica, sou CRISTÃ, para mim e meu irmão que partiu, o importante era o amor ao próximo, apenas isto, entendemos que este foi o Maior ensinamento deixado por Jesus, a doutrina religiosa não importa, sei que você sabia disto quando deixou lá seu apoio a minha dor, e por isto percebi que antes de tudo você ama o seu próximo e isto faz um bem enorme a minha alma, obrigada de coração Luconi

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Lourisvaldo, não entendo muito de religiões, não sou religiosa, mas já li a Bíblia inteirinha em um dos livros, pois quem lê um lê todos, são Evangelhos Segundo...Assim por diante, pulei as listas enormes de nomes e deixei e deixo a mensagem entrar e eu aproveitar o que ela quer me mostrar.
    A Vida sabe nos conduzir, só precisamos saber ouvir.
    Gostei de ler aqui, mas como a Céu. também acho que tens de postar pequenos textos para que possas ser entendido, é bom expressar a nossa forma de pensar, gostei muito e concordo contigo, a Bíblia é um livro que pode ser entendido por todos que estejam dispostos a lê-la!
    Agradeço o seu comentário e sua visita lá no meu espaço!
    Abraços e tenhas uma linda semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lourisvaldo,

    Em primeiro lugar, obrigada por sua visita e comentário.

    Deus é um só para todas as religiões e considero todas elas importantes para a evolução do ser humano.

    No meu entender, a Bíblia não é de fácil entendimento e a palavra de Deus costuma passar por interpretações diferentes. É sempre bom quando encontramos uma religião ou doutrina que nos ajuda a interpretar o sentido das parábolas Divinas. O importante, a final, é que a nossa fé seja raciocinada.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Caro Lourisvaldo
    Quanto mais escrevermos, lermos e refletirmos sobre a Bíblia, melhor.
    Ela nos traz testemunhos de fé, testemunhos que contam a interação do povo com o seu Deus, de Deus com o seu povo. São testemunhos fantásticos. Vidas maravilhosas e, também, lamentáveis, nos são apresentadas. Importante é tirar delas a sabedoria para a vida.
    Lamentável é quando a Bíblia é usada, manipulada, distorcida, sempre de acordo com os interesses.
    Obrigada por levantar este tema.
    E obrigada pela tua visitinha ao meu cantinho de poesia.
    abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá boa tarde,
    Quero agradecer seus simpáticos comentários no meu Blogue.
    Sou cristã católica e sempre que sou abordada por TJ presto-lhes atenção, mas verifico que muita informação é deturpada e aqui onde resido verifico que não têm muita preparação para responder às questões que lhe coloco.
    Ao longo dos anos têm mudado muito sobre a interpretação da Bíblia, talvez houvesse um pouco de progresso, mas prendem-se ainda com muitos detalhes de somenos importância como por exemplo que o nome e Deus é Jeová e coisas do género.
    É pena que não haja uma maior união entre os diversos credos cristãos.
    Abraço.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lourisvaldo!

    Como vai? Aqui, tudo satisfatório.

    Agradeço sua resposta ao meu comentário, e acho mto bem sua postura religiosa. Procuramos sempre o melhor, ou o k, em consciência, julgamos o melhor. Deus tudo determina.
    Gostei de ler as opiniões, aqui expressas. Só precisamos mesmo é de entendimento e aproximação, a nível mundial.

    Tenho novo post lá no blog. Terei mto gosto na sua visita. Obrigada!

    Semana de paz e luz.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lourisvaldo,

    Obrigada por sua amável visita.
    Desde já, deixo-lhe meus votos para um excelente final de semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Caro Lourisval, ja fazem 18anos q sou TJ, mas confesso q dei um passo em falso qd me batizei. Estpu perdida no meio de tantas mentiras, falsidades dentro da Organização, mas não encontro forças para abandoná-la, pois minha família quase q inteira é tj e pra elas seria o fim do mundo se eu a abandonasse.

    ResponderExcluir
  11. Lourisval, não foi ninguem que me influenciou a perceber os erros q existem nessa religião TJ, mas sim os fatos; a falta de amor fraternal, tudo o q pensei existir era só fictício...não tem pureza entre os casais de namorados, não tem compaixão pelos mais necessitados,, enfim; me DECEPCIONEI!

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo, na verdade quero fazer um desabafo e ao mesmo tempo um ALERTA para quem hoje pensa em batizar-se; CUIDADO! pense, estude, conviva! não se batize porq se vc se arrepender e quizer deixar a Organização saiba que vai perder todos os"amigos" q vc pensa q conquistou durante o tempo em q pertencia à religião Test. de Jeová!

    ResponderExcluir
  13. muito obrigada pela oportunidade. abraços! M. P TJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, "M.T"!
      É um prazer ter sua participação por aqui. Eu sei o que você está sofrendo; como talvez tenha lido por aqui, eu sou um desassociado e perdi todos os meus "amigos" TJs. Minha sorte é que nenhum parente meu é TJ, de modo que nesse respeito você com certeza está sofrendo muito mais. Mas não deixe de pesquisar sobre a religião, leia tudo o que você, puder, fique à vontade para desabafar por aqui sempre que desejar. Eu estou por aqui sempre à sua disposição.

      Grande abraço!

      Excluir