domingo, 3 de abril de 2016

Técnicas de lavagem cerebral - você está imune a elas?


A Sentinela de 1 de janeiro de 2013. 
Talvez o leitor conheça o caso do líder religioso Jim Jones. Natural do estado de Indiana, Estados Unidos, ele, por grande parte das suas últimas três décadas de vida, desde os anos 50 até os anos 70, dedicou-se a liderar um grupo de seguidores que era a sua igreja. Tendo pregado lealdade a si por muitos anos, quando passou a enfrentar acusações diversas por parte da justiça americana, seus seguidores uniram-se em torno dele e todo o grupo buscou refúgio em um pedaço de floresta da Guiana. Mas mesmo na Guiana, Jim Jones não ficou livre do governo americano, que lhe surpreendeu mediante a visita de um congressista, que queria investigar acusações de que seus seguidores sofriam abusos por parte dele. O que aconteceu no final desse dia foi de uma barbárie indescritível: mais de 900 pessoas foram encontradas mortas, a maioria delas por suicídio “voluntário”.


Seja lá o que tenha levado aquelas pessoas a cometerem suicídios em demonstração de lealdade a um líder, a pergunta que fica é: estou eu sujeito a ser influenciado assim como aquelas o foram?

Naturalmente, não é fácil perceber que esse ou aquele líder está usando técnicas de lavagem cerebral. Também é verdade que são raros os casos em que pessoas cometem suicídio em razão de sujeição cega a um líder. Mas há sim efeitos igualmente prejudiciais, embora não tão notáveis à primeira vista. Pelo que tenho pesquisado ultimamente, grande parte das igrejas evangélicas usam muito dessas táticas, embora, em muitos casos, os seus próprios líderes as usem de forma inconsciente, apenas porque aprenderam que é um jeito fácil de convencer a seus seguidores de que Cristo os apoia – seja lá qual for a doutrina ou conceito defendido.

O vídeo a seguir apresenta diversas técnicas de como se tonar um bem sucedido líder de culto.  O objetivo de mostrá-lo aqui é dar ao leitor uma ideia do que significa ser Testemunha de Jeová, pois como conheço bem a religião, posso afirmar que quase a totalidade dessas técnicas é usada por esse grupo. Mas peço ao leitor que, ao assistir ao vídeo, analise seriamente sobre até que ponto você mesmo não pode estar sendo sugestionado por uma ou algumas dessas técnicas.  Em todo o caso, tenho certeza de que depois disso estará bem mais preparado para reconhecer o seu uso por outros – ainda que de forma bem mais floreada, perfumada, embelezada.


No que se refere às Testemunhas de Jeová, a tática do medo, a meu ver, é a que mais funciona para manter cativos os seguidores.

A liderança gosta de se enaltecer perante as demais religiões cristãs no diz respeito ao inferno. Ao passo que muitas religiões cristãs têm o inferno como punição eterna para os infiéis, a liderança das Testemunhas ensina aos seguidores que a morte é o fim de tudo, que não existe alma, e que qualquer esperança de vida futura está a depender unicamente de uma ressurreição, a respeito da qual caberá unicamente a Deus decidir a quem ressuscitará.

Em contrapartida, a todos aqueles que se recusarem a se tornar Testemunhas de Jeová, ou a toda Testemunha de Jeová que se revelar infiel, seja por qual razão, está reservada a morte violenta e cruel às mãos de Cristo, no que elas chamam de Armagedom.  Como toda Testemunha de Jeová pode confirmar, imagens como as mostradas abaixo aparecem com frequência na literatura da religião. Esta é uma demonstração hipotética de como seria o Armagedom às mãos de Cristo. 

Brochura Viva Para Sempre no Paraíso na Terra, de 1988.

Aprenda do Grande Instrutor, de 2003, página 243.
Um livro voltado para o público infantil.

Outra forma de a liderança das Testemunhas segurar os seguidores é a ameaça de segregação social a que são submetidos os ex-integrantes da religião. Como já escrevi por aqui outras vezes, Testemunhas de Jeová são proibidas de conversar com ex-integrantes da religião; nem mesmos familiares podem se comunicar, a menos que more na mesma casa. Em razão disso, para não perder a comunicação com familiares, muitas Testemunhas mantêm-se na religião apenas de fachada, fingindo que está tudo bem, pois, se disserem que não concordam mais com alguns ensinos, correm sério risco de serem expulsas, o que pode fazer que sofram talvez para sempre a segregação social imposta pela liderança.

Em confirmação disso, deixo a seguir um vídeo de uma ex-Testemunha que lamenta o massacre emocional que é a segregação social que sofrem as ex-Testemunhas de Jeová.  



Considerando isso, vale lembrar qual foi uma das táticas de lavagem cerebral citada pelo primeiro vídeo: o controle e sonegação de informações. Agora, caro leitor, busque na memória todas as vezes que as Testemunhas de Jeová te contataram, seja na rua ou em sua casa: quantas vezes elas te falaram sobre o tratamento que dispensam aos ex-integrantes da religião? Por que será que elas, pelo que sei, nunca falam sobre esse assunto em suas primeiras palestras junto ao portão? 


Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová – o que elas não lhe contam?

Opções de download aqui



19 comentários:

  1. Boa noite Lourisvaldo.
    Eu estou chocada. Com certeza muitas religião são um praga na vida de muita gente, uma verdadeira lavagem cerebral. Mas pensava que era só as quais queria que as pessoas dessem dinheiro para eles, mas depois que assistir ambos videos, conseguir perceber a gravidade da situaçao. Antes de lhe conhecer ainda por educação recebia testemunha de de Jeová, no meu lar, mas depois que percebi que eles julgar, condenam e querem ser Deus, confesso que não recebi mais, que Deus me perdoe, mas fiquei ate com uma certa aversão. Imagino a dor de quem se afasta dessa praga. Deus é amor, deixou o livro arbítrio, fora que Jesus veio nós ensinar o que era o amor, gosto muito dessa frase - Quem diz que me ama e não ama, aos seus irmãos, verdadeiramente não me conhece. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como te mesmo. Como é que a pessoa pode amar a Deus e discriminar os seus irmãos. Mas enfim eu também não tenho direito de julgar ninguém. Que bom meu amigo que conseguir quebrar as corrente e hoje é um homem livre, e pelo pouco que lhe conheço, já deu para perceber que é um homem integro e com um enorme coraçao, aproveite a sua vida e seja muito feliz. Como bem merece. Um feliz més de abril. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Mirtes! As seitas destroem muitas vidas e de muitas formas, não apenas literalmente. No caso das Testemunhas de Jeová, cada uma delas é uma vitima também, porque está ali enganada, pensando que está fazendo a vontade de Deus. Todas elas já passaram pelo processo de lavagem cerebral e agora estão todas bem vulneráveis aos comandos da liderança. No seu caso, se for possível, não deixe de receber as Testemunhas de Jeová em sua casa, mas compreenda a situação delas, olhe-as como vítimas, não como alguém que deseja te fazer mal propriamente, pois não é o caso delas. De fato, pode até ser que algumas delas que te visitam até já tomaram conhecimento do engano, mas estão sem forças para sair por causa que se saírem vão perder toda a família.

      É isso, moça! Muito obrigado por suas palavras tão gentis.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Bom dia Lourisvaldo.
    Desculpa-me a forma que me expressei, mas eu tenho uma cachorrinha que estranha, não sei nem como eles estão conseguindo entrar no condomínio, mas acordar todos os domingo oito horas da manhã, ainda com Lila latindo horrores, a minha filha chateada com a situaçao, foi me estressando, tenho certeza que eles observo a minha dificuldade de conter a minha cachorrinha, e não estão nem ai, todos os domingos a mesma coisa, a minha filha diz que já é perseguição rsrs. Não posso negar que antes de saber como eles agem tinha mais tolerância, agora menos, mas com certeza eles estão levando a palavra de Deus e tem que ser bem recebidos. Nunca destratei ninguém, apenas não atendi mais, mas com certeza você está certo, imagino a situaçao que eles enfrentam, tem que ter muita coragem para romper o laço com essa religião. Uma feliz semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso, eu confesso que atualmente não tenho muito medo de fim do mundo, destruição, etc.
    Depois que meu pai faleceu, todos esses medos que eu tinha sumiram, e olha que eu era alienada desde pequena. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  4. Lourisvaldo nos dias de hoje acontece muitas coisas, que a gente até perde o medo de algumas coisas, entre elas a lavagem cerebral,o mundo anda cada vez mais pior, amigo abraços.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, estou estarrecido com tudo que vi e ouvi aqui. Com toda minha experiencia de vida, não imaginava que isso acontecia. Vivendo e aprendendo. Com referencia As Testemunhas de Jeová, ainda bem que minha esposa não entrou nessa, alertei-a antes que fosse tarde.

    Hoje nós servimos ao Senhor de acordo com os ensinamentos da Bíblia. A verdadeira igreja é aquela pensada e falada em Mateus 16:18. Aquela é a verdadeira igreja do Senhor. Graça a Deus servimos a esse Deus.

    Obrigado Lourisvaldo

    ResponderExcluir
  6. Não me surpreendem os resultados destas técnicas. Há uma grande convergência e similitude com as que são praticadas pelos islamitas radicais, dos que recentemente se fizeram suicidas assassinos em atentados conhecidos do Mundo.
    É chocante!.


    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
  7. Olá Lourisvaldo, boa tarde!
    Infelizmente tem muita gente de cabeça fraca e seguem certas seitas. Mentes fracas e criações erradas na ignorância.
    Eu e a minha família só servimos a Deus, só Ele reina em minha casa e na nossas vidas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Lourisvaldo
    Eu vivi, um pouco em uma igreja evangelica que me converti, só que eu me converti de fato, e o Espírito Santo me abriu os olhos, e saímos. Deus nos nos deixará ser manipulados por lobos devoradores.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Lourisvaldo.
    Passando para lhe agradecer pelo carinho e desejar um maravilhoso final de semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu acredito que existe sim muita lavagem cerebral mas não só nas religiões, vemos isso diariamente nas televisões com seus comerciais insistentemente tentando fazer você crer que algo é bom e maravilhoso e para isso usam sempre pessoas "perfeitas" como modelos. Nas religiões usam muito o medo, a esperança entre outros para alcançarem seus objetivos.

    Mas temos de concordar que só vai atingir a pessoa que está predisposta a isso, existem as carentes de atenção, as que buscam esperança a qualquer preço, e as oportunistas que veem nisso uma forma de alcançar mais rápido o que almejam, ou seja depende muito da consciência de quem está ali e do que ela procura ... Da mesma forma que existem pessoas manipuladoras existem os que se deixam manipular.

    Muito bom teu post, serve como um alerta para que as pessoas comecem a pensar por si mesma.

    Abraços!
    Minda ❤ =D

    ResponderExcluir
  11. Olá Lourisvaldo,

    Li sobre o caso Jim Jones e sobre alguns outros casos similares.
    Aterrador e desconsertante.
    Penso que é mais fácil promover lavagem cerebral em pessoas desinformadas, com pouco conhecimento ou que se encontrem num momento de fragilidade, solidão, depressão ou infeliz, além de outros. Também àqueles que já nascem no berço dos seguidores de dita religião.
    O desabafo da testemunha, cujo depoimento está no vídeo, é muito esclarecedor. Lamentável que uma pessoa fique acorrentada à sua religião para não sofrer dissabores da espécie. Temos liberdade legal para escolhermos a religião ou doutrina que nos conquista e convence pelos seus bons ensinamentos e exemplos. Ninguém merece ser desprezado, inclusive pela própria família, por não pactuar com os princípios de sua religião. Isto é falta de caridade e fere os princípios cristãos pregados por Cristo, que são fundamentalmente a prática do amor e da caridade. Sob a minha ótica, para as Testemunhas de Jeová a religião parece ser mais um fardo do que uma escolha feliz, mas o que importa é a representatividade que esta religião tem para eles. Só me resta torcer para que elas sejam iluminadas e que atinjam um grau de discernimento que as conduzam a uma opção religiosa mais gratificante e reconfortante.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. E ainda há quem acredite que não existam pessoas tão influenciáveis. Esses vídeos, assim como as pregações de alguns, falsamente fundadas em princípios religiosos, mostram o que podem fazer com a mente de incautos. Em momentos de carência e fragilidade, muitos se agarram a ilusórias tábuas de salvação e jogam fora suas vidas. Muito triste!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Lourisvado!
    É necessário discernimento frente a qualquer situação, seja ela religiosa ou não. Cabe a si próprio decidir o seu caminho, faz parte do nosso livre arbítrio. Triste depoimento.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  14. Bom dia meu amigo Lourisvaldo.
    Deixei o premio Dardos para você, e para esse lindo espaço. Um lindo domingo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirtes! Muito obrigado pelo presente! Depois vou arranjar um local especial para exibi-lo. Grande abraço, moça do meu coração!

      Excluir
  15. É triste verificar que as fraquezas e fragilidades das pessoas, podem ser utilizadas para os fins mais doentios!...
    Não sei por que se aterrorizam as pessoas com o fim do mundo... afinal se o mundo acaba tal como o conhecemos... apenas significaria que as pessoas iriam passar do mundo físico, para o mundo espiritual... e finalmente estar mais próximas do seu Deus... isso é de recear?... Justifica-se aterrorizar as pessoas com isso... nascer e morrer... é o que todos temos de mais certo nesta vida... vamos recear o quê?...
    Quantos fins do mundo já foram, anunciados, marcados, e desmarcados pelas Testemunhas?... É que nunca mais acertam no calendário... Só por curiosidade... quando é que estará marcado o próximo?... É só para não o assinalar na minha agenda... :-D
    Mais um excelente post, por aqui, para desmistificar o lado negro, de todas estas manipulações colectivas...
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Olha, não sei até que ponto você está familiarizada com as doutrinas das Testemunhas de Jeová, mas vou te passar alguns detalhes. Talvez te pareçam meio confuso, mas já servirá de ponto de partida para perguntas adicionais.

      A liderança da religião determinou que o fim do mundo virá antes que morram os últimos de uma geração de Testemunhas que tenham sido contemporâneas por pelo menos alguns anos com Testemunhas batizadas em 1914. Considerando uma expectativa de vida de 75 anos para ambas as gerações, podemos avançar até 2064. Mas levando em conta que Testemunhas de Jeová não se batizam na condição de criança, bem como também os anos de contemporaneidade entre as gerações, podemos então reduzir uns 40 anos e datar o fim do mundo para 2024 (lembre-se: essa dedução é minha e baseada nas informações fornecidas pela liderança da religião). Poderá checar isso na revista A Sentinela de 15 de abril de 2010, páginas 10 e 11.

      É isso, Ana! Espero ter sido razoavelmente claro.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. É que se não estou em erro, já tinham previsto o final dos tempos em 1914... 1925... e depois em 1975...
      Bem... se O Donald, lá nos Estates for eleito... cá para mim... o fim do mundo, até virá bem antes dessa data... :-D
      É que nem Deus nos vale, se tal acontecer... :-))
      Abraço! Óptimo final de semana!
      E grata pela informação, pois realmente, não estou tão inteirada quanto isso...
      Tudo de bom!
      Ana

      Excluir