Quem procura se familiarizar
com o livro chamado Bíblia, logo faz uma constatação: que não são só uma, mas
duas Bíblias, a do católico e a do crente. Depois descobre que a diferença em verdade é
que a Bíblia do crente tem sete livros a menos, os quais são chamados de
apócrifos por estes, e pelos católicos, de deuterocanônicos.
Nos muitos anos em que fui Testemunha de Jeová, no serviço de visita aos lares, confrontei-me com muitos
católicos sinceros, os quais, em nossas palestras, faziam questão de pegar a
sua Bíblia na estante e logo diziam gostar mais dessa (da dele) por ser a
Bíblia completa.
Em minha defesa, em defesa
da Bíblia evangélica, algumas vezes expus alguns contra-argumentos, outras
vezes não disse nada.
Mas nos dias de hoje, refletindo
um pouco na questão, vejo quanta futilidade há nesses debates.
Que Deus existe, não tenho
dúvidas; que ele orientou a escrita de livros, também não duvido; que há livros
“estranhos” requerendo o status de sagrado está mais que provado (há mais de
100 livros supostamente escritos pelos primitivos cristãos, mas ainda não
aceitos como canônicos). Agora que Deus parece ter deixado a critério dos homens
decidirem que livros lhes são úteis, isso me parece evidente.
Parece-lhe ridículo esse raciocínio?
Eu acho.
Mas igualmente
ridículo é esperar que o João do Campo, que nada entende de canonicidade, seja
julgado para a vida ou para a morte, apenas porque escolheu a “Bíblia” errada.
Vamos inicialmente questionar o título. O que é pontos de fé?Uma crença cega ou algo plausível de ser contestado pela lógica, ou confirmado por ela? Segundo você faz um comparativo de duas Biblias, onde falta em uma o que tem em outra. Bom uma vez um Sr. Judeu me questionou por que um determinado livro Judeu não era encontrado na nossa bíblia.Creio que ele supos que eu fosse católico, já que eram anos 70. Mas há outros que estão fora. Se pegarmos o Torah, teremos uma releitura dele no Corão e podemos dizer sem ressalvas que se trata da mesma religião. A religião Hindu foi criada a partir da religião primitiva que existia mais ou manos na época de Moisés com a seleção das crenças e a formação do livro dos Vedas. Veja que ai também muita coisa ficou fora ou que algo ainda é muito mal interpretado como a questões de Castas onde que a religião Budista que deriva do Hinduismo, não menciona. Poderia falar de outras, mas creio que já pude ressaltar o meu ponto. Como você é ou foi testemunha de Jeová, acredita que a grande arma que possui para evitar seus possíveis erros e se tornar alguém melhor é a Bíblia. Bom mas quem GARANTE que a Bíblia qualquer uma é correta? Veja você diz que Deu, o ser supremo do universo, veja o ser supremo do universo, parou toda a sua atividade para ditar à Moisés os Dez Mandamentos. Quer dizer, como será que a via Lactea não desandou e colidiu com outra Galaxia qualquer? Ou será que outra galaxia nesse momento não colidiu com outra galáxia ou foi engolida por um buraco negro e extinguiu vários planetas habitados. Um Deus irresponsável esse, você não acha? E por favor não invente desculpas para Ele. Afinal o Universo é obrigação de Deus sustentar, assim Ele como pessoa ou um Deus excecivamente inteligente, maandaria um subalterno fazer as vezes por ele, Na verdade foi Jesus que mandou um subalterno fazer as vezes dele. Como posso saber que Deus existe? Simples por que se com toda a divercidade que temos em nosso planeta todo processo inteligente e lógico que a vida funciona, só um ser extremamente inteligente poderia montar um sistema tão perfeito e com infinitas possibilidades como este. Assim o Big Banga ou o Caos ou o Acaso, não seria capazes de tal estruturação e obviamente viveriamos mais como alquimistas e suas ilusões do que a lógica racional que a vida tem. Assim só Deus poderia criar o Universo e não um mero acaso, pois tudo leva a um motivo. Isso se chama Fé raciocinada, onde ela tem solidez em suas premissas e não ilusões imaginativas para se desenvolver na mente de qualquer interessado em ENRICAR. Assim meu caro a ciência e a religião devem andar de mãos dadas e não lutando uma contra a outra. Os livos que citou são livros que não afirmam nada, mas falam da estrutura possível de uma evolução e interpretação possível pela nossa cultura, experiência sentimental e o fato em si que está sendo analisado.
ResponderExcluirBolinha França, muito obrigado por suas considerações.
ExcluirNão sei fez um questionamento sobre o título ou apenas uma consideração sobre ele, mas vamos lá: o título "Pontos de fé" é genérico de propósito, pois este espaço foi concebido para abordar assuntos religiosos de modo geral, sem promover essa ou aquela religião. É lógico, como sou cristão, e moro em um país cristão, os assuntos são geralmente voltados para o cristianismo. A respeito de suas outras considerações, eu tenho o maior respeito; como cristão, penso um pouco diferente, mas devo lhe dizer que esse espaço está à sua disposição para fazer as considerações que achar apropriado. Isso será muito apreciado e contribuirá para uma maior compreensão sobre o campo da fé.
Abraços!
eu tambem fui tastemunha de jeo.va, e muitas resposta de duvidas ,que simplesmente que era mistério de Deus .. a qual não concordava,.
ResponderExcluirhttp://kakasinho-sonhosreais.blogspot.com.br/2015/09/a-biblia-e-origem-do-evangelho-segundo.html
Agradecendo a visita lá no Varal e acompanhando Pontos de Fé
ResponderExcluirabraçogrande
Olá, Lourisvaldo!
ResponderExcluirComo vai? Aqui, tudo satisfatório.
Agradeço sua visita e gentil comentário.
Li seu texto, e desconhecia essa situação, mas lhe digo que como só DEUS conhece os corações, portanto, aceitar, usar, ler, mais ou menos livros ligados à Bíblia, ou da Bíblia, será irrelevante para Deus, aquando do final dos tempos.
Creio mesmo k Deus já sabe quem habitará essa nova terra.
Deixei um comentário na postagem anterior a essa, mas não o encontrei. Será k não "entrou"? Falava eu de réu e culpado, a propósito de casos de amor.
Abraços.
Oi, menina!
Excluirrsrs. Sabe, sobre seu comentário, fui responder em se blog, mas já constava algo como "comentários encerrados". Mas lembro bem do seu comentário a respeito de réu e culpado. O culpado sou eu, garota; sou eu que estou sempre errado. Fazer o quê...
Olá, "minino" Lourisvaldo!
ExcluirTudo bem? Aqui, também!
Sim, é isso mesmo. Costumo fechar os comentários no poema anterior, porque, e sem eu dar por isso, apareciam por lá, passados uns dias, alguns de lhe tirarmos o "chapéu", ou de lhe dar uma boa chapelada na cabeça, sim, pke cérebro já era. Assim, foi remédio santo.
Então, por onde anda seu "juízo"? Eu sei, ou melhor, dizem as estatísticas k há sete mulheres e meia pra cada homem, e aí, no Brasil, deve ser o dobro, pke a densidade populacional é elevada e a mulher brasileira tem suas próprias características. Vocês são todos, em geral, mto melosos e depois o clima ajuda à "FESTA". Até o "você" tem montes de graça e ternura, visto pelos olhos de um europeu. Nós tratamos por senhor, senhora, Dr. Dra., enfim conforme, o "posto" académico superior de cada pessoa, e por/de tu, as pessoas da família e com quem temos mais intimidade.
Fazer o quê? Amar, verdadeiramente, sem mentira, e desejar, apenas, uma mulher. Se fosse árabe e RICO, até poderia ter um harém, mas você não é. Eu sei k isso não é fácil para o homem, cujo cérebro só tem dois "compartimentos", o do "NADA", onde vocês englobam tudo, desde a família, emprego e futebol, e o do SEXO, que é maior e onde só veem, fazem e sonham com sexo. Isto foi dito por um psicólogo numa conferência, onde estive presente há pouco tempo.
Mas, me parece k você já tem mais k 20 anos de idade, portanto, as ilusões, aquelas bobagens de 1º, 2º , 3º, 4º, 5º amores já se foram.
Há que estabilizar esse "louco" e "desenfreado" coração e pôr o "cérebro" a funcionar. Valeu?
Um magnífico dia.
Abraço e pense bem, antes de agir, de passar à prática.
Olá, Lourisvaldo, caro vizinho. Agradeço a sua visita e venho retribuir. Pontos de Fé, é um "porto" apropriado para se discutir as questões religiosas, mas, no entanto sou de opinião de que um é livre para professar - ou não - o seu ato de fé: não discuto. Quanto à Bíblia, respeito, como respeito qualquer livro dito sagrado. Homens, os escreveram, para mim é a palavra do homem, não de um Deus, se é que ele existe, nas inúmeras formas e nomes descritos. Tive formação no catolicismo...e aí, me pergunto: e se eu tivesse nascido na Índia, no seio de uma família hinduísta?...quantos deuses, eu teria que reverenciar?...na Índia, muitos, nunca ouviram falar de Jesus Cristo...e aí, pra onde eu vou, quando morrer?...
ResponderExcluirÉ isso, meu vizinho nordestino, ninguém é culpado ou inocente: somos uma grande família...sigamos o BEM e a PAZ se instala! Meu abraço fraterno!
Oi, Lúcia! Muito grato pela vista.
ExcluirSobre seus questionamentos a respeito de se nascer em terras com diferentes religiões, há em meu blog um post em que considero exatamente isso.
O link é este (e foi meu primeiro post neste blog):
http://pontosdefe.blogspot.com.br/2015/05/qual-e-verdade-sobre-deus.html
Obrigado pela visita!
ResponderExcluirPontos de Fé...fico_me pela Fé!!!
Gosto de a sentir...de viver sentindo_a!
Tudo de bom!
Venho agradecer sua visita ao meu blog e conhecer seu espaço.
ResponderExcluirConfesso que não falo acerca de religião, fé, crença... nada relacionado com esses assuntos - o que não significa que seja agnóstico, nem que não goste de ler sobre os mesmos.
É assim: leio mas não comento. O "meu" Deus entende-me e falamos todos os dias. Ponto final.
Um abraço
MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA
A bíblia É UM LIVRO DE LAVRA HUMANA, SUJEITO A ERROS E DEFEITOS QUE SÃO INÚMEROS E USADA COMO ARRIETE CONTRA A MURALHA DA RAZÃO E MODIFICADA À REVELIA PELAS MÚLTIPLAS CORRENTES EVANGÉLICAS, CUJOS PASTORES DIGLADIAM-SE ENTRE SI PARA SATISFAZER SEUS INTERESSES DE DOMÍNIO DA MENTE DOS CRENTES, PRINCIPALMENTE VISANDO O GANHO FINANCEIRO.
ResponderExcluirÁ bíblia TOMADA COMO PALAVRA DE DEUS, VAI UMA DISTÂNCIA INFINITA, POIS BEM SABEMOS QUE DEUS, A FONTE ORIGINAL DA EXISTÊNCIA, INFINITO EM SABEDORIA, CONHECIMENTO E LUZ, NUNCA ERRA, NÃO CONVIVE COM O MAL, A MENTIRA E A INJUSTIÇA. POR TUDO ISSO NÃO PODEMOS ACEITAR A bíblia COMO SUA PALAVRA, OU MESMO COMO LIVRO DIVINO.
Muito obrigada pela visita!
ResponderExcluirNão quero entrar nesta discussão
sobre a Bíblia. Dela podemos tirar
maravilhas e também horrores.
Vai depender da nossa fé, ou da falta dela.
um grande abraço.
OI LOURISVALDO!
ResponderExcluirPARA MIM, A BÍBLIA É O LIVRO QUE TRÁS A PALAVRA DE DEUS, EMBORA SAIBA TER SIDO ESCRITA POR PESSOAS QUE NO AFÃ DE SE FAZEREM ENTENDER, USARAM TERMOS E FORMAS CONDIZENTES À ÉPOCA.
SENDO ASSIM, CABE A CADA UM E SE HOUVER FÉ, ACEITÁ-LA COMO TAL.
ESTOU TE SEGUINDO.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/
São opções. Importante é que impere o respeito!
ResponderExcluirAbraço
tambem penso assim
ResponderExcluirInteiramente de acordo com a sua conclusão.
ResponderExcluirNão é o tipo de Bíblia que leva o homem a Deus, mas a prática do amor e da caridade.
Abraço.
Olá, Lourisvaldo!
ResponderExcluirTudo bem com você? Aqui, tudo andando e rolando.
O amor para seu lado não está indo mto bem, ou seja, ameaça chover? Cuidado, "minino"! Eu até que posso "entender", entre aspas, pke aí é Primavera e vocês, todos, mais a vida, estão se abrindo em flor, cravo ou rosa. Vento não leva amor, bem pelo contrário, aproxima os seres amados, protegendo-se um ao outro, é que aquele danado, qdo sopra forte, mas mesmo forte, a união é a melhor solução.
Do amor, do inventado e hipotético amor de que falo em meu poema, ai, "pobrezinho", nem te conto! Ele já sabe como eu ajo, Fico "fera", mas depois me "amanso" ou me "amassam". Já sei, foi a música de Pablo Alboran que me tranquilizou. Gostou do vídeo?
Bom domingo e melhor semana.
Tudo de bom pra você e aquele abraço!